Nova versão da SAP Enterprise Portal ajuda as Empresas a Reduzir o TCO numa Escala Global

December 4, 2003 by SAP News 0

Empresas Mundiais líderes de mercado, como a Dow Corning e a Lufthansa, utilizam a SAP Enterprise Portal para rentabilizar investimentos existentes e Standards abertos

LisboaA SAP AG lançou a última versão do SAP Enterprise Portal (SAP EP), que oferece um leque completo de funcionalidades, como o melhoramento do suporte multi-plataformas e características de localização que vão ajudar os clientes a aumentar o valor dos seus investimentos em tecnologia. Empresas líder de mercado como a Dow Corning e o Grupo Lufthansa (Lufthansa) depositaram a sua confiança no novo SAP Enterprise Portal para eliminar as tradicionais barreiras à produtividade e para melhorar a colaboração, com o objectivo de rentabilizar os seus investimentos.

A solução SAP Enterprise Portal corre sob servidores Windows e UNIX, e agora suporta Unicode para localização em mais de 20 línguas, incluindo o Japonês, o Chinês e o Coreano. A SAP Enterprise Portal é uma componente do SAP NetWeaver (plataforma aplicacional e de integração aberta) que vem disponibilizar para os clientes uma visão uniforme da informação crítica de todas as diferentes aplicações e ambientes de TI. A SAP Enterprise Portal permite às empresas acederem facilmente a negócios críticos, a informação integrada de aplicações SAP e não SAP, data warehouses, documentos de desktop, conteúdos internos e externos da Web, tal como aceder a ferramentas colaborativas.

De acordo com Gene Phifer, vice-presidente e distinto analista da Gartner, Inc “as empresas hoje em dia estão à procura de soluções de portais que reduzam o TCO através do fornecimento de uma biblioteca rica em componentes pré-definidos para a integração e um ambiente de desenvolvimento robusto para a integração personalizada” e acrescenta que “os portais líder também servem de plataforma para a inovação e para o suporte de novos processos de negócio.”

Casos de Sucesso

Combinando uma infra-estrutura de portal de classe mundial, a gestão do conhecimento e as capacidades de colaboração com o conteúdo de negócio pré-definido, o SAP Enterprise Portal está a ajudar empresas inovadoras, como a Dow Corning e a Lufthansa, a criar ambientes de trabalho ainda mais eficientes para os seus empregados em todo o mundo.

A Lufthansa, uma das maiores companhias aéreas do mundo, escolheu o novo SAP Enterprise Portal para melhorar a colaboração dos funcionários e reduzir os custos a médio prazo em toda a sua organização global. A empresa escolheu a tecnologia de portal da SAP para expandir significativamente as funcionalidades no seu já existente portal de intranet, o eBase. Com a nova tecnologia de portal, o eBase oferece acesso personalizado a informações de grupos de trabalho específicos e a processos de negócio. Com a sua Intranet, a Lufthansa está agora apta a gerir conteúdos e operações de negócios através de processos menos baseados em papel. Com o novo portal da SAP, as aplicações do negócio são suportadas e as suas funções podem estar completamente integradas, pela primeira vez, numa plataforma empresarial. Desde já acessível a mais de 25,000 funcionários em todo o mundo, o novo portal eBase vai se expandir para servir a mais de 70,000 empregados.

Thomas Endres, CIO, Lufthansa AG afirma que “escolhemos o novo SAP Enterprise Portal porque é um suporte para a nossa estratégia de digitalização do ambiente de trabalho da Lufthansa,” e acrescenta que “com o novo portal, os nossos funcionários têm acesso a integrar, identificar e endereçar as questões do negócio de forma mais rápida e eficaz. O SAP Enterprise Portal ajuda-nos também a reduzir custos aproveitando os recursos dos sistemas existentes e de futuros desenvolvimentos.”

A Infraestrutura do Portal

A nova versão do SAP EP fornece suporte para servidores UNIX provenientes de vendedores líderes como a IBM, a Sun e a HP, assim como fornece suporte aos últimos servidores Microsoft Windows, permitindo às empresas a implementação de portais altamente escaláveis e robustos, nas suas plataformas operativas preferidas. A administração do Portal foi alargada e simplificada através de um modelo de administração baseado em objectos, que fornece uma interface mais eficiente para a delegação e controlo de acessos sobre todos os componentes do portal. Ao disponibilizar um nível tão elevado de independência em termos de linguagens, de plataformas operativas e de controlo administrativo, a SAP EP permite às empresas atingir um maior valor dos seus investimentos em TI, ao mesmo tempo que permite reduzir os custos de operação e de formação.

Colaboração em toda a Empresa

A solução SAP EP oferece suporte em salas de colaboração, que são espaços de trabalho virtuais para as equipas, grupos de trabalho e comunidades trocarem ideias, conhecimento, documentos, calendários e listas de “a-fazer”. As salas de colaboração podem ser definidas e controladas localmente para que cada administrador de um grupo de trabalho possa adicionar e actualizar os conteúdos, os membros e as permissões sem ter de recorrer aos recursos de TI. Com a solução SAP EP também é possível ter colaboração em tempo real, o que possibilita a utilização de ferramentas integradas, como o instant messaging (IM), o aviso electrónico e a partilha de aplicações baseadas em internet, que correm de forma segura dentro do contexto do portal. Além dos serviços de colaboração, a SAP EP permite aos utilizadores trabalhar com ferramentas familiares através de adaptadores pré-definidos para serviços de conferência hospedados, tais como WebEx e tecnologias líderes em correio electrónico e de calendários.

Gestão do Conhecimento

Uma das principais capacidades de gestão do conhecimento da SAP EP consiste em transformar informação não estruturada em conhecimento acessível e útil, potenciando repositórios existentes ao longo do conteúdo do portal. As novas características possibilitam uma completa gestão do conteúdo, a recuperação de dados até ao último limite, a busca e categorização avançada e, ainda, alertas e notificações. A solução SAP EP optimiza a experiência do utilizador através de um interface flexível, fácil de personalizar e que permite, tanto ao administrador como aos utilizadores, ter mais controlo sobre a forma como a informação é organizada e entregue.

De acordo com Shai Agassi, membro do quadro executivo da SAP “A nova versão do SAP Enterprise Portal simplifica a entrega de uma plataforma completa, de integração de pessoas e de suporte às necessidades dos nossos clientes, para o acesso a informação que se encontra dispersa por toda a empresa”. O mesmo responsável acrescenta: “O sucesso que tivemos com empresas líder de mercado, como a Dow Corning e a Lufthansa, demonstram a nossa força para a execução e entrega de soluções, que valorizam os investimentos dos nossos clientes já existentes, conduzindo a eficiências em novos negócios.”

Tags: