Microsoft e SAP apostam nos Web Services direccionados para empresas

May 26, 2004 by SAP News 0

As duas empresas estreitam a sua relação através da integração da plataforma SAP NetWeaver com Microsoft .NET

LisboaA SAP AG (NYSE: SAP), fornecedor de soluções de software empresarial, e a Microsoft Corp. anunciaram um reforço significativo na sua relação, de longa data, através de um acordo que as vincula à missão de desenvolver os Web Services como plataforma base para a nova geração de software empresarial. As duas empresas desenvolveram um plano que visa uma maior integração entre o SAP NetWeaver e o Microsoft® .NET, as plataformas estratégicas de cada empresa respectivamente, permitindo aos clientes retirar um maior partido das aplicações SAP, fulcrais para o negócio, e das tecnologias que "correm" em colaboração com o Microsoft .NET.

As soluções desenvolvidas conjuntamente irão melhorar o acesso às funcionalidades do SAP NetWeaver, por parte dos programadores que utilizem Microsoft Visual Studio® .NET, e aumentar a interoperabilidade entre as soluções SAP e o sistema Microsoft Office. O suporte intrínseco à criação de standards industriais para a integração de Web Services promete tornar a integração de negócios mais fácil, rápida e barata e, ainda, desbloquear a informação de valor para o negócio, melhorando a produtividade e potenciando melhores tomadas de decisão. O anúncio foi feito no SAPPHIRE® ’04, a conferência internacional de clientes da SAP, que ocorreu de 11 a 13 de Maio, em New Orleans.

Há mais de uma década que a Microsoft e a SAP são parceiros na distribuição de soluções empresariais de valor. Mais de 40 mil implementações SAP "correm" em Microsoft Windows® – mais do que todas as outras plataformas combinadas. Quase dois terços de todas as novas implementações SAP são disponibilizados em Microsoft Windows. Ao estabelecer metas comuns no que diz respeito ao formato do software para a próxima década, as duas empresas estão a reafirmar o seu compromisso de ajudar os clientes a proteger, integrar e alargar os seus investimentos em todas as soluções Microsoft e SAP.

"O enorme sucesso que o SAP NetWeaver teve no seu primeiro ano de existência é uma clara evidência de que os clientes, parceiros e analistas partilham da mesma visão da SAP, sobre uma nova era de software baseado na Arquitectura de Serviços Empresariais (Enterprise Services Architecture)", referiu Henning Kagermann, Presidente e CEO da SAP AG. "A "abertura" da plataforma de integração aplicacional, SAP NetWeaver, irá ajudar os clientes a gerirem a sua empresa, com a flexibilidade proporcionada pela interoperabilidade, com ferramentas poderosas e familiares, como o Microsoft Office, e tecnologias, como o Microsoft .NET. Para milhares de clientes comuns, a proposta de valor dos Web Services irá continuar a ser melhorada pela profunda integração tecnológica entre a SAP e a Microsoft".

"Todos os negócios querem ligar pessoas, informação e processos, de forma a conhecerem ainda mais o mercado, darem respostas mais rapidamente que os concorrentes e servirem cada vez melhor os clientes", afirmou Bill Gates, Presidente e Arquitecto-Chefe de Software da Microsoft. "Utilizar os Web Services, para associar a informação crítica e os processos de negócio do SAP NetWeaver ao poder e produtividade do Microsoft .NET, irá dar aos nossos clientes comuns uma forte vantagem competitiva".

Esboço do Plano

As duas empresas anunciaram um plano para a disponibilidade de novas funcionalidades tecnológicas e de integração de negócio, desenhado de forma a criar um elevado valor de negócio para os clientes, permitindo-lhes alargar e ligar informação de implementações SAP, utilizando o SAP NetWeaver e o Microsoft.NET.

Disponibilidade de novas funcionalidades tecnológicas:

  • O SAP® Enterprise Portal SDK para Microsoft .NET. — A SAP está a planear iniciar, neste Verão, um programa beta com o objectivo de possibilitar aos programadores, que utilizem o popular modelo de programação ASP.NET, adaptarem e alargarem as soluções SAP, fornecendo funcionalidades de desenvolvimento, mais ricas e robustas, do SAP Enterprise Portal sobre a plataforma Microsoft Windows, utilizando o Microsoft Visual Studio .NET como ambiente de desenvolvimento.
     
  • SAP.NET Connector Versão 2.0. — Com base no trabalho que ambas as empresas já desenvolveram para ajudar os clientes a integrar facilmente as aplicações SAP com as soluções baseadas em Microsoft .NET, a SAP irá oferecer, em Agosto, uma nova versão do popular conector. As novas funcionalidades incluem um melhor suporte de linguagem para Visual Basic® .NET, melhor integração com Visual Studio .NET®, e melhorias de suporte ao desenvolvimento de aplicações e controlos mais seguros.
     
  • Suporte SAP para o Visual Studio .NET. — A SAP irá dar suporte ao Visual Studio .NET, adicionando o programa Visual Studio Industry Partner (VSIP), o que irá permitir aos programadores, que utilizam o Visual Studio .NET, programarem mais directamente em aplicações SAP, a partir do familiar Visual Studio Integrated Development Environment (IDE).
  • Suporte SAP NetWeaver para Protocolos Avançados de Web Services. — A próxima versão do SAP NetWeaver irá disponibilizar suporte próprio para protocolos avançados de Web Services, permitindo uma interoperabilidade fiável e negociada com as principais tecnologias Microsoft .NET, incluindo Microsoft BizTalk® Server, bem como com outros produtos da Microsoft e de outras empresas. A Microsoft e a SAP concordaram em alargar a sua cooperação, definindo e assegurando a interoperabilidade de Web Services avançados, implementando-os nos respectivos produtos.
     
  • Suporte SAP NetWeaver para tecnologia Microsoft Smart Client. — A SAP está a fornecer amostras de aplicações para programadores, que lhes permitem implementar o acesso de smart clients às funcionalidades dos sistemas SAP, a partir de aplicações Microsoft Office e Visual Studio 2005, nomeadamente um smart client UI e um SDK. Os smart clients trazem maior produtividade, poderosas ferramentas de análise e colaboração, e suporte off-line e móvel.
     
  • Integração entre SAP NetWeaver, Microsoft Exchange e Microsoft Windows SharePoint Services. — A Microsoft irá disponibilizar gestores de repositórios que integrem a funcionalidade de gestão de conhecimento do SAP NetWeaver, Windows SharePoint® Services e Microsoft Exchange Server. Espera-se que estes repositórios estejam disponíveis no início de 2005.

Compromisso de Negócio

  • Juntar os colaboradores num único Centro de Suporte Tecnológico e de Colaboração. — A Microsoft e a SAP irão criar conjuntamente um Centro de Suporte Tecnológico e de Colaboração em Walldorf, na Alemanha. Este centro irá, por um lado, ajudar as empresas a identificarem e a demonstrarem cenários de integração e, por outro, a apoiar as equipas de venda e suporte de ambas as empresas.
  • Vendas e Marketing comum. — A Microsoft e a SAP irão também colaborar na área de marketing, em actividades que promovam a venda e a implementação da solução SAP sobre a plataforma Microsoft. Estas actividades irão incluir uma publicação conjunta de white papers e suporte comum, e um fundo para o desenvolvimento de marketing, que permitirá às duas empresas procurar, conjuntamente, oportunidades de negócio.

Esta relação entre a Microsoft e a SAP irá beneficiar os clientes, pela inovação e pelo facto de estarmos juntos no desenvolvimento destas soluções", disse Shai Agassi, membro da direcção da SAP. "A aliança junta duas das maiores forças inovadoras do mundo, ao nível de software, e permite a possibilidade de ambas as empresas oferecerem soluções mais interessantes aos seus clientes. O trabalho conjunto das nossas empresas é um forte exemplo, na indústria de TI, de uma colaboração aberta e de inovação, em benefício dos clientes".

Tags: