SAP adquire empresa de tecnologia A2i

July 27, 2004 by SAP News 0

Este negócio vem no seguimento da estratégia de aquisição de soluções que possam complementar o portfólio de produtos da plataforma SAP NetWeaver.

LisboaA SAP AG, fornecedor líder mundial de software empresarial, anunciou que adquiriu a totalidade da A2i, Inc., uma empresa privada de software, com o objectivo de alargar as capacidades de gestão de dados mestre do SAP NetWeaver, plataforma aberta de integração aplicacional. Esta aquisição é uma parte da estratégia contínua da SAP de identificar e adquirir negócios que possam ajudar a desenvolver a mais inovadora oferta de produtos disponíveis, ajudando os clientes a responder aos desafios específicos do negócio, de forma a ganharem vantagens competitivas. Os aspectos financeiros deste acordo não foram divulgados.

Fundada em 1993 e com sede em Los Angeles, Califórnia, a A2i, Inc. desenvolve e comercializa a xCat, plataforma líder da indústria para a gestão de dados-mestre de produtos empresariais. Como resultado desta transacção, a SAP adquire uma equipa experiente com um forte domínio e uma solução de calibre mundial, com sucesso comprovado num elevado número de soluções sectoriais, incluindo a indústria de bens de consumo, automóvel, médica e de retalho. Seguindo a estratégia do SAP NetWeaver, como plataforma única, a solução xCat da A2i vai ser uma parte completamente integrada no SAP NetWeaver, eliminando a necessidade dos clientes se ocuparem com projectos de integração tecnológica.

"Esta aquisição é um exemplo perfeito da estratégia da SAP em disponibilizar, aos nossos clientes, o conjunto de produtos mais completo e inovador," disse Henning Kagermann, Presidente e CEO da SAP AG. "Não estamos à procura de alvos para grandes aquisições, nem queremos comprar quota de mercado ou base instalada de clientes; preferimos antes adquirir e integrar tecnologias complementares, que não temos até agora ou que não conseguimos desenvolver a custos e velocidade comparável. O princípio que guia a nossa estratégia são as expectativas do cliente, que quer uma verdadeira oferta completa e integrada, disponibilizada pelo seu conselheiro estratégico. Esta estratégia de aquisição permite à SAP continuar a fornecer soluções integradas, ajudando os clientes a impulsionar os seus actuais investimentos em TI, reduzindo os custos em tecnologia enquanto se maximiza o retorno do investimento."

Disponível no Outono de 2004 como um update da versão de 2004 do SAP NetWeaver, o SAP® Master Data Management (SAP MDM) incorporará novas capacidades adquiridas através da aquisição da suite xCat da A2i. Especificamente, o xCat complementará e estenderá as actuais capacidades do SAP MDM, com um suporte para a gestão de dados-mestre de produtos (PCM) empresariais, possibilitando a melhoria da integração, agregação e harmonização dos dados e melhorando catálogos electrónicos, baseados na web, tanto para o lado do vendedor como do distribuidor. A solução em destaque vem também adicionar novas funcionalidades nas áreas de procura de elevada performance, gestão inteligente de imagens e documentos e impressão de catálogos. Adicionalmente, ilustrando as capacidades de uma plataforma horizontal bem desenhada, que podem ser utilizadas para dar uma solução vertical, a SAP vai disponibilizar uma solução integrada de sincronização global de dados, para o mercado de retalho e para os mercados de produtos de consumo, que estão em conformidade com o standard EAN.UCC, com o suporte específico para depósitos de dados UCCnet e Transora.

Melhor do que endereçar o mercado soluções pontuais para a gestão de dados de produtos ou de clientes, a SAP e a A2i partilham uma visão comum de uma abordagem através de uma plataforma tecnológica aberta. A aquisição cria uma solução inovadora para a gestão de qualquer tipo de dado-mestre, através de uma arquitectura já testada, altamente escalável e flexível. Adaptável às necessidades de uma grande parte dos diferentes sectores de actividade, a solução alargada da SAP MDM é desenhada para ser completamente integrada na arquitectura empresarial já existente no cliente, eliminando todas as duplicações de dados e tornando acessível a outras aplicações da empresa toda a informação centralizada no cliente, fornecedores ou produtos.

"À medida que as aplicações de negócio foram crescendo, houve uma proliferação de fontes de dados dentro das empresas," disse Yvonne Genovese, vice-presidente e líder da área de investigação da Gartner Research. "Atingir uma interpretação consistente dos dados começou a ser um verdadeiro trunfo para melhorar os processos de negócio. A harmonização de dados possibilita maior eficiência e uma integração mais estreita em toda a cadeia de valor, ao mesmo tempo que mantém ou reduz os custos do ambiente heterogéneo de aplicações."

"Durante dez anos, a nossa visão e a nossa orientação na A2i foi criar uma verdadeira plataforma empresarial para a gestão de dados-mestre de produtos, com a mesma simplicidade e acessibilidade das aplicações de desktop", disse Ariel Hazi, fundador e CEO da A2i, Inc. "A visão complementar da SAP para o SAP Master Data Management fez da aquisição do xCat uma adaptação natural. Estamos confiantes que a nossa visão, as nossas pessoas e o nosso software encontraram um futuro seguro e apropriado com a adição estratégica ao portfólio de soluções SAP."

Tags: