SAP e Microsoft anunciam o primeiro produto conjunto desenhado para integrar as aplicações de gestão da SAP com o Microsoft Office

May 10, 2005 by SAP News 0

O novo produto, com o nome de código “Mendocino”, vai revolucionar o modo de acesso às aplicações empresariais da SAP, graças a uma completa integração com o familiar software Microsoft Office.

LisboaA SAP AG e a Microsoft Corp. estão a desenvolver conjuntamente um novo produto, com o nome de código “Mendocino”, que será um importante factor de competitividade para as empresas e que vai revolucionar o modo como as pessoas que trabalham a informação acedem, analisam e utilizam os dados empresariais, permitindo-lhes melhorar os processos de decisão do negócio. O “Mendocino” vai ligar as funcionalidades avançadas de gestão da SAP às aplicações do Microsoft Office. Os utilizadores deste produto, o primeiro a ser desenvolvido em conjunto pela SAP e pela Microsoft, vão desfrutar da familiaridade e da facilidade de utilização do Microsoft Office, ao acederem às melhores práticas da SAP ao nível dos processos e informação empresariais.

Com o “Mendocino”, a SAP e a Microsoft tencionam garantir uma maior eficiência aos profissionais que trabalham a informação e que utilizam o Microsoft Office como o seu principal ambiente de trabalho. O “Mendocino” juntará o Microsoft Office ao software de gestão da SAP, oferecendo aos clientes uma maior visibilidade e utilização da informação de negócio, a partir do seu próprio desktop. O “Mendocino” vai ajudar as pessoas a evitar despender tempo e esforços à procura de informação corporativa estratégica e crucial, diminuindo a necessidade de formação de utilização de sistemas díspares. O “Mendocino” pretende também maximizar o valor dos investimentos já efectuados pelos clientes em Microsoft Office e em mySAP Enterprise Resource Planning (ERP).

Como parte desta parceria, quer a SAP quer a Microsoft acordaram que ambas venderiam a solução completa, o que significa que a SAP vai comercializar o Microsoft Office e a Microsoft vai vender licenças da Business Processs Platform da SAP, que disponibilizará processos empresariais prontos a funcionar e acessíveis como serviços empresariais. Disponível em 2006, a Business Process Platform da SAP vai servir como base para a criação e desenvolvimento de aplicações compostas, tais como o “Mendocino.”

Este novo produto está desenhado para integrar os processos SAP – tais como a gestão de tempo, a monitorização orçamental, a gestão organizacional e a gestão de viagens e despesas – directamente com o Microsoft Office. Por exemplo, com o novo produto, os utilizadores vão dispor de mais menus na aplicação e seleccionar opções de processos e informação no smart panel específico da SAP. Além de que vão poder sincronizar a informação entre o Microsoft Exchange Server e o sistema SAP, recuperar informação SAP no Microsoft Excel e, ainda, submeter dados através de formulários Microsoft Office InfoPath®.

A Siemens VDO, um dos fornecedores líderes na indústria automóvel, está a planear a adopção do “Mendocino” para tirar vantagem das funcionalidades de gestão das actividades. A empresa espera que a integração das tecnologias do Microsoft Office, como o Microsoft Outlook, com a plataforma ERP da SAP ajude as pessoas, que trabalham com informação, a melhor controlar e gerir o seu tempo, enquanto dá aos supervisores o acesso à informação completa e correcta, no sentido de produzir a facturação atempadamente e de manter um atento controlo orçamental.

“Graças ao “Mendocino”, planeamos alargar o rico e produtivo ambiente de processos empresariais da SAP a toda a nossa força laboral”, disse Jean-Claude Viguier, Director da Estratégia de TI e da Arquitectura de Processos de Negócio da Siemens VDO. “Em consequência, os sistemas uma vez acedidos por utilizadores SAP estarão disponíveis a milhares de empregados que estão familiarizados com o ambiente Microsoft Office. O desenvolvimento de novas capacidades não vai exigir formação alguma, tem uma alta taxa de aceitação e impulsiona rapidamente a produtividade em toda a organização”.

Utilizar os Web Services e a Arquitectura Orientada para os Serviços (SOA) para simplificar a integração.

Mantendo o compromisso para com os Web Services, como a fundação para a próxima geração de software empresarial, este produto conjunto é construído com base nos esforços das empresas na interoperabilidade dos produtos existentes e na aliança global. O “Mendocino” desfruta das características de abertura da Enterprise Services Architecture (ESA), o cunho da SAP para a definição de uma arquitectura orientada para os serviços; da eficiência do sistema Microsoft Office e dos Web Services do Microsoft .NET, na integração contínua das tecnologias das duas empresas. O produto respeita o outro objectivo da SAP de uma infra-estrutura de TI flexível, impulsionada pelo SAP NetWeaver, para disponibilizar aos utilizadores finais uma grande flexibilidade na forma como acedem às soluções da SAP® e, por último, realça o compromisso da Microsoft em estender as capacidades do sistema Microsoft Office a programas, servidores e serviços, para aumentar a produtividade individual e organizacional e criar novas oportunidades para a inovação e crescimento de negócio com parceiros.

“Actualmente é muito difícil para os utilizadores acederem à informação da empresa de que necessitam para tomar decisões eficazes e eficientes,” disse Jeff Raikes, Vice-Presidente do Grupo Information Worker Business da Microsoft. “Este produto vai ao encontro desta questão. O “Mendocino” permite-nos disponibilizar ainda mais valor aos muitos clientes que hoje utilizam os produtos da SAP e da Microsoft e promete colocar o poder dos sistemas empresariais na ponta dos dedos de todas as pessoas que trabalham com informação.”

“A criação deste novo e poderoso produto tem por base a relação estratégica de 15 anos da SAP com a Microsoft”, disse Shai Agassi, Presidente da Unidade de Produto e Tecnologia e membro do quadro executivo da SAP. “Estamos a trabalhar juntos para melhorar e simplificar o conhecimento do trabalhador experiente, estendendo os processos de negócio SAP ao Microsoft Office”.

A Microsoft e a SAP têm trabalhado em conjunto há mais de uma década para oferecer valor de negócio empresarial aos clientes. Hoje em dia, cerca de 46.000 instalações SAP correm em Microsoft Windows® – mais que em todas a outras plataformas juntas. E quase dois terços das novas instalações SAP baseiam-se em Microsoft Windows. Mais informação sobre o “Mendocino” está disponível em: http://www.sap.com/mendocino/.

Sobre a Microsoft
Fundada em 1975, a Microsoft (Nasdaq “MSDF”) é o líder mundial em software, serviços e soluções que ajudam as pessoas e as empresas a atingir o seu potencial máximo.

Tags: