Polícia Judiciária ganha eficiência e produtividade com mySAP Business Suite

July 11, 2005 by SAP News 0

Aumento da produtividade e da eficiência das actividades administrativas, integração das diferentes áreas funcionais e do fluxo da informação intra-instituição, automatização de processos e criação de informação de gestão da Polícia Judiciária são algumas das vantagens proporcionadas pela solução.

LisboaA SAP Portugal, em colaboração com a Capgemini Portugal, anuncia que a Polícia Judiciária entrou em exploração com a sua solução mySAP Business Suite. Esta foi a solução que a Polícia Judiciária escolheu implementar, no âmbito do seu processo de modernização, para melhorar a eficiência das suas actividades e aumentar a sua produtividade. Com este novo software a Polícia Judiciária obtém benefícios tais como o registo, actualização e acesso on-line da informação, a eliminação de tarefas repetitivas, que muitas vezes originavam erros, e informação disponível em tempo útil para a gestão.

O projecto mySAP – Inovação constitui parte do âmbito do projecto SIAIC – Sistema Integrado de Apoio à Investigação Criminal da Polícia Judiciária, e em particular tem por objectivos o aumento da produtividade e da eficiência das actividades administrativas, a integração das diferentes áreas funcionais e do fluxo da informação intra-instituição, a automatização de processos e a criação de informação de gestão.

A parceria estabelecida entre a Capgemini, a SAP e o INA revelou ser o instrumento essencial para endereçar com sucesso os desafios deste projecto: aliada à flexibilidade e adequação do mySAP Business Suite para o sector público, a abordagem de gestão da mudança e controlo de qualidade, compatíveis com a dimensão estruturante do projecto, foi determinante.

A implementação do sistema mySAP Business Suite estende-se às áreas de Contabilidade – atendendo às especificidades da contabilidade pública e do POCP e respondendo aos requisitos necessários para poder alimentar o sistema SIC -, Tesouraria, Contabilidade Analítica, Gestão de Imobilizado, Recursos Humanos – manutenção do cadastro e processamento de salários, formação, avaliação de desempenho e recrutamento – e na área de Compras e Gestão de Stocks.

“A opção da Polícia Judiciária pelo sistema SAP deveu-se ao facto de o mesmo ser considerado como aquele que melhores condições reunia e garantia para a prossecução dos objectivos propostos, tanto pelas funcionalidades disponibilizadas, como pela solidez da presença no mercado e do número de referências, em particular, em organismos do Sector Público português” afirma o Director de Projecto da Polícia Judiciária, acrescentando que “o sucesso é algo que se constrói e que só é possível pelo envolvimento e empenho das equipas quer da Polícia Judiciária, quer da Capgemini e do INA, que apesar do grande esforço que lhes foi exigido, aderiram ao projecto de forma entusiástica”.

Segundo Rui Pereira da Silva, Director da Unidade de Negócios para o Sector Público da SAP Portugal “a entrada em produtivo da nossa solução na Polícia Judiciária vem reforçar a presença da SAP no sector público”, acrescentando que “confirma-se assim as potencialidades e as capacidades da SAP em construir soluções para um organismo público, como é o caso da Polícia Judiciária, por forma a gerar maiores eficiências nos seus processos de gestão e a proporcionar um aumento da produtividade dos seus funcionários”.

Para Teresa Lopes Gândara, Principal da Capgemini Portugal, “a entrada em exploração da solução da SAP, no cumprimento do calendário e dos objectivos definidos pela Polícia Judiciária, demonstra a capacidade e a experiência da Capgemini em executar este tipo de projectos”. A mesma responsável acrescenta que “o sucesso do projecto da Polícia Judiciária é o corolário de uma forte aposta da Capgemini em constituir-se como pioneira no desenvolvimento de projectos de implementação SAP no sector público.”

O projecto, que teve início em finais de Julho de 2004, envolveu uma equipa base de mais de 35 elementos da Polícia Judiciária, da Capgemini e do INA (parceiros escolhidos para a implementação do sistema). Para a entrada em produtivo, foram realizadas sessões de formação aos utilizadores finais de todo o país e ilhas, bem como preparadas as condições para a prestação de apoio local e um modelo de help-desk que garantirá os serviços de suporte.

Sobre o Grupo Capgemini
A Capgemini, um dos maiores fornecedores de serviços de Consultoria, Tecnologia e Outsourcing do mundo, trabalha com os seus clientes de uma forma única e inovadora chamada Collaborative Business Experience. Pelo compromisso em atingir sucesso mútuo e a realização de valor tangível, a consultora ajuda as empresas a implementar estratégias de crescimento, potenciar a tecnologia, e prosperar através do poder da colaboração. A Capgemini tem cerca de 60.000 colaboradores no mundo inteiro e apresentou uma receita global de cerca de 6,3 mil milhões de Euros em 2004. Mais informações sobre a Capgemini e os seus serviços podem ser encontradas em www.pt.capgemini.com.

Tags: , , ,