Roadshow 2003: SAP chega mais perto das PME nacionais

October 3, 2003 by SAP News 0

O fornecedor líder de soluções de software empresarial vai percorrer Portugal para apresentar às PME as suas mais recentes soluções, com o objectivo de as dotar de uma capacidade de resposta face à concorrência e às adversidades do mercado.

LisboaA SAP Portugal, fornecedor líder de soluções de software empresarial, inicia no próximo dia 7 de Outubro a sua digressão de norte a sul do país, onde dará a conhecer as suas mais recentes soluções destinadas às Pequenas e Médias Empresas (PME). Este mega-evento, denominado Roadshow SAP 2003 – Soluções para PME, percorrerá as principais cidades nacionais, incluindo uma passagem pelo Funchal, e tem como objectivo dar a conhecer as suas mais recentes soluções, que respondem às principais necessidades das PME: o SAP Business One e o mySAP All-in-One.

O Roadshow SAP trata-se de 12 eventos de meio-dia, organizados em outras tantas cidades portuguesas, incluindo a região autónoma da Madeira, e que conta com a estreita colaboração de diversas Associações Empresariais Nacionais e Regionais. Os vários parceiros da SAP, que colaboram e apoiam esta iniciativa, são a ACE Plus, gedas, Indra cpc, Insa, Iwaytrade, Procensus, Roff, Sinfic e Tracy IT. Como patrocinadores oficiais, conta com a Hewlett Packard e a IBM. Existirá ainda uma Área de Exposição, onde será possível conversar com os especialistas da SAP e conhecer melhor o seu universo. A participação nestes eventos será gratuita.

O mega-evento conta com a presença dos responsáveis Luís Urmal Carrasqueira, Director de Negócios das PME da SAP Portugal e de Vítor Bezelga, Gestor de Produto para as PME. Os assuntos chave a serem debatidos durante este evento centram-se essencialmente na Estratégia da SAP para o mercado das PME e na apresentação das já referidas soluções.

O Núcleo Empresarial da Região do Algarve, em Loulé, foi o local escolhido para no dia 7 de Outubro inaugurar o Roadshow. Posteriormente, a "caravana SAP" levará as suas soluções a Évora, Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Viseu, Coimbra, Santarém, Leiria e Setúbal e dará ainda um salto ao Funchal.

Atenta às necessidades e maiores dificuldades das PME portuguesas, a SAP procura através desta iniciativa dotar estas empresas com as melhores ferramentas tecnológicas, para que possam competir num mercado altamente competitivo, proactivamente, de forma rápida e flexível e, ao mesmo tempo, que atinjam o máximo de retorno, da forma mais rentável. Através do Roadshow, a SAP marca, assim, a sua presença no mercado das PME, para além do mercado das grandes contas, o qual já domina. A SAP tem, desta forma, a oportunidade de mostrar a qualidade das suas soluções e casos de sucesso com clientes, através de relações duradouras, baseadas na confiança.

Segundo Luís Urmal Carrasqueira, Director de Negócio da SAP Portugal, "a principal mensagem que pretendemos transmitir durante o Roadshow é que a nossa estratégia passa, essencialmente, por fornecer às PME soluções tecnológicas menos complexas, mais simples de implementar e com um menor custo de posse. O nosso objectivo é, também, oferecer ao mercado soluções que se adeqúem às necessidades reais do negócio de cada empresa e que as mesmas lhes permitam uma escalabilidade ilimitada no futuro".

Depois de ter conquistado o mercado das grandes empresas com as suas soluções de gestão, a multinacional foca agora a sua atenção nas necessidades das PME. Para a SAP, a solução para este segmento de mercado passa por fornecer pacotes de fácil implementação e que exijam poucos recursos por parte da equipa de TI das PME.

A SAP tem por base uma longa experiência, cerca de 59% dos seus clientes são PME e, mundialmente, a SAP tem mais de 400 parceiros que oferecem soluções para PME suportadas na plataforma mySAP Business Suite. Actualmente, a SAP Portugal conta com 9 parceiros para o canal mySAP All-in-One e está a construir, de raiz, um canal de distribuição para o SAP Business One.

De acordo com Luís Urmal Carrasqueira, Director de Negócio da SAP Portugal, "esta nossa iniciativa à escala nacional visa essencialmente promover o nosso trabalho no desenvolvimento de soluções para as PME. Pretendemos possuir um canal de distribuição que cubra todo o país e sectores de mercado, para que uma empresa, independentemente da sua localização e do seu negócio, disponha de um parceiro SAP para uma solução de total qualidade". O mesmo responsável acrescenta ainda que "este segmento em Portugal constitui uma excelente oportunidade de negócio, até porque consiste num mercado potencial de 10 mil empresas para o produto SAP Business One".

Pontos de passagem do Roadshow

  • 7/10 – Faro, Núcleo Empresarial Região Algarve NERA (Loulé)
  • 9/10 – Évora, Hotel Dom Fernando
  • 16/10 – Lisboa, Centro de Reunião da FIL Parque das Nações
  • 21/10 – Porto, Edifício da Alfândega
  • 23/10 – Braga, Associação Industrial do Minho (AIMINHO)
  • 27/10 – Aveiro, Centro de Congressos de Aveiro
  • 29/10 – Viseu, Associação Industrial da Região de Viseu (AIRV)
  • 30/10 – Coimbra, Hotel D. Luís I
  • 6/11 – Santarém, Núcleo Empresarial da Região de Santarém NERSAN (Torres Novas)
  • 13/11 – Leiria, Hotel Eurosol
  • 18/11 – Setúbal, Associação Empresarial da Região de Setúbal (AERSET)
  • 20/11 – Funchal, Hotel Pestana Carlton Madeira

Mais informações e inscrições estarão disponíveis através do endereço de Internet http://www.sap.pt/eventos/roadshow/.

Sobre a solução SAP Business One

Destina-se às empresas com menores exigências de funcionalidade específica de indústria. Trata-se de uma solução simples, mas não menos potente, que cobre as necessidades mais comuns de processos de negócios, nomeadamente: Gestão Financeira – Contabilidade Geral e Analítica, Gestão Comercial, Gestão de Contactos e Oportunidades de Vendas, Vendas por Internet, Compras, Parceiros de Negócio, Gestão de Bancos e Transacções Bancárias, Gestão de Armazéns, Produção, Controlling, Gestão de Relatórios, etc.

O SAP Business One está vocacionado para empresas que tenham mais de 10 empregados, proporcionando um fácil e rápido acesso, em tempo real, a toda a informação corporativa, relatórios completos e documentos úteis para os processos de negócio.

A solução SAP Business One é fundamental para a estratégia da SAP, não por tratar-se de mais um produto baseado na plataforma mySAP Business Suite, mas por tratar-se de um produto totalmente novo, desenhado e desenvolvido a pensar nas necessidades e nas características específicas das pequenas e médias empresas. A SAP tem consciência de que não é possível disponibilizar a todo o mercado a mesma plataforma tecnológica, incluindo a complexidade tecnológica do produto, as licenças, os serviços associados, entre outros factores, pelo que decidiu oferecer um produto extremamente moderno, de fácil utilização e instalação, respondendo assim às exigências deste segmento de mercado. Para esta solução será constituído um novo canal, em que os parceiros deverão ter uma equipa dedicada a este mercado, com recursos dedicados à venda, implementação e desenvolvimento.

Sobre a solução mySAP All-in-One

Destina-se a empresas mais sofisticadas, que exijam uma maior funcionalidade específica de indústria, entregue por uma solução completa, económica e de rápida implementação. Esta solução construída sobre a plataforma mySAP Business Suite é entregue pelo canal de Parceiros da SAP que, em estreita colaboração com a SAP Portugal, colocam à disposição do mercado soluções verticais, desenhadas para diferentes sectores de actividade, onde detém um conhecimento apurado.

Neste momento, existem já cinco soluções oferecidas ao mercado neste formato, nomeadamente: Smartpharma by Roff (solução para a indústria farmacêutica – Roff), CMC@ACE (solução para o Comércio de Materiais de Construção – ACE Plus), Automotive Suppliers (solução para o Sector Auxiliar do Ramo Automóvel – gedas), SIMHOTEL (solução para o sector de Hotelaria – Tracy IT) e ADMLOCAL@ACE (solução para as autarquias – ACE Plus).

Todas estas soluções, pertencentes à família de soluções mySAP All-in-One, caracterizam-se como um conjunto de soluções pré-configuradas, que foram especialmente concebidas para satisfazer as necessidades específicas de um sector de actividade, no sentido de, por um lado, ajudar as empresas a crescer, a optimizar os seus processos de negócio e a obter um rápido retorno do seu investimento e, por outro, permitir a redução de custos e dos tempos de implementação.

Tags: , ,