SAP potencia crescimento da The Body Shop

August 26, 2004 by SAP News 0

O retalhista líder em produtos de beleza vai integrar a gestão da empresa com a operação dos mais de dois mil pontos de venda distribuídos por 50 países, recorrendo à solução da SAP para a indústria de Retalho

LisboaA SAP AG anunciou que a empresa The Body Shop está a uniformizar as suas operações a nível mundial, recorrendo ao software empresarial da SAP. A implementação assenta na solução da SAP para a Indústria de Retalho (SAP for Retail) e será levada a cabo na sede da empresa, nos escritórios regionais, nos armazéns e nas mais de duas mil lojas distribuídas por todo o mundo.

O acordo mundial, que engloba mais de mil utilizadores distribuídos por 50 países diferentes, estende assim a presença da SAP na rede total de lojas e centros de distribuição da The Body Shop, fora dos Estados Unidos da América onde a empresa de produtos de beleza já está a ter um bom retorno do investimento efectuado na solução para o retalho da SAP. Com a implementação a nível global, a The Body Shop pretende melhorar a sua produtividade, a capacidade de resposta ao cliente e a rapidez de introdução e comercialização de novos produtos.

Cliente SAP desde 1999, a The Body Shop escolheu as aplicações integradas para retalho da SAP, baseadas na tecnologia SAP NetWeaver, de forma a poder harmonizar os processos de negócio da sua rede global, criando uma base sólida, mas flexível, para o crescimento do negócio em todo mundo. A implementação mundial, conduzida pela Diagonal Consulting, faz parte de uma estratégia a três anos para alcançar uma maior consistência empresarial em processos de previsão, encomenda, alocação e distribuição.

Ao substituir alguns dos antigos sistemas por aplicações empresariais e software especializado da SAP para o sector de retalho, passarão a ficar cobertos todos os processos de negócio desde a sede até às lojas, potenciando os processos financeiros da empresa, o armazenamento e gestão da cadeia de distribuição, o desenvolvimento de novos produtos e as operações nos respectivos pontos de venda.

"Ao expandirmos o nosso negócio a nível internacional, necessitamos de uma plataforma empresarial de Tecnologias de Informação única, para gerir eficientemente a crescente dimensão e complexidade das nossas operações globais", refere Jon Granville, Director de TI da The Body Shop. "Escolhemos a SAP pela sua experiência na indústria de retalho, e pelo alcance e capacidade global da sua solução. A implementação global da solução da SAP não é uma iniciativa de TI, mas sim uma iniciativa de negócio que irá ajudar-nos a melhorar os processos chave que permitirão uma vantagem competitiva em cada loja. Com base nos benefícios já obtidos nos Estados Unidos, a SAP irá ajudar-nos a fornecer um melhor suporte em toda a nossa rede de vendas e distribuição e, por último, a prestar um serviço melhor aos nossos clientes".

Para incrementar o suporte de negócio às várias operações que utilizam as funcionalidades da solução de retalho, a SAP formou os gestores e colaboradores da equipa de projecto da The Body Shop, em áreas como fixação de preços e promoção, compras e logística.

Compreensão empresarial impulsiona eficiência dos processos de negócios

Ao criar processos de negócio empresariais consistentes, um dos principais objectivos da The Body Shop é ganhar uma melhor visibilidade da grande quantidade de informação sobre fornecedores, clientes e produtos face ao negócio global. No centro da solução integrada estará o SAP® Business Intelligence, uma componente do SAP NetWeaver, que permitirá à The Body Shop uma transparência no acesso à informação em toda a sua rede retalhista. Todos os movimentos de stock e cash-flow serão seguidos a um nível muito aprofundado, e as implicações financeiras dos processos de negócio serão integradas no mySAP ERP para planeamento, monitorização, análise e relatório.

Ao dar suporte a processos como gestão de armazém, com conhecimento das encomendas e disponibilidade dos produtos, a empresa passará a ter uma gestão flexível da sua cadeia de distribuição – por exemplo, processos flexíveis de armazenamento, a montante e a jusante, permitem assegurar uma resposta rápida às diferentes exigências na procura, enquanto mantém excelentes níveis de stock em toda a rede de distribuição da empresa.

SAP no "pulsar" da loja

A aplicação de gestão de dados do ponto de venda (SAP POS Data Management) da solução SAP para o sector de retalho auxilia os retalhistas a compreender e a satisfazer melhor as exigências dos clientes, e irá permitir acelerar os processos de análise de dados da cadeia mundial de lojas The Body Shop. A aplicação POS enviará informação sobre eventos, promoções, preços, margens e códigos de retomas, para o sistema de cada um dos escritórios regionais e posteriormente para a sede. Ao fornecer a todos os utilizadores da organização acesso rápido e em tempo real a informação fiável destes indicadores fundamentais de negócio, a aplicação permitirá a tomada de decisões estratégicas, de forma a optimizar actividades promocionais e de venda, para geografias individuais ou categorias específicas de produtos.

Capacidade de introdução de novos produtos permite a expansão da gama

Para ajudar a reduzir os custos e aumentar a velocidade de desenvolvimento e introdução de novos produtos, a The Body Shop irá implementar o mySAP Product Lifecycle Management. Baseado nas funcionalidades de integração inteligente de dados de negócio, esta solução permitirá adequar o design dos produtos à análise do mercado e às exigências do cliente. A solução irá permitir à empresa gerir o ciclo de vida de cada novo produto, através de colaboração com o fornecedor, até ao lançamento do produto e gestão da promoção da marca.

"Com base nos sucessos que já tivemos com a The Body Shop, estamos satisfeitos por ajudar a empresa a desenvolver o seu negócio e alargar a sua liderança no ambiente em mudança da indústria de retalho", disse Jim McMurray, Senior Vice President, Retail, SAP. "Com várias aplicações novas, integradas e desenhadas de acordo com as necessidades dos retalhistas, a solução da SAP para a indústria de retalho (SAP for Retail) disponibiliza uma solução end-to-end que irá ajudar a The Body Shop a ganhar uma visibilidade em tempo real, maior eficiência e agilidade em todas as operações mundiais, para aumentar o seu negócio global e melhor satisfazer as exigências dos clientes".

Sobre a The Body Shop
The Body Shop International – com 2.019 lojas em mais de 50 países espalhados pelo mundo, sedeada no Reino Unido – é uma das marcas mais reconhecidas do mundo. O retalhista global de alta qualidade, com produtos inspirados na natureza como os Body Butters e Dry Oil Mists, está também comprometido em proteger e promover valores como a protecção ambiental e respeito pelos direitos humanos. Desenvolve relações comerciais com comunidades carenciadas e no que diz respeito à indústria de cosmética opõe-se aos testes efectuados em animais.

Tags: