McLaren Mercedes acelera na Fórmula 1 com a SAP

October 11, 2004 by SAP News 0

A solução mySAP All-in-One contribui para a alta performance dos motores desde o seu desenho até ao autódromo.

LisboaA SAP AG foi a empresa escolhida pela Equipa McLaren Mercedes para ajudar a optimizar as operações de engenharia e produção da Mercedes-Ilmor, divisão de motores de Fórmula 1, da Mercedes-Benz. A equipa está a utilizar o it.automotive – uma solução mySAP All-in-One da itelligence, um parceiro de negócio da SAP – para integrar todos os dados referentes ao design, desenvolvimento e produção dos motores num único sistema de gestão, e melhorar a colaboração entre os grupos de projecto. A solução fornece às equipas de gestão e de engenharia informações fiáveis e em tempo real, sobre o ciclo de vida e a performance dos mais de 5.000 componentes que constituem os motores. Com esta opção, a empresa visa obter a melhor performance possível de cada motor e implementar com grande rapidez novas inovações técnicas.

Em qualquer fim-de-semana de competição no circuito global, a Equipa McLaren Mercedes opera com seis motores, em que cada um tem de resistir a 800 quilómetros em esforço, durante os dois dias de testes e provas de qualificação e no dia da competição. Para a Mercedes-Benz, o sucesso articula-se com a tomada rápida das melhores decisões sobre quais os componentes do motor a reutilizar, substituir, reconstruir ou deitar fora. Para a permuta dos dados, com maior rapidez e fiabilidade, sobre o ciclo de vida dos motores entre as equipas de design e produção e as equipas das corridas, a Mercedes-Ilmor precisou de substituir os vários sistemas, que acumulou ao longo dos 20 anos em que cresceu de uma empresa com 25 funcionários para uma organização internacional com mais de 500 empregados. Precisou também de assegurar a integração com a Equipa Técnica de Fórmula 1 da Mercedes-Benz, sedeada em Estugarda.

"O êxito da equipa McLaren Mercedes depende da nossa capacidade de desenvolver, montar e fornecer os nossos motores com rapidez e consistência, desde a oficina à pista e com a melhor qualidade possível", disse Martin Whitmarsh, CEO da Equipa McLaren Mercedes para a Fórmula 1. "Com a solução SAP, optimizada pela itelligence, temos mais tempo para actuar, com base na informação disponível, por não gastarmos tanto tempo no acesso à mesma. Com a maior transparência e disponibilidade da informação essencial, as nossas equipas de projecto estão melhor equipadas para levarem com maior rapidez para a pista motores da mais alta performance e inovações de produtos, melhorando a vantagem competitiva da Equipa de Formula 1 da McLaren Mercedes".

A solução da Mercedes-Ilmor foi melhorada com aplicações da itelligence feitas à medida para empresas de engenharia do ramo automóvel, e utiliza a funcionalidade de gestão de produtos e projectos do mySAP Product Lifecycle Management (mySAP PLM).

Desde o desenvolvimento e produção na oficina, aos testes e entrega nos diversos locais das competições, espalhados pelo mundo, a solução mySAP All-in-One irá dar às equipas de projecto da Mercedes-Ilmor tempos de acesso mais rápidos a uma fonte de dados única e integrada, sobre o ciclo de vida dos componentes dos motores. Todo o registo de cada componente – resultados de testes, estado da produção, stock e envio – poderá ser acedido quase que em tempo real, a partir de qualquer ponto no mundo, permitindo análises fiáveis sobre a durabilidade, desempenho e necessidade de reparação, substituição ou optimização técnica. A integração do software com as aplicações de design assistido por computador (CAD) da empresa irá ajudar a assegurar a alta disponibilidade e consistência de listas de peças, de desenhos CAD e da documentação técnica usada internamente e partilhada com a equipa McLaren Mercedes.

As equipas de projecto irão gerir os respectivos dados e documentação com o cProjects, uma ferramenta de colaboração no mySAP PLM. Esta ferramenta irá permitir uma coordenação mais estreita entre as várias equipas na montagem das peças de cada motor, suportando as tarefas contínuas de preparação para a corrida, optimização a médio prazo e desenvolvimento a longo prazo para a próxima geração de motores.

O software SAP irá manter os dados mestres sobre as especificações das peças e automaticamente ligar listas de materiais ao planeamento e aos processos de back-office financeiros. Mapeando os processos de aquisição no software SAP, a Mercedes-Ilmor poderá também elaborar uma lista dos melhores fornecedores, controlar custos e definir os padrões de qualidade e prazos de entrega.

"A SAP fornece às médias empresas soluções empresariais end-to-end que respondem às suas necessidades específicas, oferecendo aos seus clientes uma vantagem estratégica decisiva", disse Claus Heinrich, membro do conselho executivo da SAP AG. "A solução para o sector automóvel é capaz de servir as necessidades de subsegmentos, como a Fórmula 1, onde os resultados são medidos em termos de tempo e precisão. Afinadas por parceiros de negócio da SAP, as soluções mySAP All-in-One destinam-se especialmente a empresas de média dimensão que precisem de aplicações rentáveis, que possam ficar operacionais muito rapidamente. A solução mySAP All-in-One da itelligence irá ajudar a Mercedes-Ilmor e a equipa McLaren Mercedes a simplificar processos operacionais e de gestão, fornecendo uma solução end-to-end para uma equipa campeã".

A SAP é patrocinadora da Equipa McLaren Mercedes desde 1997.

Sobre a Itelligence AG
A itelligence AG é um dos principais fornecedores internacionais de serviços da SAP, contando com mais de 950 empregados, altamente qualificados, em 15 países e em 4 regiões (América, Europa Ocidental, Alemanha/Áustria e Europa de Leste). Com uma aliança mySAP Business, Service and Support e como Hosting Partner e Global Services Partner da SAP, a itelligence realiza projectos complexos no ambiente SAP para mais de 1.200 clientes em todo o mundo. Os serviços da empresa vão desde a consultoria e licenciamento SAP ao outsourcing e serviços para soluções SAP específicas. Em 2003, a itelligence AG gerou um total de 145,6 milhões de euros em vendas.

Tags: ,