SAP compra Lighthammer

July 13, 2005 by SAP News 0

A solução de produção da SAP passa a incorporar o Lighthammer Collaborative Manufacturing Suite com vista a melhorar o desempenho da produção de manufactura e acelerar o retorno do investimento.

LisboaA SAP AG anunciou que está a disponibilizar maior ligação entre o ambiente de produção fabril e a empresa, ao adquirir a Lighthammer Software Development Corporation, uma empresa privada, fornecedor líder de software para a gestão do conhecimento na manufactura e produção colaborativa, sediada em Exton, na Pensilvânia.

Esta aquisição vai criar valor através de um melhor desempenho da produção, com um retorno de investimento mais rápido, para os mais de 12.000 clientes de manufactura da SAP. O Collaborative Manufacturing Suite (CMS) da Lighthammer vai passar a estar disponível na oferta global da SAP como uma aplicação composta SAP xApps, assente na plataforma SAP NetWeaver.

"A aquisição da Lighthammer suporta a estratégia da SAP para permitir redes empresariais adaptáveis, ou ABNs (Adaptive Business Networks), para os nossos clientes", afirmou Nils Herzberg, SVP de Soluções para a Indústria de Manufactura, Grupo de Produto e Tecnologia da SAP. "O essencial para permitir o ABN é construir a ponte entre o ambiente de produção fabril e a empresa, através do que a SAP chama de produção adaptável – a capacidade de um fabricante reabastecer, com rentabilidade, a cadeia de distribuição enquanto se adapta de forma dinâmica às mudanças imprevisíveis. A combinação SAP Lighthammer é um exemplo da visão ABN".

A SAP afirmou que a aquisição suporta o compromisso da empresa em oferecer uma solução de manufactura compatível com a norma ISA-95, que reduz a complexidade na construção de ligações personalizadas aos sistemas de ambiente produtivo (shop floor) e, por isso, acelera o time-to-value para o cliente final.

A solução SAP Lighthammer disponibilizará uma visibilidade, em tempo real, às excepções na produção e às variações de desempenho, incluindo a origem dos problemas e respectivos impactos no negócio, permitindo aos fabricantes e equipas de produção adaptar-se à mudança e responder rapidamente a eventos imprevistos na oferta e na procura. A combinação vai permitir à SAP oferecer integração transaccional em tempo real entre o ERP e os sistemas de “shop floor”, bem como uma visão e análises unificadas, muitas vezes, referidas como "manufacturing intelligence", prontas a serem utilizadas pelos clientes de manufactura. Esta combinação, por fim, permitirá às empresas rentabilizar os seus actuais investimentos, com um baixo custo total de propriedade (TCO).

"Quebrar a barreira entre o shop floor e as aplicações de negócio é essencial para aumentar a produtividade da manufactura e da cadeia de abastecimento," afirmou Kirk Royster, Gestor da Arquitectura Empresarial Global, Dow Corning. "Implementar, nas nossas instalações fabris, o software Lighthamer e os "tableau de bord" para a manufactura da SAP, integradas através do SAP NetWeaver, permite, tanto aos responsáveis pela produção como aos responsáveis pelas linhas produtivas, o acesso à informação e aos indicadores relevantes para a tomada de decisão, no momento exacto, enquanto ao mesmo tempo se compreende o impacto total das decisões no negócio. Isto já contribuiu para aumentar a capacidade de resposta e o valor tangível a um baixo custo total de propriedade da tecnologia na Dow Corning."

Utilizando as normas ISA-95 para a interoperabilidade na produção, a solução de produção SAP e Lighthammer vai trocar dados e entregá-los às ferramentas de “tableau de bord”, para disponibilizar conhecimento accionável, sob a forma de alertas, relatórios, indicadores de desempenho (key performance indicators – KPIs) e suporte à decisão, que permitem aos trabalhadores de produção tomarem decisões, no momento certo. A solução combinada vai permitir ao pessoal da produção identificar desvios, em tempo real, disponibilizar informação detalhada, para compreender o impacto no negócio, das excepções a serem geridas, bem como a apresentar os workflows para resolver esses problemas rapidamente e a custo eficiente, resultando numa maior produtividade.

"A Lighthammer e a SAP partilham a mesma visão sobre a rede de negócios adaptável, o que se pode verificar pela nossa parceria com um dos principais parceiros de SAP xAPPs", afirmou Russel Fadel, CEO da Lighthammer. "Estamos satisfeitos por nos juntarmos à família SAP e distribuir a visão e estratégia de produção adaptável, enquanto oferecemos valor real aos clientes de manufactura da SAP".

A empresa anunciou que a fusão com a Lighthammer vai estar concluída no mês de Julho de 2005. No que diz respeito aos trabalhadores, esses vão permanecer nas instalações actuais da Lighthammer na Pensilvânia, passando a integrar parte da SAP América e dos SAP Labs.

Tags: