SAP aumenta produtividade e rentabilidade do Grupo Volkswagen

December 18, 2003 by SAP News 0

A marca líder no fabrico de automóveis escolheu a SAP para fornecer soluções de Engenharia Global, Produção e Operações de Pós-Venda.

LisboaA SAP AG, fornecedor líder de soluções de software empresarial, foi a empresa escolhida pelo Grupo Volkswagen, fabricante líder mundial de automóveis, para fornecer soluções de negócio específicas deste mercado, revolucionando, em toda a empresa, os processos de engenharia, produção e pós-venda. Numa das várias instalações da SAP, o fabricante de automóveis lançou o primeiro tipo de um sistema na indústria automóvel, o TI-Syncro, um sistema para contagem de materiais, baseado no mySAP Product Lifecycle Management (mySAP PLM), que está a ajudar o grupo a atingir uma poupança de custos massiva em todas as operações de engenharia e produção. Adicionalmente, o mySAP Customer Relationship Management (mySAP CRM) está a ajudar a empresa a tornar mais eficiente a satisfação dos pedidos, de peças de substituição, e a colaboração na rede europeia de revendedores da Volkswagen (VW). Num futuro projecto, as soluções SAP farão a ligação entre os processos das áreas de produção, financeira e logística para aumentar a transparência e a eficiência das operações de montagem.

Para Otto Joormann, Responsável de Projecto do TI Syncro no Grupo Volkswagen “A solução sectorial SAP for Automotive oferece as funcionalidades mais adequadas para nos ajudar a atingir os nossos objectivos de melhoria da eficiência, através de processos standard, em toda as nossas operações globais”. O mesmo responsável acrescenta: “precisávamos de um único sistema para disponibilizar e uniformizar as contas de materiais, de forma a dinamizar os fluxos de trabalho quer de engenharia quer de produção. Com a SAP temos um sistema completo que foi implementado e que está a funcionar sem dificuldades. A TI-Syncro é uma solução inovadora, que está a contribuir para a redução de custos de produção, para o aumento das margens de lucro, assim como está a promover o negócio de pós-venda e a melhorar a satisfação dos clientes, o que dá à nossa marca global uma significativa vantagem competitiva.”

TI-Syncro: Atingir a produtividade através de informação consistente, completa e atempada

O lançamento da TI-Syncro (Technical Information – Synchronized) é o resultado de um projecto, de dois anos, de cooperação e desenvolvimento entre o Grupo Volkswagen e a SAP, que marca o atingir da visão estratégica do fabricante líder de mercado de automóveis.

Em meados dos anos 90, a empresa começou a delinear os seus planos para um sistema integrado, com o objectivo de melhorar a confiança e a acessibilidade da sua facturação de materiais. Consistindo em dezenas de milhares de componentes e nas suas mais diversas variantes para cada modelo de carro isolado, estas listas de materiais compreendem a estrutura central de dados para todos os processos de engenharia, produção e serviço. Como aposta de investimento em SAP, a empresa escolheu o mySAP PLM como alicerce para criar uma solução integrada que substituirá mais de dez antigos sistemas.

Actualmente, a TI Syncro está em operação nos processos de engenharia e está a impor um corte de custos de engenharia e de produção. Esta redução tem sido obtida através da eliminação de erros, da redução dos dados de entrada, dos tempos de recuperação e de processamento e através da melhor identificação de áreas potenciais de melhoria de processos. A TI Syncro irá ser globalmente implementada e o seu alcance vai abranger todos os produtos de todas as marcas do Grupo Volkswagen.

Utilizando o mySAP PLM, todas as variantes dos componentes, as sub-variantes e os seus pontos críticos estão agora traçados na estrutura de facturação de materiais que tornam a informação técnica mais fácil de ler e analisar, ajudando a empresa a evitar peças perdidas e redundâncias, enquanto melhora a fiabilidade do processo e simplifica a gestão de alterações. A TI-Syncro demonstra claramente a inter-relação nos processos de manufactura, determinando se as dependências são mantidas correctamente na estrutura do produto, e revelando as implicações das alterações – por exemplo: um carro com ar condicionado precisa de uma bateria mais potente.

Além disso o sistema permite à empresa desenvolver e produzir novos modelos de forma mais eficiente, simplificando os processos de design e de aprovação, permitindo uma identificação fácil das peças provadas que podem ser imediatamente implementadas, em vez de ter de “reinventar a roda”. Através da fácil identificação dos componentes que são idênticos para os diferentes modelos, poucos tipos de peças serão produzidos em grandes volumes, o que leva a uma grande redução de custos.

Serviço de Primeira Classe da rede europeia de revendedores na satisfação das necessidades dos clientes

As soluções SAP estão também a ajudar a empresa a assegurar um elevado e consistente nível de serviço em toda a rede de revendedores VW, o que leva a melhorar o serviço para o cliente final em toda a Europa. Valendo-se das capacidades de gestão de canal especialmente desenhadas para a indústria automóvel, a solução mySAP CRM fez com que o grupo VW avançasse com o eParts, um sítio de Internet, como única fonte, através do qual os revendedores independentes podem procurar e encomendar acessórios e peças de substituição. Através de um único sistema de gestão de encomendas, que integra os dados de inventário de toda a rede de revendedores autorizados da Volkswagen, os revendedores podem preencher os seus pedidos de encomenda do seu próprio stock, ou accionar o processo de pedido automático com a VW. O eParts está a ajudar a VW a aumentar a colaboração entre parceiros e a reduzir de forma significativa os custos da cadeia de logística, disponibilizando, a todos os parceiros de canal, a visibilidade em todo o processo de satisfação de encomendas, desde o pedido até à sua entrega ao cliente.

Para Claus Heinrich, membro do quadro executivo da SAP “O sucesso do Grupo Volkswagen com a solução SAP for Automotive vem reforçar o nosso compromisso em ajudar os nossos clientes a responderem aos seus desafios de negócio”. E acrescenta “ao trabalhar com empresas líderes como esta, a SAP aprofunda a sua experiência nos requisitos únicos da indústria automóvel, assegurando que a SAP for Automotive continua a disponibilizar um poderoso conjunto de capacidades, necessárias para as empresas serem bem sucedidas nas rápidas mudanças e na competitividade dos mercados globais”.

Tags: