SAP melhora a eficiência da NATO

June 30, 2005 by SAP News 0

A agência responsável pelos serviços de logística, manutenção, procurement, gestão de contratos, suporte técnico e engenharia dos vários sistemas militares utilizados pelos países membros da NATO implementa a solução SAP ERP para melhorar a eficiência e eficácia de toda a organização.

LisboaA SAP, fornecedor líder mundial de soluções de software empresarial, foi a responsável pela implementação do software ERP da NAMSA (NATO Maintenance and Supply Agency), focada nas áreas de Logística, Recursos Humanos, Financeira e Procurement. Projecto este que teve como principais desafios melhorar a eficiência das dez unidades de gestão da organização, que operam de forma independente, criar uma interface com os diferentes sistemas militares e melhorar a informação financeira da Agência.

O apoio logístico providenciado pela NAMSA às operações da NATO exige tecnologias de informação eficientes que permitam à Aliança atingir os seus objectivos, não só em tempo de paz como também em situações de crise. Quando é necessário mobilizar forças, é imprescindível gerir a logística, como criar cadeias de comando temporárias que permitam o máximo de eficácia na gestão de milhares de tropas. Por outro lado, a actividade de procurement por si só pode envolver centenas de itens num curto prazo de semanas. O apoio logístico disponibilizado pela NAMSA à operação da NATO é um factor de sucesso significativo, pelo que a agência resolveu harmonizar os seus sistemas de tecnologias de informação, de forma a poder ter uma intervenção mais eficaz.

Esta iniciativa dividiu-se em dois projectos. O primeiro compreendeu a melhoria dos processos suportados na solução SAP de gestão do capital humano e da área financeira. Durante o segundo projecto – com o nome Projecto de Melhoria dos Recursos Corporativos – a NAMSA implementou as funcionalidades de logística e procurement, com o objectivo chave de integração numa única plataforma, graças à solução SAP for Defense & Security. Em paralelo, para criar relatórios financeiros, de recursos humanos e logísticos, a agência implementou também a componente SAP Business Information Warehouse (SAP BW), que é parte integrante do SAP Business Intelligence, uma componente da plataforma SAP NetWeaver.

“A NATO tem um papel indispensável na protecção da segurança, liberdade e prosperidade para a comunidade transatlântica, assim, para coordenar eficientemente as complexas operações de procurement e logística dos 26 países membros, ter um sistema de tecnologias de informação não é um luxo, mas sim uma necessidade”, afirma Rui Pereira da Silva, Public Sector Sales Manager da SAP Portugal, acrescentando que “a SAP tem um vasto leque de ferramentas que ajuda à eficiência de qualquer organização para que seja capaz de responder eficientemente no momento certo”.

Com a implementação deste projecto SAP, a NAMSA pode agora beneficiar de uma maior eficiência operacional, de uma plataforma preparada para as necessidades futuras e de unidades de gestão perfeitamente integradas.

“Ao implementar o software SAP sabemos que temos uma plataforma sólida, com funcionalidades que podemos facilmente activar no futuro. Estes sistemas dão-nos maior capacidade para ir ao encontro de novas necessidades, à medida que elas forem surgindo – e elas estão sempre a surgir”, refere Guy Thooft, chefe de Aplicações Corporativas do departamento de sistemas de informação da NAMSA, acrescentando que “estamos muito contentes com a forma como as coisas resultaram nas nossas implementações SAP. Utilizando o software SAP, a nossa organização está mais eficiente. Este foi um projecto de grande sucesso”.

Tags: ,