SAP e Accenture apresentam soluções conjuntas para o sector da Engenharia e Construção

April 28, 2004 by SAP News 0

As duas empresas organizaram um evento no dia 28 de Abril exclusivamente dedicado ao sector. Além de apresentarem a plataforma SAP for Engineering, Construction & Operations, a empresa OPCA apresentou os resultados da utilização da tecnologia no seu negócio.

LisboaA SAP Portugal, fornecedor de soluções de software empresarial, e a Accenture, empresa global na prestação de serviços de consultoria de gestão, tecnologias de informação e outsourcing, organizaram um evento dedicado ao sector da Engenharia, Construção e Imobiliário, com especial destaque para os grandes desafios que, actualmente, estas áreas enfrentam. O evento, que atraiu mais de uma centena de participantes, contou com o testemunho da OPCA, uma empresa Portuguesa, com processos e necessidades muito semelhantes à maioria das empresas do sector e que utiliza as soluções SAP para dar resposta às crescentes necessidades que surgem na actual "Economia Global".

A solução SAP for Engineering, Construction & Operations esteve no centro das atenções, trata-se de uma solução integrada e desenhada de forma a preencher as necessidades específicas deste sector. O SAP for Engineering, Construction & Operations lida com a totalidade dos processos de negócio – desde as especificações e desenho, até à fase de construção e produção, aprovação e manutenção. Esta solução permite, ainda, utilizar as diversas funcionalidades, de forma a colaborar com os diferentes parceiros de negócio – fornecedores, empreiteiros, sub-contratados e clientes – atingindo níveis crescentes da necessária performance e de forma a responder às exigências do mercado da construção.

De acordo com Rui Almeida, Director de Soluções da SAP, "ao demonstrarmos esta solução conseguimos também caracterizar as necessidades do sector e mostrar como uma solução tecnológica pode responder de forma eficaz aos problemas." O mesmo responsável acrescenta que "o grande objectivo deste evento foi, acima de tudo, explicar as diferentes funcionalidades da solução SAP for Engineering & Construction, em termos colaborativos como na vertente do negócio; estamos certos que a SAP, em colaboração com empresas como a Accenture, com uma experiência comprovada na implementação e desenvolvimento de tecnologia SAP, podem continuar a contribuir positivamente para o desenvolvimento desta área."

A OPCA, Obras Públicas e Cimento Armado é uma das empresas que já apostou na tecnologia para controlar custos, obter a informação em tempo útil e integrar o back-office com os principais processos de negócio da empresa. Em 2003, a OPCA avançou com o projecto OPCA 21, uma solução mySAP Business Suite, implementada ao longo de nove meses por uma equipa SAP complementada por uma equipa de consultores da Accenture. O projecto incidiu sobre as áreas de suporte (como a financeira, tesouraria, contabilidade e gestão de compras), a de recursos humanos (incluindo processamento de salários, formação e desenvolvimento de pessoal) e a de controlo de custos e gestão de obras. Foi redesenhada toda a infra-estrutura tecnológica da OPCA e foram adquiridos novos equipamentos, de forma a permitir um trabalho verdadeiramente colaborativo, entre um total de 45 utilizadores, havendo sempre um em cada obra.

De acordo com André Riscado, Gestor da OPCA, "no início, os nossos colaboradores estranharam a tecnologia, mas rapidamente foi fácil de perceber as vantagens do trabalho e a importância da componente colaborativa. O sector da construção precisa, sem dúvida alguma, de se modernizar, principalmente, em áreas que são críticas para a rentabilidade do seu negócio." O mesmo responsável acrescenta que "a nossa escolha recaiu na SAP e na Accenture pela rapidez de implementação e know-how."

De acordo com Bernardo Macedo, Partner da Accenture, "o projecto decorreu de acordo com o originalmente previsto, embora os processos a implementar fossem inovadores (nomeadamente toda a componente de Gestão de Obra) em termos de cobertura SAP, o que introduziu dificuldades adicionais que, com os esforços conjuntos da OPCA, SAP e Accenture, foram ultrapassadas. O mesmo responsável afirma que "Acredito que a OPCA dispõe, agora, de processos suportados numa ferramenta que lhe permitirá alavancar a sua estratégia de crescimento."

De entre as principais vantagens enunciadas quanto à utilização da tecnologia no sector da engenharia, construção e imobiliário foi referida a capacidade de integrar e gerir a cadeia logística, a aproximação de forma mais eficiente e eficaz ao cliente, a gestão de produtos e processos durante o ciclo de vida, a participação em e-marketplaces on-line, e a gestão e controlo de custos.

Sobre o SAP for Engineering, Construction & Operations

O SAP for Engineering, Construction & Operations é a solução SAP para o sector da Engenharia e Construção e permite gerir a informação, de forma integrada através de toda a estrutura da empresa e da cadeia logística. Esta plataforma oferece soluções específicas para suprir as necessidades dos diversos segmentos desta indústria:

  • Empresas de Gestão de máquinas e equipamentos, com funções desde a prototipagem e desenvolvimento de produtos, engenharia colaborativa, processos de quotações, articulados e cadernos de encargos, gestão do ciclo de venda, produção e entrega, bem como prestação de serviços.
  • Construtores e empresas de engenharia, com funções para desenho colaborativo e especificações, planeamento e programação, gestão de projectos e execução, comissões, equipamento e gestão de frotas.
  • Empresas de construção residencial e comercial, com funções de compra e exploração de terrenos, garantias e suporte após construção, planeamento de trabalhos e preparação, serviços remotos via WEB e gestão imobiliária.

O SAP for Engineering, Construction & Operations fornece a informação de forma integrada, em tempo real, sobre planeamento, custos, engenharia e sub-contratação, de uma forma geral, tudo o que é necessário para gerir projectos e processos em localidades diversas.

A solução SAP for Engineering, Construction & Operations permite ainda o ROI num curto espaço de tempo designadamente através de:

  • Time to market mais rápido;
  • Redução dos ciclos de contrato, optimizando os custos operacionais;
  • Optimização da integração da cadeia logística;
  • Automatização de processos;
  • Integração eficaz de fornecedores, parceiros e clientes;
  • Controlo de processos, visando o fornecimento de informação em tempo real.

Sobre a OPCA (Obras Públicas e Cimento Armado)
A OPCA conta com 72 anos de experiência nos mercados de engenharia e construção civil, repartindo a sua actividade por Portugal, Angola e Moçambique. Tem cerca de 500 colaboradores e registou um volume de negócios anual entre 110 e 120 milhões de euros, perspectivando uma subida substancial para os próximos anos. A OPCA insere-se entre as dez maiores empresas portuguesas do sector de construção.

Sobre a SAP
A SAP é o fornecedor líder mundial de soluções de software empresarial. As soluções SAP são desenhadas para ir ao encontro das necessidades de empresas de todas as dimensões – desde pequenas e médias a grandes empresas. Com base no SAP NetWeaver, uma plataforma aplicacional e de integração, aberta, que reduz a complexidade e os custos totais de propriedade (TCO), e que facilita a mudança e a inovação do negócio, as soluções mySAP Business Suite estão a contribuir para a melhoria, em todo o mundo, das relações com clientes e parceiros, bem como para a maior eficiência e rentabilidade de todas as cadeias logísticas e operações de negócio. Os processos chave dos vários segmentos de mercado, desde o sector automóvel aos serviços, são suportados pelas soluções SAP, específicas para mais de 25 sectores de actividade. Hoje em dia, cerca de 22.600 organizações clientes, em mais de 76.100 instalações distribuídas por 120 países, usufruem dos benefícios do software SAP. Com uma presença directa em 50 países, a SAP está cotada em várias bolsas internacionais, como a de Frankfurt e a de Nova Iorque, sob o símbolo "SAP". A SAP Portugal conta, actualmente, com 1.065 empresas que utilizam as suas soluções e tem, na sua estrutura organizacional, 130 profissionais.

Tags: , ,