SAP e Taboada & Barros escolhidas para fornecer e implementar os Sistemas de Informação do Grupo Pestana

March 30, 2004 by SAP News 0

Garantia de continuidade, segurança, estabilidade e flexibilidade foram algumas das razões que levaram a esta escolha.

FunchalA SAP Portugal e Taboada & Barros foram as empresas escolhidas pelo Grupo Pestana para fornecer os sistemas de informação, que serão capazes de responder à complexidade de consolidação da holding e às diferentes necessidades de cerca de 30 empresas do Grupo. A liderança de mercado, a capacidade de integração, a segurança e a flexibilidade da oferta foram alguns dos motivos que estiveram na base da escolha da SAP.

Numa estratégia de crescimento acelerado, que passou por aquisições e consequente coexistência de vários sistemas que tornam difícil a consolidação, o Grupo Pestana sentiu a necessidade de reformular os seus sistemas de informação, mantendo, contudo, a realidade de descentralização da gestão operacional pelas diferentes regiões em que se encontra, como é o caso de Portugal Continental, Região Autónoma da Madeira, Brasil, África do Sul, Moçambique, Cabo Verde e Argentina. Enquanto, a SAP foi seleccionada para o fornecimento das suas soluções de gestão, a Taboada & Barros será responsável pela implementação das soluções no Grupo Pestana.

Para as necessidades de acesso a toda a informação estratégica e de gestão na vertente de consolidação, que exigem por seu turno uma solução mais robusta e abrangente, na sede do Grupo Pestana será implementada a solução mySAP ERP. Mas, para as restantes empresas, a maioria unidades hoteleiras, foi escolhido o SAP Business One, por ser um software que além de satisfazer as necessidades de gestão operacional, é simples e intuitivo. A flexibilidade e a capacidade de integração de toda a informação, sistemas e processos, garantida pela solução global da SAP foram determinantes para a selecção desta plataforma.

A implementação do projecto teve início em Março de 2004 e está planeado por fases, para assegurar um maior controlo e eficácia do modelo. Nas regiões abrangidas pelo projecto já foram criadas equipas mistas, compostas por utilizadores-chave de cada uma das regiões e por técnicos dos parceiros da SAP. Após o Verão está prevista a formação dos utilizadores-chave, que posteriormente vão dar a formação às restantes pessoas.

De acordo com José Teotónio, Administrador do Grupo Pestana "um dos elementos centrais deste projecto é a análise dos processos e da informação que é necessária integrar, sendo fundamental para o seu sucesso o envolvimento dos nossos recursos humanos." Quanto a expectativas, o mesmo responsável acrescenta: "esperamos um retorno rápido do investimento, por isso vamos introduzir o maior número possível de funcionalidades standard, de forma a que a implementação decorra num curto espaço de tempo e com o menor custo possível".

Para Joaquim Jesus Santos, Director-Geral da SAP Portugal "o projecto que temos com o Grupo Pestana vem demonstrar que a SAP é o fornecedor global para empresas de qualquer dimensão e actividade, reforçando a competitividade da nossa oferta, bem como revelando os padrões de qualidade que toda a gente reconhece à SAP".

Estanislau Barros, Admnistrador da Taboada & Barros referiu ainda que "para a Taboada & Barros trata-se de um projecto estruturante, não só pela solução que vai ser utilizada, como pela confiança depositada em nós pelo maior grupo hoteleiro português".

Ao todo são 30 as empresas que serão utilizadoras da solução SAP, num universo de 200 utilizadores. Seguindo um modelo faseado de implementação, o futuro poderá passar pela extensão da solução SAP a outras regiões, bem como pela implementação de outras soluções, como é o caso de Customer Relationship Management e da área de front-office das unidades hoteleiras.

Sobre a Taboada & Barros
A Taboada & Barros é líder de mercado na Região Autónoma da Madeira, tendo entre os seus clientes as maiores empresas do sector Privado e Público da Madeira. O Grupo, cujo área de negócio se estende também a Portugal Continental, tem já um volume de negócios consolidado de 15 milhões de euros, o que faz da Taboada & Barros, a maior empresa da Madeira a operar no mercado das Tecnologias de Informação. A Empresa centrada no mercado profissional, mantêm uma parceria de vários anos com a SAP Portugal, e possui uma experiência neste tipo de soluções, agora proposta para o Grupo Pestana, e também já instalada em vários outros Clientes.

Tags: ,