“Applistructure” e Inovação dominaram o SAP Business Forum 2005

April 8, 2005 by SAP News 0

Ontem, no Centro de Congressos do Estoril, a empresa de software deu a conhecer para uma vasta plateia novas soluções, experiências de clientes na primeira pessoa e projectos desenvolvidos pelos seus parceiros. Um evento em que a inovação, a visão e a experiência foram as palavras de ordem.

LisboaA SAP Portugal realizou ontem, dia 7 de Abril, no Centro de Congressos do Estoril, a 8ª edição do SAP Business Forum. Durante um dia, cerca de 900 pessoas puderam conhecer as novas soluções SAP, experiências de clientes e projectos desenvolvidos pelos parceiros da empresa de software.

Para Joaquim Jesus Santos, Director-Geral da SAP Portugal, “o Centro de Congressos do Estoril pareceu este ano ter sido pequeno para tantos interessados em conhecer as soluções SAP, a nossa visão e a perspectiva dos nossos clientes. Mais uma vez conseguimos criar um ambiente onde a reflexão procurou respostas para o futuro e tentámos ao mesmo tempo encontrar o caminho da inovação. Estamos certos que este evento serviu para criar ou confirmar novas perspectivas para clientes SAP e para potenciais clientes.”

O evento começou com a intervenção do Director-Geral da SAP Portugal, Joaquim Jesus Santos, sobre “Experiência. Visão. Inovação.”, na qual foi realçado também o road-map da SAP para os próximos dois anos. Ainda este ano, a suite completa de soluções e todas as soluções verticais da SAP passarão a estar baseadas na plataforma aplicacional e de integração, SAP NetWeaver. Em 2006, a solução mySAP All-in-One estará disponível em “Business Process Platform”, assim como esta plataforma passará a estar disponível para os ISVs. Em 2007, a suite completa e todas as soluções verticais SAP estarão disponíveis com base na “Business Process Platform” e estará concluída a solução da SAP denominada Enterprise Services Architecture. Em termos nacionais, a SAP Portugal, no seu inquérito de satisfação a clientes, apresentou um aumento do índice de satisfação para 90, o que revela uma tendência positiva na fidelização dos clientes.

Seguiu-se a mesa de debate, onde foram discutidas as perspectivas de gestão, subordinadas ao tema “Como impulsionar os resultados económicos e suportar a inovação empresarial através da utilização de Sistemas de Informação”. Com a moderação de António Perez Metelo, Sub-director do Diário de Notícias, participaram Eduardo Branco, CEO da PT Sistemas Informação, Manuel Ferreira de Oliveira, Presidente da Unicer, Isabel Ferreira, Presidente do Espírito Santo Innovation e João Cotrim Figueiredo, Vice-Presidente da Compal. Um pequeno inquérito, realizado junto da audiência assistente da mesa de debate, através de SMS, em que se avaliou a relação entre a inovação empresarial e a utilização de sistemas de informação, acabou por apresentar resultados muito similares aos do estudo da EUI.

José Duarte, Managing Director South West Europe da SAP, continuou a segunda parte da manhã, com o tema “Atingir o Êxito com Modelos de Negócio Inovadores”. Comentando os resultados de um estudo elaborado pela Economist Intelligence Unit, junto de 4.000 gestores das 23 maiores economias mundiais, José Duarte realçou a consolidação como um dos factores que, nos próximos 5 anos, afectará a maioria das Indústrias e acelerará a Especialização. Para a premente necessidade de se inovar os modelos de negócios, a flexibilidade e a velocidade tornam-se imperativos. Como suporte à inovação, José Duarte concluiu que as TI representam uma “arma” estratégica para as empresas.

O conceito de “applistructure” também foi o tema da apresentação de Nigel Montgomery, European Research Director e Analista da AMR Research, como um dos futuros investimentos das empresas na área das Tecnologias da Informação.

As sessões paralelas focaram várias aplicações do software SAP e o seu papel nas empresas, como é a solução mySAP CRM na Tabaqueira e na Delta Cafés e das soluções SAP Business Information Warehouse, SAP Strategic Enterprise Managment e Corporate Performance Management na Galp e na Verbo Postal.

A Compal, a Refer, a Sogrape e a Fima-VG/Unilever Bestfoods/LeverElida/IgloOlá foram também exemplos de sucesso revelados neste evento, descritos na primeira pessoa.

Entre os parceiros da SAP estiveram presentes empresas como Accenture, Deloitte., Edinfor, Fujitsu Siemens, HP, IBM, NovaBase, PT Sistemas de Informação, Realtech, Roff.global e Safira. Entre os parceiros expositores salienta-se a presença de: Captaris, Elo Informática, Informatica, Methodus, Milénio3, Netopolis, SAPi2, STILC e SUN, e como parceiro oficial de telecomunicações, a Vodafone.

Tags: ,