SAP ajuda os Clientes a adoptar uma arquitectura orientada para os serviços

April 7, 2005 by SAP News 0

O novo Programa para a Adopção da Enterprise Services Architecture oferece aos clientes uma aproximação passo-a-passo para melhor alinharem as suas estratégias de Negócio e de TI, enquanto agilizam os negócios.

LisboaDando mais um passo no seu compromisso de ajudar os clientes a evoluir os seus sistemas para arquitecturas orientadas para serviços (Service-Oriented Architecture – SOA), a SAP anuncia um novo programa que fornece um conjunto combinado de software e serviços para ajudar as empresas a melhorar o seu ambiente de TI, de forma a que possam responder mais facilmente às mudanças das necessidades do negócio da sua organização e às exigências do mercado sempre em mutação. O Programa de Adopção SAP Enterprise Services Architecture (ESA) oferece uma aproximação formalizada, passo-a-passo, para ajudar as empresas a gerir transições estratégicas para uma SOA baseada nas suas necessidades individuais, enquanto mantém a produtividade dos sistemas existentes.

As empresas de hoje enfrentam o desafio de implementar infra-estruturas de TI flexíveis que suportem as alterações em processos de negócio e a inovação num ambiente de negócio, de ritmo acelerado, onde a agilidade é essencial. A SAP Enterprise Services Architecture foi lançada em 2003 como uma aproximação à SOA, mas orientada para o negócio, endereçando esta necessidade ao fornecer às empresas um plano para melhor alinhar o negócio e as TI, através de serviços, de soluções empresariais e de infra-estruturas flexíveis de TI. O Programa de Adopção ESA ajuda agora as empresas a criar e a implementar facilmente um ambiente ESA que impulsiona o potencial dos Web Services. O programa inclui quatro passos chave para apoiar os clientes na transição para ESA, considerando:

  1. Compreensão da visão através de workshops ESA e de sessões sobre o custo total de propriedade (total cost of ownership – TCO);
  2. Construção de um road map baseado nas necessidades individuais dos clientes;
  3. Implementação e Entrada em Produtivo da solução;
  4. Aproveitamento do valor da ESA, enquanto se está efectivamente a gerir a mudança.
    Em cada passo, a SAP fornece aos clientes um portfolio de serviços já testados, que abrangem uma variedade de ferramentas, templates, amostras e workshops criados para endereçar as diferentes necessidades de cada organização.

O Programa de Adopção ESA é oferecido complementarmente às soluções de software da SAP já disponíveis, que são construídas tendo por base a plataforma aplicacional e de integração, SAP NetWeaver. Disponível desde 2003, o SAP NetWeaver fornece a base para a transição a uma abordagem baseada em serviços, tanto para clientes SAP como para clientes não SAP, enquanto simultaneamente disponibiliza um leque poderoso de produtividade para o utilizador, de ferramentas analíticas de negócio e de tecnologias de integração desenhadas para reduzir os custos operacionais e para melhorar a capacidade das empresas na resposta aos desafios de negócio em constante mutação. Juntamente, a plataforma SAP NetWeaver e as novas ferramentas disponíveis no Programa de Adopção ESA fornecem uma combinação poderosa de soluções e serviços que estão disponíveis para ajudar as empresas a planear e a iniciar a sua migração para ESA.

A SAP está a ajudar os clientes a acelerar uma aproximação orientada para os serviços, através da construção nas suas soluções de software de uma migração evolucionária para a ESA. Em vez de forçar os clientes a ter uma aproximação revolucionária (desaproveitando e substituindo os seus investimentos nos sistemas existentes, por novas ferramentas, aplicações e plataformas), as soluções SAP são “orientadas e baseadas em serviços” por serem construídas sob a plataforma SAP NetWeaver, o que impulsiona a convergência das aplicações e das tecnologias de integração numa verdadeira abordagem “applistructure”. A SAP continua a evoluir a plataforma SAP NetWeaver para uma plataforma de processos de negócio (Business Process Platform), que fornece já um conjunto de serviços empresariais, prontos a usar, assim como fornece a infra-estrutura que permite implementar e gerir os serviços empresariais e criar aplicações compostas. A Business Process Platform vai ser o potenciador da verdadeira flexibilidade do negócio, ajudando os clientes a compreender futuros retornos dos seus investimentos de TI.

“As iniciativas de SOA vão provocar uma mudança fundamental na forma como as organizações desenvolvem, implementam e gerem o seu ambiente de software,” disse Sandra Rogers, directora de investigação SOA e Web Services da IDC. “Educação, Coordenação e Suporte em toda a empresa é essencial à medida que as empresas procuram a optimização dos seus processos de negócio e dos seus recursos de TI.”

Benefícios para os parceiros para a adopção ESA

Os parceiros da SAP também beneficiam do programa, uma vez que têm a capacidade de acrescentar valor e de crescer o seu negócio com serviços da próxima geração. O Programa de Adopção ESA fornece um blueprint e ferramentas para uma transição evolutiva dos clientes SAP em todos os ambiente de TI, ao fornecer os meios necessários para aumentar as capacidades de entrega de serviços em todos os processos de negócio nucleares da empresa. O Programa impulsiona o ecossistema SAP a continuamente realçar as melhores práticas e criar road maps que orientam as estratégias de TI e os planos de projectos. Para os grandes integradores de sistemas (SIs), o Programa de Adopção ESA complementa a actual oferta de consultoria, fornecendo um conjunto bem estruturado de serviços, permitindo uma construção mais rápida de um road-map de TI. Para pequenos integradores de sistemas, também enriquece as suas capacidades de entrega com serviços de elevado valor, tais como estratégias de consultoria em TI e planeamento de projecto a longo prazo.

“Os nossos clientes e parceiros têm estado à procura de abordagens práticas para transformar as infra-estruturas de TI em poderosos potenciadores de agilidade e mudança nos negócios,” disse Shai Agassi, presidente do grupo de Produtos e Tecnologia e membro do quadro executivo da SAP. “O Programa de Adopção ESA ajuda estas empresas a atingir uma flexibilidade única de uma arquitectura orientada para serviços através do SAP NetWeaver. A SAP está a ajudar as empresas a criar ambientes adaptáveis de TI, que rapidamente reflectem as mudanças nos processos de negócio e suportam as áreas de negócio que criam a grande diferenciação e valor.”

Tags: