SAP lança primeira solução de RFID

June 22, 2004 by SAP News 0

Depois de anos de investigação, a empresa alemã apresenta um pacote de soluções para facilitar e inovar o funcionamento da cadeia de abastecimento
A mais recente versão da solução mySAP SCM (Supply Chain Management) já inclui funcionalidades para processos de negócio baseados na tecnologia RFID

LisboaA SAP, fornecedor líder de soluções de software empresarial, lançou o primeiro pacote de soluções de identificação por rádio frequência (RFID – Rádio Frequency Identification), orientadas para a gestão das cadeias de abastecimento. Esta recente tecnologia também está disponível na nova versão da solução mySAP Supply Chain Management (mySAP SCM), que introduz novos cenários de processos baseados na identificação por rádio frequência.

Demonstrando liderança na nova área de RFID, a SAP está a disponibilizar uma solução que foi construída integralmente desde a sua raiz, sendo a primeira neste segmento, para ajudar as empresas a gerir os dados lidos e escritos em etiquetas de RFID. Este desenvolvimento teve por base a experiência em projectos-piloto de clientes, entre outros, como a Procter & Gamble e o Grupo METRO, em seis anos de investigação em RFID e na participação activa em organizações dedicadas ao desenvolvimento do RFID.

A SAP acredita que esta tecnologia vai mudar dramaticamente a gestão da cadeia de abastecimento nos sectores de retalho e dos produtos de consumo. As organizações poderão melhorar, nos seus processos de negócio, a gestão dos dados, através da sua captação em etiquetas de RFID e pela integração de funcionalidades de ERP e de SCM com as aplicações RFID. Os exemplos incluem o empacotar e o desempacotar, o transporte, a recepção e o acompanhamento em toda a cadeia logística.

O novo pacote de soluções de RFID da SAP, baseadas em Java, contém a nova SAP Auto-ID Infrastructure, o SAP® Event Management (SAP EM), um componente do mySAP Supply Chain Management (mySAP SCM), o SAP® Enterprise Portal (SAP EP) e um componente do SAP NetWeaver, a plataforma de integração aplicacional líder de mercado.

A solução de RFID da SAP é construída sobre o SAP Web Application Server (SAP Web AS), uma parte da plataforma tecnológica SAP NetWeaver, que assegura a mesma extensão e integração em ambientes tecnológicos SAP e não SAP. O novo pacote de soluções, desenvolvido para facilitar a gestão e a comunicação dos dados de RFID e a utilização do conteúdo de negócio na automatização dos processos de negócio RFID, pode ser integrado em ambientes tecnológicos já existentes através de conectores Auto-ID para o SAP R/3, versão 4.6c ou posterior e para o mySAP ERP.

A SAP e os seus parceiros de consultoria e de tecnologia vão ajudar os clientes a construir soluções de RFID, individualmente desenhadas, integrando a infra-estrutura de hardware do RFID, criando blueprints de soluções e implementando projectos. O conceito de identificação automática da SAP permite às empresas gerirem múltiplas tecnologias Auto-ID, incluindo o RFID, os códigos de barras e os sensores.

A SAP tem vindo a participar na pesquisa de RFID desde 2000 e tem sido um forte impulsionador do desenvolvimento desta tecnologia, ajudando ao estabelecimento de standards, em conformidade com as linhas orientadoras do EPC Global. A SAP foi o primeiro fornecedor de software a patrocinar o Centro de Auto-ID, o antecessor do EPC Global, que lidera o desenvolvimento de standards para o Código Electrónico do Produto (EPC – Electronic Product Code), de suporte ao uso de RFID.

Desde Março de 2003, a SAP tem activamente participado no Conselho de Clientes RFID, em conjunto com 60 empresas dos sectores de produtos de consumo, de retalho e farmacêuticas, e cujo contributo permitiu desenvolver o novo pacote de soluções RFID da SAP. O Conselho tem ajudado a SAP a definir e desenvolver um pacote com a solução de RFID, identificando o negócio chave do utilizador final, as prioridades técnicas e as exigências de forma a compreender totalmente os processos de negócios possíveis com o RFID.

Nova Versão da solução mySAP SCM

As funcionalidades de RFID na nova versão de mySAP SCM permitem às empresas responder, em tempo real, à procura, incluindo à procura orientada por promoções, conjugadas com a capacidade de automatizar o processo de reabastecimento a um nível diário. Esta funcionalidade permite às empresas gerir os seus processos de reabastecimento de um modo mais eficiente, resultando em níveis de inventário mais reduzidos, ciclos de encomendas mais curtos e no aumento da satisfação do cliente.

A nova versão mySAP SCM vem com a SAP Auto-ID Infrastructure (SAP AII), um componente da plataforma de integração aplicacional SAP NetWeaver, que permite cenários de execução, capacitados para RFID, em processos de armazenamento e logística.

A nova versão de mySAP SCM inclui também melhoramentos ao nível do componente SAP Advanced Planning & Optimization (SAP APO) que dispõe de funcionalidades que cruzam qualquer sector de actividade como também funcionalidades específicas por sector. Os principais benefícios do SAP APO são uma abordagem completamente automática da previsão adaptada e o planeamento do ciclo de vida, dentro da funcionalidade de planeamento da procura. Na área do planeamento da rede de abastecimento, o planeamento das relações de subcontratação foi melhorado para suportar necessidades de negócio de um outsourcing superior em capacidades de produção. O SAP APO tem ainda a capacidade de planear o transporte, agendar o veículo e planear a produção e funcionalidades de agenda detalhada para suportar as necessidades da rede de planeamento adaptável.

A componente SAP Inventory Collaboration Hub (SAP ICH) oferece funcionalidades expandidas na colaboração com fornecedores. Este cenário irá dar às empresas uma visão unificada de ofertas e contratos, previsões, inventário, ordens de compra e remessa.

A colaboração com os fornecedores será uma oferta completamente baseada na Internet, que irá permitir processos de colaboração através de um único ponto de acesso. Juntamente com o mySAP Supplier Relationship Management (mySAP SRM), o mySAP SCM irá dar uma solução completa de colaboração entre fornecedores.

Tags: ,