SAP reforça a aposta no SAP NetWeaver

October 7, 2004 by SAP News 0

O Centro de Negócios do Pavilhão Atlântico, em Lisboa, foi mais um ponto de passagem do SAP NetWeaver World Tour, para dar a conhecer ao mercado nacional resultados e novas funcionalidades da plataforma de integração da SAP.

LisboaA SAP Portugal, fornecedor líder de software empresarial, dedicou o dia de hoje para renovar a sua aposta estratégica na plataforma aplicacional e de integração, SAP NetWeaver. Esta acção, contou com a participação de Joaquim Jesus Santos, Director Geral da SAP Portugal, de José Duarte, Presidente da Região Sul da SAP EMEA, e de Carlos Janicas, Director Geral da HP Portugal. O evento teve a colaboração da Deutz, um cliente da SAP, que revelou a sua experiência de integração de sistemas SAP com sub-sistemas proprietários. A Link e a Safira, parceiros de negócio para a iniciativa SAP NetWeaver, apresentaram também a sua estratégia para a integração de sistemas. O evento encerrou com Charles Abrams, Director de Investigação da Gartner que focou as principais tendências do mercado de aplicações de negócio.

Para Joaquim Jesus Santos, Director-Geral da SAP Portugal "a presença do SAP NetWeaver World Tour em Lisboa vem confirmar a nossa aposta no SAP NetWeaver. Além de que acreditamos que o caminho passa exactamente por uma solução como esta, uma plataforma de integração, aberta, que responde aos problemas de integração de uma organização, rentabilizando todos os investimentos já efectuados e reduzindo o custo total de propriedade". E continua "em Portugal, temos tido uma boa receptividade por parte dos nossos clientes, de tal modo que nos congratulamos por já termos atingido o número de referências nacionais a que nos tínhamos proposto".

SAP NetWeaver: Passos importantes em 2004

A SAP tem levado a cabo diversos desenvolvimentos tecnológicos, tendo em vista a optimização do SAP NetWeaver. Para apoiar as organizações no acesso a dados críticos e acelerar os tempos de resposta, a SAP desenvolveu uma solução de Business Intelligence (BI), de elevada performance, sendo esta parte integrante do SAP NetWeaver. Com esta nova oferta, as empresas ganharão acesso instantâneo à informação, tal como dados de inventário e de rentabilidade, para as ajudar a aumentar a sua produtividade, a realizar previsões de vendas mais correctas, a melhorar as relações com fornecedores e a incrementar o foco e a eficácia das campanhas de marketing. Estas novas capacidades beneficiarão os ambientes empresariais com elevados volumes e com uma quantidade significativa de pedidos simultâneos de dados, bem como de queries imprevisíveis.

Foi também recentemente anunciado pela SAP uma actualização ao SAP Master Data Management (SAP MDM), um componente do SAP NetWeaver. As novas funcionalidades, que incluem um leque completo de Web Services, uma framework de modelação de novos objectos e uma normalização alargada de dados, fazem do SAP MDM a primeira oferta que consegue gerir a informação de cliente, produto e vendedor, armazenada em múltiplos sistemas existentes num ambiente heterogéneo de TI, resolvendo os problemas de integração.

A disponibilidade da estabilidade necessária para as empresas correrem aplicações de missão-crítica, em Java, também é uma das inovações mais recentes do SAP NetWeaver. Esta nova tecnologia utiliza uma máquina virtual, que corre código Java standard, numa framework que minimiza o impacto de situações de erro em aplicações Java, transformando em realidade a visão do "tudo em Java". Disponibilizando um nível de robustez sem precedentes para aplicações Java de larga escala, o SAP NetWeaver reduz significativamente o suporte, facilita a administração de Java em toda a organização e melhora o nível de serviço ao cliente.

A SAP AG, anunciou em Julho deste ano a aquisição da totalidade da A2i, Inc., uma empresa privada de software, com o objectivo de alargar as capacidades de gestão de dados mestre do SAP NetWeaver. Esta aquisição é uma parte da estratégia contínua da SAP de identificar e adquirir negócios que possam ajudar a desenvolver a mais inovadora oferta de produtos disponíveis, ajudando os clientes a responder aos desafios específicos do negócio, de forma a ganharem vantagens competitivas. A A2i, Inc. desenvolve e comercializa a xCat, plataforma líder da indústria para a gestão de dados-mestre de produtos empresariais. Como resultado desta transacção, a SAP adquire uma equipa experiente com um forte domínio e uma solução de calibre mundial, com sucesso comprovado num elevado número de soluções sectoriais, incluindo a indústria de bens de consumo, automóvel, médica e de retalho. Seguindo a estratégia do SAP NetWeaver, como plataforma única, a solução xCat da A2i vai ser uma parte completamente integrada no SAP NetWeaver, eliminando a necessidade dos clientes se ocuparem com projectos de integração tecnológica.

A Safira e a Link foram as primeiras empresas nacionais que celebraram acordos de parceria para o SAP NetWeaver. Estas parcerias estabelecidas no Verão deste ano surgiram com o objectivo de aumentar e melhorar a implantação desta plataforma no mercado nacional. Alguns dos principais requisitos exigidos às empresas, pela SAP, para este tipo de aliança são: um forte cariz tecnológico e, sobretudo, com experiência nas vertentes de integração em vários níveis; demonstração do valor acrescentado que podem trazer para o ecossistema SAP e, em particular, às suas soluções; e a posse e aquisição de competências em termos de recursos (consultores) nos componentes da plataforma.

Sobre o SAP NetWeaver

O SAP NetWeaver é uma plataforma onde actualmente assentam todas as soluções SAP. Ao aderirem ao SAP NetWeaver, os clientes SAP ficam dotados de uma plataforma que funciona como uma ferramenta estratégica para todo o ambiente de TI, através da qual se basearão todas as aplicações existentes numa organização, quer sejam SAP ou não. Por outro lado, um factor decisivo para a escolha desta plataforma é a aquisição de uma tecnologia flexível, que responde aos problemas de integração de aplicações, processos e pessoas de uma organização, rentabilizando todos os investimentos já efectuados e reduzindo o custo total de propriedade. O SAP NetWeaver baseia-se nos mais recentes modelos e tecnologias da Internet como HTTP, XML e Web Services. Por outro lado, assegura a abertura e a interoperabilidade com Microsoft.NET e ambientes J2EE como o IBM WebSphere, e permite-lhe tirar partido das soluções de negócio adequadas ao seu caso particular. É óbvio que uma tecnologia realmente eficaz deverá ser colocada à disposição da empresa e deverá disponibilizar uma arquitectura escalável que suporte soluções empresariais de vários sistemas e empresas. É aí que reside todo o poder do SAP NetWeaver, ao ser capaz de reunir informação estruturada e não estruturada e de harmonizar dados formalmente retidos em vários sistemas, através de conteúdos de negócio pré-definidos que permitem acelerar o seu retorno do investimento.

Tags: