TAP escolhe SAP para modernizar os seus sistemas de informação

March 9, 2004 by SAP News 0

A assinatura deste novo contrato, permite à SAP nomear a TAP como um cliente SAP NetWeaver

LisboaA SAP Portugal, fornecedor líder de soluções de software empresarial, foi a empresa escolhida pela TAP para suportar toda a área de back office da TAP. Com este acordo, a SAP alcança no seu portfólio de clientes as 10 maiores instituições não financeiras de Portugal. Desta lista constam nomes como a GALP Energia, EDP, Sonae, Portugal Telecom, Jerónimo Martins, Autoeuropa – Automóveis, Lda, B.P. Portuguesa, S.A., Cimpor e Portucel.

Antes de escolher a SAP, como fornecedor de software, a TAP fez o diagnóstico da situação tecnológica da empresa, através de uma task-force especializada em software e hardware, constituída para o efeito. O projecto, que começou em Outubro de 2003, foi designado por eRP – Reformulação de Processos – e nele consta um planeamento e uma calendarização que tem vindo a ser rigorosamente cumprida.

Para Joaquim Jesus Santos, Director-Geral da SAP Portugal "o contrato com a TAP tem dois pontos importantíssimos para a estratégia da SAP Portugal, por um lado, trata-se de um cliente SAP NetWeaver, que vem demonstrar a importância da integração e as funcionalidades da nossa plataforma na ligação entre aplicações SAP e não SAP e, por outro, com a TAP chegamos às dez principais empresas não financeiras do nosso país".

De acordo com Fernando Santos da TAP "é para nós fundamental garantir a actualidade e a fiabilidade das nossas infraestruturas de suporte e por isso mesmo escolhemos a SAP, a empresa líder em fornecimento de software de gestão." O mesmo responsável acrescenta que "é importante apostar na integração dos sistemas de informação de suporte aos processos de negócio de uma forma mais eficiente. Acreditamos que este projecto, através das vantagens da plataforma SAP, vai contribuir significativamente para a redução dos custos operacionais da nossa empresa".

O projecto eRP envolve as áreas Financeira, Recursos Humanos, Jurídica, Auditoria, Compras e Serviços Partilhados da TAP Air Portugal e empresas participadas como a SPdH, AP Tours, UCS e Megasis. A formação à priori de todos os Recursos Humanos passou, numa primeira fase, pela escolha dos principais utilizadores SAP, os quais vão ter uma participação activa, diária, constante, na formação dos restantes utilizadores.

Sobre o SAP Netweaver

O SAP NetWeaver é uma plataforma onde actualmente assentam todas as soluções SAP. Ao aderirem ao SAP NetWeaver, os clientes SAP ficam dotados de uma plataforma que funciona como uma ferramenta estratégica para todo o ambiente de TI, através da qual se basearão todas as aplicações existentes numa organização, quer sejam SAP ou não. Por outro lado, um factor decisivo para a escolha desta plataforma é a aquisição de uma tecnologia flexível, que responde aos problemas de integração de aplicações, processos e pessoas de uma organização, rentabilizando todos os investimentos já efectuados e reduzindo o custo total de propriedade.

O SAP NetWeaver baseia-se nos mais recentes modelos e tecnologias da Internet como HTTP, XML e Web Services. Por outro lado, assegura a abertura e a interoperabilidade com Microsoft.NET e ambientes J2EE como o IBM WebSphere, e permite-lhe tirar partido das soluções de negócio adequadas ao seu caso particular.

É óbvio que uma tecnologia realmente eficaz deverá ser colocada à disposição da empresa e deverá disponibilizar uma arquitectura escalável que suporte soluções empresariais de vários sistemas e empresas. É aí que reside todo o poder do SAP NetWeaver, ao ser capaz de reunir informação estruturada e não estruturada e de harmonizar dados formalmente retidos em vários sistemas, através de conteúdos de negócio pré-definidos que permitem acelerar o seu retorno do investimento.

Preparar o Futuro

O SAP NetWeaver tira partido dos actuais investimentos em TI, ao mesmo tempo que prepara o futuro em termos de novos e inovadores processos empresariais. O SAP NetWeaver é a plataforma aplicacional e de integração que suporta as SAP xApps e todas as soluções mySAP Business Suite. Para além disso, concretiza uma nova arquitectura aplicacional, denominada Enterprise Services Architecture, que combina aplicações empresariais com Web Services e tecnologias abertas, permitindo a implementação de processos de negócio adaptáveis

Sobre a solução SAP XI (Exchange Infrastructure)

A solução SAP XI realiza a colaboração baseada nos processos, ligando os sistemas SAP e não-SAP dentro e fora das fronteiras da empresa. Esta solução suporta uma arquitectura na qual cada novo sistema apenas tem de ser integrado uma vez, evitando os custos de interfaces de ligação ponto-a-ponto.

A solução SAP XI é baseada nos standards abertos da Internet, tais como XML, WSDL e SOAP. Os sistemas de terceiros que utilizem interfaces proprietários, não-standard poderão ser integrados recorrendo a adaptadores fornecidos pela SAP ou terceiros.

Sobre a solução SAP SEM (Strategic Enterprise Management)

O SAP SEM é uma solução que se integra a 100% com as restantes soluções da SAP, disponibilizando e analisando a informação já existente. O SAP SEM é a resposta à pressão que existe na tomada de decisão estratégica, na procura de ganhos de eficiência, apresentando um conjunto de funcionalidades com vista à eficiência de todo o processo colaborativo de planeamento e controlo. Esta solução acrescenta valor às exigências dos clientes, baseado num projecto de curta duração e baixo investimento, contribuindo para um expressivo Retorno do Investimento Efectuado (ROI).

Tags: