SAP e Accenture lançam Solução para o sector Energético

December 21, 2004 by SAP News 0

O SAP® xApp Integrated Exploration and Production ajuda as empresas petrolíferas e de gás a aumentar a produtividade e a reduzir custos e tempos de ciclo.

LisboaA SAP AG e a Accenture lançaram uma solução de software para ajudar as empresas do sector energético a gerirem com maior eficiência os seus portfolios de recursos de extracção e a melhorarem as suas operações.

As duas empresas conceberam e desenvolveram conjuntamente a aplicação SAP® xApp Integrated Exploration and Production (SAP xIEP), baseada na plataforma tecnológica SAP NetWeaver. O SAP xIEP permite às companhias energéticas extractivas integrar informações críticas, dados e aplicações – incluindo os de actividades de desenvolvimento, produção, operações e manutenção – para melhor executar processos de extracção de petróleo e de gás.

Ao oferecer aos utilizadores a possibilidade de acederem e utilizarem facilmente processos específicos e informações, e de efectuarem processamentos transaccionais através dos numerosos e, muitas vezes, diferentes sistemas usados em operações, o SAP xIEP reduz significativamente a quantidade de tempo que os profissionais da energia precisam de gastar na pesquisa de dados ou na reconciliação de itens. Em resultado, podem tomar decisões mais acertadas e rápidas, produzir informações exactas e transparentes, incrementar a adesão a processos operacionais e aumentar a produtividade.

" O campo petrolífero digital é ao mesmo tempo uma solução e um problema”, disse Dan Miklovic, vice-presidente e director de pesquisa da GartnerG2. “São produzidos mais dados do que nunca, mas as empresas petrolíferas ainda sentem a necessidade de aprender como tirar o máximo partido de toda essa nova informação".

O SAP xIEP foi concebido para suportar processos empresariais de extracção, específicos deste sector, começando pela manutenção de recursos extractivos. O suporte para este processo inclui a classificação e priorização de trabalhos de manutenção, a redução de manutenções recorrentes e de falhas com grande impacto, a optimização de níveis de inventário e a disponibilidade de componentes importantes, a previsão de falhas de equipamento e de actividades de manutenção não planeadas, e a abreviação dos tempos de resposta a parceiros internos e externos.

" O SAP xIEP é uma solução poderosa que, pela primeira vez, junta processos operacionais de extracção e processos empresariais de suporte num ambiente integrado”, disse Peggy Kostial, Partner da Accenture, responsável pelo Programa de Energia da SAP na empresa. “Esta capacidade é o passo seguinte, no sentido de libertar o enorme valor que se encontra actualmente aprisionado na rede de extracção e distribuição, devido à falta de integração e de transparência dos processos empresariais".

A Accenture e a SAP tencionam melhorar a nova solução, no sentido de incluir o suporte a funções adicionais, incluindo compras, operações (planeamento, calendarização e manutenção) e contabilidade. Quando estas funcionalidades forem acrescentadas, o SAP xIEP irá permitir aos trabalhadores, nos diferentes locais, aceder aos dados mais recentes dos projectos, a partir de locais remotos, e visualizar todas as informações relevantes, como sejam dados diários referentes às perfurações. Os trabalhadores poderão sincronizar dados de diferentes origens e colaborar remotamente com os membros das suas equipas – como sejam engenheiros, profissionais geotécnicos e equipas administrativas – para apoiarem os processos empresariais de extracção.

" Estamos a entrar rapidamente na era de uma arquitectura orientada para os serviços, permitindo aos clientes ambientes de TI flexíveis a um TCO reduzido”, disse Claus Heinrich, membro do comité executivo da SAP AG. “O SAP xIEP faz uma plena utilização destas vantagens, uma vez que foi desenvolvido em conformidade com a Enterprise Services Architecture, a versão da SAP de uma estrutura orientada para os serviços. Com o lançamento do SAP xIEP, cumprimos a nossa estratégia anunciada, facilitando aos nossos clientes processos específicos da indústria e disponibilizando-lhes aplicações relevantes".

Sobre a Accenture
A Accenture é uma empresa global de consultoria de gestão, serviços tecnológicos e outsourcing. Empenhada em inovar, a Accenture trabalha em colaboração com os seus clientes para os ajudar a tornarem-se empresas e administrações de alto desempenho. Contando com profundos conhecimentos especializados na indústria e em processos empresariais, amplos recursos globais e qualidades comprovadas, a Accenture pode mobilizar as pessoas, as técnicas e as tecnologias apropriadas para ajudar os seus clientes a melhorarem o seu desempenho. Com mais de 100.000 pessoas em 48 países, a empresa gerou receitas líquidas no valor de 13,67 mil milhões de dólares no ano fiscal findo a 31 de Agosto de 2004. Mais informação em: www.accenture.com.

Tags: ,