Estudo revela que os líderes das empresas vêem os próximos cinco anos como um ponto de viragem para as TI

April 7, 2005 by SAP News 0

As tecnologias de informação estão a tornar-se uma ferramenta competitiva que permite velocidade de execução na estratégia de negócio e na inovação.

LisboaAs Tecnologias de Informação (TI) vão se tornar uma arma competitiva crítica nos próximos cinco anos, à medida que o sucesso das empresas depende mais de novos modelos de negócio, que de novas linhas de produtos, de acordo com um estudo global realizado junto de líderes de negócios. O Estudo, que foi patrocinado pela SAP e conduzido pela Economist Intelligence Unit, questionou os líderes de mais de 4.000 empresas em 23 países para descreverem como o negócio vai mudar durante os próximos cinco anos.

A velocidade de execução da estratégia e a inovação foram identificados como os desafios chave de gestão que as empresas vão ter de enfrentar nos próximos cinco anos, e mais de quatro quintos das respostas indicaram que a tecnologia vai ser crítica para a capacidade das empresas adaptarem os seus modelos de negócio e para a implementação das suas estratégias. Perto de três quintos dos inquiridos afirmaram que as TI se estão a tornar numa ferramenta competitiva – mais que num simples condutor para a obtenção de eficiência ao nível dos custos.

Em todo o mundo, mais de 60% dos executivos questionados disseram que esperam que a sua empresa continue a especializar-se, em primeira instância, nas linhas de produtos existentes, em vez de apostarem na diversificação de novos produtos ou serviços. 54% dos inquiridos afirma que as empresas estão a deslocar a sua atenção para modelos de negócio inovadores, em vez de novos produtos, como forma para atingir vantagens competitivas.

O foco de hoje em modelos de negócio inovadores e em ecossistemas de negócio que estão a emergir sustenta a própria estratégia de crescimento da SAP para os próximos cinco anos, de acordo com Henning Kagermann, CEO da SAP.

"Para serem bem sucedidas em 2010, as empresas vão precisar de se adaptar rapidamente às alterações das exigências dos clientes," disse Henning Kagermann, Presidente e CEO da SAP AG. "À medida que se concentram nos seus negócios, as empresas estarão cada vez mais dependentes de uma rede integrada de parceiros e fornecedores para irem ao encontro das exigências de flexibilidade e conveniência apresentadas pelos clientes. As TI vão ter um papel estratégico em ajudar as empresas, de forma eficiente e eficaz, a adaptarem-se rapidamente às exigências dos clientes. Estamos a entrar numa nova era da informática, onde as TI estão alinhadas com o negócio e são utilizadas para levar a uma vantagem competitiva, no lugar de serem uma simples ferramenta para a redução de custos."

O estudo também indica que as empresas vão cada vez mais virar-se para as TI como uma ferramenta competitiva para melhor preverem o comportamento do cliente. Os inquiridos citaram alterações nas necessidades e comportamento dos clientes como o único e mais significativo desafio à inovação dos serviços e produtos que as empresas vão enfrentar nos próximos cinco anos. Perto de 40% dos inquiridos esperam investir numa melhor gestão de relação com o cliente (CRM – Customer Relationship Management) para ajudar a ultrapassar esse desafio.

61% dos inquiridos considera que as TI se vão revelar mais críticas na melhoria da relação com os clientes e no serviço a clientes nos próximos cinco anos. Os restantes vêem as TI com um papel mais importante no desenvolvimento de novos produtos e serviços (31%) e na gestão da cadeia de distribuição (30%).

"As previsões das TI se tornarem numa “commodity” são prematuras," disse Erik Brynjolfsson, Professor de Gestão na MIT Sloan School e Director do MIT Center for eBusiness. "Nos próximos cinco anos, para se atingir uma maior vantagem competitiva, vamos ser testemunhas de mais inovação com o recurso às TI, do que alguma vez se verificou no passado. O novo estudo da EUI e da SAP, a quatro mil gestores, vai ao encontro das nossas próprias pesquisas no Centro de eBusiness do MIT, destacando o crescente papel das TI na criação de novos modelos de negócio e na orientação das atenções para o cliente. À medida que os dados e a informática se tornam cada vez mais baratos, aumenta o potencial para a inovação permitido pelas TI."

Muitos dos benefícios competitivos das TI vêm da sua capacidade de capturar, comunicar e analisar a informação, como indica o estudo. Os inquiridos afirmam que entre 2005 e 2010 esperam ver melhorado o acesso à informação certa no momento exacto.

Questionados para avaliarem as tecnologias emergentes, a maioria dos inquiridos disseram que a nova gestão de dados e as ferramentas analíticas vão ter um grande impacto, se não for o maior, na capacidade das suas empresas em inovarem ao longo dos próximos cinco anos.

Business 2010: Embracing the challenge of change está disponível gratuitamente no endereço de Internet da Economist Intelligence Unit: http://www.eiu.com/Business2010.

Tags: