SAP e IBM inovam no Sector de Retalho

August 9, 2004 by SAP News 0

Oferta de uma combinação de serviços e software para ajudar os retalhistas a melhorar as suas operações e a responder a um mercado em constante mudança.

LisboaA SAP AG anunciou a expansão da sua aliança estratégica global com a IBM, com o objectivo de possibilitar aos principais retalhistas transformarem estrategicamente os seus negócios, de forma a responderem rapidamente às novas exigências dos clientes e à competição global deste mercado.

A SAP e a IBM acordaram promover, em conjunto, uma oferta para retalho, compreendida pelo conjunto das soluções SAP e pelas tecnologias e soluções de retalho da IBM, impulsionando particularmente as capacidades de armazenamento da IBM e as soluções de negócio de retalho da SAP. Esta aliança foi concebida para ajudar os retalhistas a maximizar a eficiência do negócio e a criar experiências de cliente distintas.

Os retalhistas de todo o mundo estão a enfrentar novos desafios e oportunidades, consequência dos rápidos avanços tecnológicos, do aumento da competição global e de consumidores exigentes que estão a exigir um maior leque de opções e conveniência no modo como interagem com os retalhistas. Para capitalizar esta convergência de forças, os retalhistas necessitam de novas tecnologias e modelos de negócio que estejam integrados, desde a sede até ao nível das lojas, com um ambiente operativo flexível, robusto e informação em tempo real. Transformando os seus negócios, de forma a se tornarem mais integrados e com uma maior capacidade de resposta, os retalhistas passam a ter a capacidade de agir instantaneamente às exigências dos consumidores e às novas oportunidades de mercado.

Esta oferta conjunta da SAP e da IBM irá permitir aos retalhistas impulsionar as aplicações já existentes e alinhar as suas infra-estruturas de tecnologias de informação (TI) para reduzir os custos e suportar novas tecnologias, como a Identificação por Rádio Frequência (Radio Frequency Identification – RFID).

"Os retalhistas estão num ponto de viragem estratégica dos seus negócios” disse Christian Nivoix, General Manager do Sector de Distribuição da IBM a nível mundial. “Os retalhistas que irão prosperar são aqueles que escolherem fazer negócio a pedido, integrando tecnologia e novos processos de negócio para maximizar o crescimento, a eficiência operacional e o serviço ao cliente. Como consequência desta aliança, a SAP e a IBM estarão a combinar soluções, tecnologia, serviços, inovação, infra-estrutura e as melhores práticas para proporcionar negócios de retalho com uma vantagem única em toda a empresa".

A combinação de produtos, plataformas e serviços da SAP e da IBM podem ajudar os clientes a reduzir o seu custo total de propriedade de soluções de TI para retalho e aumentar o seu rendimento. Os clientes podem dividir o processo de instalação por várias fases, dependendo das suas necessidades específicas e capacidades organizacionais.

A SAP e a IBM acordaram impulsionar os seus activos combinados e infra-estrutura (SAP for Retail, SAP NetWeaver, IBM Store Integration Framework e IBM WebSphere), de acordo com as necessidades dos seus clientes comuns na indústria de retalho. O esforço também inclui soluções e serviços para gestão de mercadoria, gestão de dados POS, distribuição através da Internet, planeamento e ordenação da mercadoria, previsão avançada e reabastecimento. A SAP e a IBM vão também ajudar os clientes a melhorar o desempenho de armazenamento, migrando para soluções de ponta, abertas, de gestão dos dados-mestres dos produtos e integração de RFID.

"Actualmente os consumidores esperam qualidade, selecção e serviço soberbos, portanto os retalhistas devem, estrategicamente, alinhar os seus processos de negócio à tecnologia, respondendo eficientemente a essas exigências”, disse Léo Apotheker, membro do quadro executivo da SAP. “Como dois fortes e experientes vendedores para o mercado retalhista, a SAP e a IBM irão equipar as empresas com a melhor tecnologia, melhores práticas e processos de negócio de que precisam para gerir eficaz e proveitosamente a totalidade da cadeia de valor, ultrapassando as expectativas dos clientes e evoluindo com as mudanças do mercado".

Além disso, para combinar as capacidades de inovação e integração dos dois líderes de TI, a SAP e a IBM irão colaborar no novo acordo para partilharem conhecimento de consultoria e realçar ofertas em áreas de análise de processos de negócio e boas práticas. Os retalhistas irão também beneficiar de funcionalidades na cadeia de distribuição, recursos humanos, operações de armazenamento, gestão de relação com os clientes, finanças e tecnologias em evolução.

Sobre a IBM
A IBM é a maior empresa de tecnologias de informação a nível mundial. É líder no fornecimento ao sector do Retalho, com um vasto conjunto de soluções de e-business, que incluem:

  • consultoria focada na transformação do negócio, na melhoria das operações de loja, na optimização da cadeia de abastecimento e no planeamento e estratégia de SI;
  • concepção e desenvolvimento de aplicações, integração de sistemas, serviços de outsourcing e operações de gestão;
  • sistemas de pontos de venda, sistemas automáticos de self-checkout e outras tecnologias de hardware e software.

A IBM detém uma lista de clientes de retalho, abrangendo cerca de 100 países, constituída pelos mais importantes players deste sector. Para mais informações sobre as Soluções de Retalho da IBM, por favor visite www.ibm.com/industries/retail/store

Tags: