Realtech e SAP assinam parceria para Portugal

March 1, 2005 by SAP News 0

O posicionamento estratégico, a forte vertente tecnológica e a experiência da REALTECH nas soluções SAP foram os principais factores que levaram a SAP Portugal, líder em software de gestão, a estabelecer uma parceria com a REALTECH, empresa consultora que tem mantido uma estreita ligação com o mundo SAP, estabelecendo-o como o seu core business.
Realtech torna-se no mais recente parceiro para SAP NetWeaver em Portugal.

LisboaA SAP Portugal celebrou uma nova parceria para a área de serviços de consultoria com a REALTECH, empresa de serviços em sistemas de informação SAP e de desenvolvimento de soluções de software inovadoras para a gestão de sistemas de informação. Esta aliança representa o alargamento da parceria específica para a solução SAP NetWeaver estabelecida pela SAP, em Portugal, comprovando a importância desta plataforma de integração aplicacional para a estratégia da empresa e atribuindo à REALTECH o estatuto de “SAP Service Partner para a iniciativa SAP NetWeaver”.

Na perspectiva da REALTECH, a parceria resulta da estratégia de comprometimento com a SAP, a nível global, sendo desde há vários anos Service Partner noutros países, onde dispõe de referências importantes também em Portugal, apesar de não ter tido até hoje o estatuto oficial de parceiro da SAP. Esta parceria representa para a REALTECH a oportunidade de consolidar a sua presença no mercado SAP e aceder a um mercado de grandes clientes, com uma oferta de desenvolvimento de soluções de negócio e de integração, que encaixa na arquitectura empresarial destas organizações.

No âmbito do modelo de parcerias praticado pela SAP, atendendo à evolução da oferta e mais especificamente, à recente plataforma de integração aplicacional SAP NetWeaver, a SAP Portugal está a desenvolver esforços no sentido de celebrar parcerias para a implantação desta plataforma no mercado nacional. Alguns dos principais requisitos exigidos às empresas, pela SAP, para este tipo de aliança são: um forte cariz tecnológico e, sobretudo, com experiência nas vertentes de integração em vários níveis; demonstração do valor acrescentado que podem trazer para o ecossistema SAP e, em particular, às suas soluções; e a posse e aquisição de competências em termos de recursos (consultores) nos componentes da plataforma.

No seguimento do acordo firmado, Francisco Meireles, Director Geral da REALTECH Portugal, refere: “A Realtech Portugal mantém, no seu âmbito, a mesma linha de actuação perante o mercado que as suas congéneres europeias, focalizando o negócio em consultoria tecnológica, com especial ênfase nas soluções SAP. Neste sentido, a Realtech tem com a SAP vários acordos de parceria, tais como Global Support Partner, Technology Consulting Partner e Software Partner. Estes acordos, feitos ao nível das casas-mãe de ambas as empresas, facilitam o trabalho e reconhecimento ao nível global. De forma a fortalecer o posicionamento da Realtech Portugal perante o mercado nacional, torna-se para nós importante que, também ao nível local, sejamos reconhecidos como detentores do conhecimento especializado nas soluções SAP e, em particular, nas soluções SAP NetWeaver”.

Joaquim Jesus Santos, Director Geral da SAP Portugal, reforça que “o papel dos novos parceiros para o SAP NetWeaver é crucial para a implantação desta plataforma no mercado nacional”. O mesmo responsável acrescenta que “a escolha da REALTECH para esta parceria deve-se especialmente ao facto de ser uma entidade com provas dadas nesta área e com um compromisso muito forte com a SAP, a nível global, nomeadamente, no que respeita à plataforma de integração aplicacional SAP NetWeaver”.

Por último, com esta parceria, a REALTECH terá acesso a um programa de formação dos seus consultores, nas componentes do SAP NetWeaver e todo o acompanhamento necessário para as primeiras implementações.

Sobre o SAP Netweaver

O SAP NetWeaver é uma plataforma em que actualmente assentam todas as soluções SAP. Ao aderirem ao SAP NetWeaver, os clientes SAP ficam dotados de uma plataforma que funciona como uma ferramenta estratégica para todo o ambiente de TI, através da qual se basearão todas as aplicações existentes numa organização, quer sejam SAP ou não. Por outro lado, um factor decisivo para a escolha desta plataforma é a aquisição de uma tecnologia flexível, que responde aos problemas de integração de aplicações, processos e pessoas de uma organização, rentabilizando todos os investimentos já efectuados e reduzindo o custo total de propriedade.

O SAP NetWeaver baseia-se nos mais recentes modelos e tecnologias da Internet, como HTTP, XML e Web Services. Por outro lado, assegura a abertura e a interoperabilidade com Microsoft.NET e ambientes J2EE, como o IBM WebSphere e permite-lhe tirar partido das soluções de negócio adequadas ao seu caso particular.

É óbvio que uma tecnologia realmente eficaz deverá ser colocada à disposição da empresa e deverá disponibilizar uma arquitectura escalável que suporte soluções empresariais de vários sistemas e empresas. É aí que reside todo o poder do SAP NetWeaver, ao ser capaz de reunir informação estruturada e não estruturada e de harmonizar dados formalmente retidos em vários sistemas, através de conteúdos de negócio pré-definidos que permitem acelerar o retorno do investimento.

A plataforma SAP Netweaver é constituída pelos seguintes componentes: SAP Mobile Infrastucture, SAP Entreprise Portal, SAP Business Information Warehouse, SAP Master Data Management, SAP Exchange Infrastructure e SAP Web Application Server.

Sobre a REALTECH
A REALTECH é uma consultora tecnológica com sede em Walldorf, Alemanha, com delegações em 11 países e com intervenção em 4 continentes do globo. Desde a sua fundação, tem mantido uma estreita ligação com o mundo SAP, estabelecendo-o como o seu core business. Líder em consultoria tecnológica, nomeadamente, na plataforma mySAP Business Suite, a REALTECH tem trabalhado em parceria com a SAP, usufruindo dos títulos de Global Support Partner, Global Technology Partner e Software Partner. Foi, inclusive, a primeira empresa no mundo a quem foi atribuída a certificação de “Global Support Partner” pela SAP”.

A proximidade entre os escritórios da REALTECH e da SAP, na Alemanha e a comunicação entre as empresas, indicia a óptima relação entre ambas, permitindo o acesso imediato às últimas tecnologias, produtos e informação estratégica da SAP, colocando a REALTECH numa posição privilegiada em relação à concorrência. Em Walldorf, a REALTECH colabora com a SAP em várias áreas. Alguns exemplos são a cooperação de colaboradores da REALTECH na Software Factory, no LinuxLab da SAP e na equipa de Portais SAP.

Tags: