SAP investe mais de 100 milhões de dólares em Programas com Universidades… e Portugal não é excepção!

November 30, 2004 by SAP News 0

Depois de protocolos para o mySAP Business Suite, a SAP Portugal leva o SAP Business One para o Instituto Superior de Engenharia do Porto, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a Escola Superior de Tecnologia de Viseu. Esta participação suporta também a formação de docentes que colaboram directamente neste projecto.

LisboaNo ano de 2004, a SAP investiu globalmente e em todo o mundo mais de 100 milhões de US Dólares em Programas de Gestão e Relacionamento com as Universidades. Por ano, mais de 160 mil estudantes, em mais de 500 Universidades distribuídas por 36 países, beneficiam das melhores práticas de gestão empresarial proporcionadas pelas soluções da SAP.

A SAP Portugal, empresa líder no fornecimento de software empresarial, expandiu o âmbito do seu Programa de Gestão e Relacionamento com as Universidades e Institutos Politécnicos nacionais, ao concretizar protocolos para a utilização do software SAP Business One nos respectivos cursos de licenciatura.

Esta partilha de conhecimentos deverá enriquecer e preparar os estudantes para, no futuro, estarem receptivos à utilização das tecnologias colocadas à disposição no mundo do trabalho. A disponibilização destas ferramentas nas escolas permite que os alunos adquiram uma visão real das aplicações versus realidade empresarial. Esta visão escola/trabalho é uma vantagem competitiva para todos os estudantes.

Sobre o âmbito destes protocolos, Cristina Gil, responsável da SAP Portugal pelo relacionamento com as Universidades, acrescentou, “um dos objectivos fundamentais deste programa é criar a possibilidade de inovação e maior dinâmica aos Cursos, de modo a permitir uma actualização dos conhecimentos a todos os envolvidos”.

Sobre o âmbito destes protocolos, Cristina Gil, responsável da SAP Portugal pelo relacionamento com as Universidades, acrescentou, “um dos objectivos fundamentais deste programa é criar a possibilidade de inovação e maior dinâmica aos Cursos, de modo a permitir uma actualização dos conhecimentos a todos os envolvidos”.

Adicionalmente, a SAP Portugal também tem vindo a promover Workshops e Seminários ao abrigo deste Programa. Entre Maio e Junho, deste ano, mais de 500 estudantes de diversas instituições tiveram contacto com as Soluções SAP nas próprias salas de aulas. O objectivo foi dar a conhecer as melhores práticas de gestão através das Soluções SAP, que marcam presença no meio empresarial, independentemente da dimensão e sector de actividade.

Para o Eng. João Rebello de Andrade do ISEP “esta é uma das formas de aproximar o mundo académico do mundo empresarial. Como sabemos, a linguagem SAP é uma exigência curricular em muitas profissões e empresas e, por isso mesmo, é para nós uma mais valia poder dar a possibilidade aos nossos alunos de estabelecerem o primeiro contacto com esta realidade ainda na escola e, simultaneamente, aprenderem as principais funcionalidades de um software de gestão”. O mesmo responsável acrescenta que “este protocolo veio também trazer uma motivação adicional para os professores, ao permitir que estes tivessem formação específica, nesta área, com consultores da SAP.”

Por seu turno, o Professor Rui Gomes do Instituto Politécnico de Viana de Castelo afirmou o seguinte: “o protocolo recentemente celebrado com a SAP irá possibilitar aos nossos alunos a familiaridade com ferramentas de gestão e de tecnologia, de modo a que atinjam uma visão do mundo empresarial mais próxima da realidade. Como resultado, este conhecimento irá permitir aos futuros profissionais uma vantagem competitiva e um know-how das melhores práticas de gestão e das soluções tecnológicas, que terão uma grande praticabilidade na integração dos mesmos no mundo do trabalho.” O responsável refere ainda que “julgo que todas as parcerias que tragam para dentro dos Institutos Superiores Politécnicos a realidade do mercado empresarial são positivas para todos.”

Para Rui Almeida, Director das Alianças da SAP Portugal “nos protocolos que estabelecemos temos em vista dois grandes objectivos, o primeiro é contribuir para o ensino das melhores práticas de gestão através da cedência das nossas aplicações nos planos curriculares das escolas nacionais. O outro grande objectivo é fomentar a deslocalização do conhecimento nas soluções SAP para além dos grandes centros urbanos, levando as nossas aplicações para universidades e politécnicos que se encontram fora desses centros, mas que podem e devem vir a constituir pólos de desenvolvimento regional, fundamentais para o desenvolvimento do país. Estamos certos que esta é uma forma de qualificar os alunos e ajudar a criar condições para fixar estes futuros profissionais em regiões que necessitam de um forte impulso tecnológico”.

Esta colaboração da SAP Portugal com as universidades e institutos politécnicos tem mais de 6 anos, permitindo integrar o estudo das suas soluções no programa curricular das diferentes disciplinas de gestão. Até à data, foram estabelecidos 5 protocolos para a solução mySAP Business Suite, existindo neste momento um número elevado de cursos com cadeiras a utilizarem este software.

Tags: