SAP cria Centro Internacional de Desenvolvimento e Inovação em Portugal

May 18, 2005 by SAP News 0

Com um investimento inicial de 3 milhões de euros, a SAP pretende contribuir para a inovação e modernização dos processos de gestão da Administração Pública através da criação do Centro Internacional de Desenvolvimento e Inovação em Portugal

LisboaA SAP investe, em Portugal, na criação de um Centro Internacional de Desenvolvimento e Inovação, orientado especificamente para a Administração Pública. O objectivo será inovar e ampliar, com base na plataforma já desenvolvida pela SAP, as funcionalidades de uma solução especialmente concebida para facilitar a inovação e a modernização dos processos de gestão da Administração Pública.

A criação deste Centro Internacional de Desenvolvimento e Inovação em Portugal representa um investimento inicial de 3 milhões de euros, nos três primeiros anos, e contribui para a criação de emprego no nosso país.

Este projecto reflecte a experiência acumulada em vários projectos desenvolvidos pela SAP, em particular na área da administração pública e assenta no reconhecimento das elevadas competências técnicas, existentes no nosso país, nomeadamente ao nível dos recursos humanos. O nível de preparação dos programadores portugueses, o domínio da língua inglesa e as boas capacidades de coordenação com elementos de outros países foram factores determinantes para trazer este projecto para Portugal.

O facto dos recursos nacionais integrarem o Grupo Global de Desenvolvimento da SAP vai trazer uma maior competência técnica para o nosso país, pois estes elementos têm acesso a práticas de excelência e a práticas de inovação no desenvolvimento de software. Também, os conhecimentos e o know-how adquirido pelos profissionais que vão integrar este grupo, sobre o desenvolvimento de soluções que são mundialmente líderes de mercado, ficarão em território nacional.

O Centro Internacional de Desenvolvimento e Inovação vem acelerar o desenvolvimento de novos processos que são requisitos fundamentais da Administração Pública portuguesa. A Administração Pública terá à sua disposição as melhores práticas internacionais de Gestão Pública, podendo seleccionar aquelas que pretende adoptar/adaptar, capitalizando os desenvolvimentos já realizados noutros países.

A criação deste Centro Internacional de Desenvolvimento e Inovação vai oferecer à Administração Pública Portuguesa ferramentas de gestão, que permitem aos diferentes organismos uma gestão mais eficiente. Por exemplo, na gestão da contabilidade pública, no desenvolvimento de portais internos ou externos, na melhoria das capacidades de integração ou na gestão do capital humano, com claros reflexos no relacionamento com os cidadãos.

Segundo Joaquim Jesus Santos, Director-Geral da SAP Portugal "No âmbito da solução de Sector Público, a SAP Portugal propôs à casa mãe que as especificações levantadas e identificadas como alvo de desenvolvimento fossem desenvolvidas em Portugal, em vez de, como é habitual, serem desenvolvidas nos Centros de Desenvolvimento existentes noutros países", acrescentando que "o alinhamento deste governo com o programa Plano Tecnológico, na áreas das TI, foi determinante para a decisão de trazer este Centro para Portugal".

Este projecto prevê, ainda, a possibilidade de que algumas especificações desenvolvidas em Portugal, no âmbito da solução da SAP para o Sector Público, sejam utilizadas por outros países.

Tags: