Safira é o primeiro parceiro nacional para SAP NetWeaver

July 13, 2004 by SAP News 0

O posicionamento estratégico e a forte vertente tecnológica da Safira foram os principais factores que levaram a SAP Portugal, líder em software de gestão, a estabelecer esta parceria.

LisboaA SAP Portugal anuncia que celebrou recentemente uma nova parceria para a área de serviços de consultoria com a Safira, empresa nacional de serviços de engenharia em sistemas de informação. Esta aliança representa a primeira parceria específica para a solução SAP NetWeaver estabelecida pela SAP, em Portugal, comprovando a importância desta plataforma de integração aplicacional para a estratégia da empresa, e atribuindo à Safira o estatuto de "SAP Service Partner para a iniciativa SAP NetWeaver".

No âmbito do modelo de parcerias praticado pela SAP, atendendo à evolução da oferta e mais especificamente à recente plataforma de integração aplicacional, SAP NetWeaver, a SAP Portugal está a desenvolver esforços no sentido de celebrar algumas parcerias para a implantação desta plataforma no mercado nacional. Alguns dos principais requisitos exigidos às empresas, pela SAP, para este tipo de aliança são: um forte cariz tecnológico e, sobretudo, com experiência nas vertentes de integração em vários níveis; demonstração do valor acrescentado que podem trazer para o ecossistema SAP e, em particular, às suas soluções; e a posse e aquisição de competências em termos de recursos (consultores) nos componentes da plataforma

Na perspectiva da Safira, a parceria com a SAP resulta da estratégia de diversificação que a Safira tem vindo a prosseguir, ao procurar identificar novas soluções de negócio/tecnológicas e respectivos parceiros, que reforcem a sua oferta e a habilite a responder a cada vez mais oportunidades de negócio, bem como da identificação de uma nova oportunidade numa área tecnológica, em que a Safira já apresenta fortes referências: a da integração de sistemas de informação.

Esta parceria representa para a Safira, a oportunidade de aceder a um mercado de grandes clientes, com uma oferta de desenvolvimento de soluções de negócio e de integração assentes num stack aplicacional service-oriented, que encaixa mais naturalmente na arquitectura empresarial destas organizações, sempre que estivermos numa área de influência do ERP.

No âmbito da parceria celebrada, Rui Almeida, Director de Alianças da SAP Portugal, reforça que "o papel dos novos parceiros para o SAP NetWeaver será crucial para a implantação desta plataforma no mercado nacional". O mesmo responsável acrescenta que "a escolha da Safira para esta parceria no âmbito do SAP NetWeaver, deve-se especialmente ao facto de ser uma entidade muito voltada para a tecnologia e ao interesse desde sempre demonstrado em estabelecer uma parceria com a SAP, no sentido de acrescentar valor às nossas soluções".

De acordo com Luís António, Partner da Safira "esta associação com um dos maiores fabricantes da indústria, representa um importante reforço da sua oferta para um mercado de grandes clientes, no desenvolvimento de soluções de negócio e de integração, assentes num avançado e inovador stack aplicacional Service-Oriented. Esta parceria coloca no mercado soluções que combinam a qualidade reconhecida das soluções SAP com os sete anos de experiência da Safira em serviços de integração".

No âmbito desta parceria a Safira acedeu a um programa de formação dos seus consultores nas componentes do SAP NetWeaver e terá todo o acompanhamento necessário para as primeiras implementações.

Sobre o SAP Netweaver

O SAP NetWeaver é uma plataforma onde actualmente assentam todas as soluções SAP. Ao aderirem ao SAP NetWeaver, os clientes SAP ficam dotados de uma plataforma que funciona como uma ferramenta estratégica para todo o ambiente de TI, através da qual se basearão todas as aplicações existentes numa organização, quer sejam SAP ou não. Por outro lado, um factor decisivo para a escolha desta plataforma é a aquisição de uma tecnologia flexível, que responde aos problemas de integração de aplicações, processos e pessoas de uma organização, rentabilizando todos os investimentos já efectuados e reduzindo o custo total de propriedade.

O SAP NetWeaver baseia-se nos mais recentes modelos e tecnologias da Internet como HTTP, XML e Web Services. Por outro lado, assegura a abertura e a interoperabilidade com Microsoft.NET e ambientes J2EE como o IBM WebSphere, e permite-lhe tirar partido das soluções de negócio adequadas ao seu caso particular.

É óbvio que uma tecnologia realmente eficaz deverá ser colocada à disposição da empresa e deverá disponibilizar uma arquitectura escalável que suporte soluções empresariais de vários sistemas e empresas. É aí que reside todo o poder do SAP NetWeaver, ao ser capaz de reunir informação estruturada e não estruturada e de harmonizar dados formalmente retidos em vários sistemas, através de conteúdos de negócio pré-definidos que permitem acelerar o seu retorno do investimento.

A plataforma SAP Netweaver é constituída pelos seguintes componentes: SAP Mobile Infrastucture, SAP Entreprise Portal, SAP Business Information Warehouse, SAP Master Data Management, SAP Exchange Infrastructure e SAP Web Application Server.

Sobre a SAP
A SAP é o fornecedor líder mundial de soluções de software empresarial. As soluções SAP são desenhadas para ir ao encontro das necessidades de empresas de todas as dimensões – desde pequenas e médias a grandes empresas. Com base no SAP NetWeaver, uma plataforma aplicacional e de integração, aberta, que reduz a complexidade e os custos totais de propriedade (TCO), e que facilita a mudança e a inovação do negócio, as soluções mySAP Business Suite estão a contribuir para a melhoria, em todo o mundo, das relações com clientes e parceiros, bem como para a maior eficiência e rentabilidade de todas as cadeias logísticas e operações de negócio. Os processos chave dos vários segmentos de mercado, desde o sector automóvel aos serviços, são suportados pelas soluções SAP, específicas para mais de 25 sectores de actividade. Hoje em dia, cerca de 22.600 organizações clientes, em mais de 76.100 instalações distribuídas por 120 países, usufruem dos benefícios do software SAP. Com uma presença directa em 50 países, a SAP está cotada em várias bolsas internacionais, como a de Frankfurt e a de Nova Iorque, sob o símbolo "SAP". A SAP Portugal conta, actualmente, com 1.065 empresas que utilizam as suas soluções e tem, na sua estrutura organizacional, 130 profissionais.

Tags: ,