Novas soluções SAP para os novos requisitos do sector alimentar e bebidas

August 16, 2004 by SAP News 0

Aliança entre a SAP e Deloitte. cria novos pacotes de software e serviços para ajudar as empresas de grande consumo da indústria alimentar e bebidas a dar resposta às crescentes exigências reguladoras e competitivas do mercado

LisboaA SAP AG e a Deloitte. anunciaram que tencionam chegar a acordos que visam a criação de uma nova selecção de pacotes de software e serviços, especificamente desenvolvidos a pensar nas necessidades das empresas de média dimensão que actuam no sector alimentar. Em linhas gerais os dois grandes desafios passam por ajudar estas empresas a melhorar a sua eficiência operacional e fornecer uma solução desenhada para dar resposta a determinadas exigências reguladoras do sector.

Os novos pacotes combinarão as funcionalidades do mySAP ERP e das SAP Best Practices, específicas para a indústria alimentar, e beneficiarão do know-how dos especialistas da Deloitte., que farão a implementação e aconselhamento na área de serviços. Os benefícios antecipados incluem implementações aceleradas, atenção aos riscos de integração e adopção facilitada de novas tecnologias, como a identificação por rádio frequência (RFID).

Os novos pacotes serão inicialmente direccionados para sub-segmentos da indústria de produtos de consumo como a carne, lacticínios, cerveja, soft drinks e água engarrafada. Esta oferta estará disponível no final de 2004 e inclui pacotes de serviços e software desenvolvidos à medida destes sub-segmentos e baseados nas melhores práticas de negócio.

Estes pacotes darão resposta a problemas concretos desta indústria, como a necessidade de optimizar as operações, reduzir o desperdício, melhorar o registo dos produtos e ir ao encontro dos níveis de rastreabilidade, exigidos pela Global Food Safety Initiative (GFSI) e pela nova legislação relativa à alimentação, em particular as novas exigências reguladoras nos EUA e na União Europeia.

"O modo como enfrentamos questões que vão desde as novas regras governamentais à optimização da nossa cadeia de fornecimento está a ganhar uma importância suprema”, afirmou Autumn Bayles, Chief Information Officer, da Tasty Baking Company. “Como líderes da indústria na sua área respectiva, a SAP e a Deloitte. compreendem claramente o nosso negócio e surgiram com um plano de uma solução pré-configurada para nos ajudar a ter eficiência operacional, a adaptar às mudanças da indústria e a ter os nossos sistemas a funcionar correctamente em pouco tempo".

A aliança estenderá as décadas de experiência dos participantes no mercado das empresas de média dimensão, ajudando as empresas do sector alimentar e bebidas, muitas das quais já são clientes tanto da SAP como da Deloitte.. Estas duas partes tencionam desenvolver uma solução com funcionalidades abrangentes e de instalação acelerada, o que pode reduzir o custo de propriedade e providenciar um retorno do investimento mais rápido.

"Agora as médias e grandes empresas esperam que as soluções sectoriais que são desenvolvidas à medida das especificidades do sector, se combinem com o conhecimento acumulado na implementação e na consultoria de negócio no sector da distribuição para garantir o seu sucesso”, afirmou Robert Anderson, director de Investigação da Gartner. “Isto permite-lhes lançar as soluções mais rapidamente, prever o ROI mais correctamente e alinhar o seu orçamento para as tecnologias de informação com os seus objectivos de negócio. Quando estas soluções têm um preço competitivo para o mercado e são distribuídas por conhecidos líderes da indústria, os utilizadores beneficiarão imenso".

Ofertas para médias empresas

A SAP e a Deloitte. tencionam trabalhar conjuntamente para oferecer um pacote de software que possa ser implementado em combinação com serviços extras ao pacote. Estas grandes soluções pré-configuradas serão feitas para sub-segmentos específicos da indústria e desenhadas individualmente conforme as necessidades dos clientes, dando-lhes assim a oportunidade de poupar tempo e dinheiro, em comparação com soluções genéricas que exigem uma maior personalização e suporte adicional. As novas soluções tencionam ajudar estas organizações a corresponder às necessidades básicas de planeamento da empresa, bem como a enfrentar desafios específicos como a gestão do risco de segurança dos alimentos e compatibilidade com o esquema de garantia.

"O objectivo da solução é permitir às empresas da indústria alimentar e bebidas ter as ferramentas certas, implementadas de forma correcta e ir ao encontro dos desafios, incrivelmente complexos, que elas enfrentam”, refere Ed Carey, líder global de produtos de consumo da Delloitte Touche Tohmatsu. “Este último anúncio é mais um passo numa relação de sucesso, de há já 15 anos, com a SAP a servir a indústria alimentar e bebidas, com soluções de software incomparáveis, conhecimento de mercado e competências de implementação".

As empresas alimentares beneficiarão de funcionalidades como a gestão da qualidade, controlo e dispositivos de acompanhamento e localização RFID. As empresas de bebidas obterão ainda benefícios concretos de características como a gestão de embalagens vazias, impostos indirectos e entrega directa nas lojas. A maioria das empresas da indústria alimentar e bebidas vão beneficiar de características do software concebidas para os ajudar a cumprir a legislação como o Acto 2002 do BioTerrorismo dos EUA e o artigo 18 do regulamento 178 da UE, ambos efectivos a partir de Janeiro de 2005.

"Os desafios que as empresas do sector alimentar e bebidas agora enfrentam, criam nos nossos clientes a necessidade de um melhor aconselhamento profissional e ferramentas adequadas, para manter a sua capacidade de se adaptarem às oscilações do mercado”, refere Nils Herzberg, Vice-Presidente Sénior das Indústrias Fabris da SAP AG. “A combinação da experiência da SAP e da Deloitte. no sector alimentar e bebidas, coloca-nos numa posição única para responder a estes desafios. Este anúncio enquadra-se do ponto de vista estratégico no crescente portfólio de pacotes de serviços para médias e grandes empresas disponibilizados pela SAP, com soluções especializadas, pré-empacotadas, de preço e alcance fixos, que são desenhadas para permitir aos nossos clientes ter ainda mais sucesso".

Sobre a Deloitte
O nome internacional – Deloitte Touche Tohmatsu – deriva dos três percursores – George Touche, Admiral Nobuzo Tohmatsu, William Welch Deloitte – líderes na área dos serviços profissionais, que, desde o início das suas carreiras, reconheceram a importância da criação de uma firma global com respostas à medida, soluções qualificadas e altamente especializadas.
A complementaridade e a soma de sinergias e recursos da Deloitte reforçam a sua posição de liderança no mercado internacional, com uma cultura baseada num modelo de desenvolvimento profissional que premeia o mérito. As firmas portuguesas da rede internacional Deloitte Touche Tohmatsu operam sob o nome e marca Deloitte.

Tags: