SAP lança novo serviço para garantir a Segurança nas TI

July 18, 2005 by SAP News 0

A empresa de software expande o portfolio de serviços globais com o SAP Security Optimization.

LisboaA SAP AG lançou uma nova oferta de serviços que visa ajudar os seus clientes a garantir a segurança dos sistemas SAP. O serviço, denominado SAP Security Optimization, envolve uma avaliação completa dos parâmetros críticos de segurança no sistema SAP do cliente, com o objectivo de identificar e eliminar potenciais vulnerabilidades e minimizar o risco de intrusões.

Com a crescente complexidade dos ambientes de tecnologias de informação (TI) nas empresas e a sua exposição cada vez maior, através de gateways de Internet, as empresas tornaram-se muito vulneráveis a violações de segurança. Os sistemas que anteriormente só podiam ser acedidos de dentro das empresas, podem, agora, ser acedidos a partir do exterior pelos empregados, parceiros de negócio e, com a preponderância das lojas online e das interfaces Web de serviços ao cliente, também pelos clientes.

Executado remotamente pela SAP, e em grande parte automatizado, o SAP Security Optimization procura vulnerabilidades num ambiente empresarial SAP – desde aplicações e middleware, a gateways de Internet e interfaces com sistemas de parceiros, a autorizações dos utilizadores. Após a avaliação, que poderá durar um a dois dias, o cliente recebe uma análise detalhada das brechas na segurança e vulnerabilidades – por prioridades, de acordo com a severidade e o grau de probabilidades – e planos de acção sobre como as resolver. As medidas de segurança recomendadas podem ser levadas a cabo pelo cliente, por consultores experientes da SAP ou por parceiros certificados da SAP.

Sempre à Frente, na Evolução das Exigências de Segurança

Considerando que nos ambientes de TI, os processos de negócio e as autorizações de acesso estão em constante transformação, a SAP recomenda que as verificações de segurança sejam efectuadas em intervalos regulares. As organizações podem assim executar as verificações mais actualizadas, verificar a eficácia das medidas de segurança, derivadas de serviços anteriores, e verificar se alterações recentes à configuração não introduziram novas brechas na segurança.

"Com o desenvolvimento dinâmico dos ambientes de TI nas empresas e a sua cada vez maior abertura aos clientes e aos parceiros de negócio, as empresas são constantemente expostas a novos desafios em termos de segurança", disse Sachar Paulus, Chief Security Officer da SAP AG. "Sabendo que os nossos clientes correm informações críticas de negócio, em sistemas SAP, levamos a segurança das TI muito a sério. O SAP Security Optimization irá ajudar os nossos clientes a reforçarem os seus sistemas e a salvaguardarem dados e processos sensíveis, que são essenciais para o sucesso das suas empresas".

O SAP Security Optimization faz parte do portfolio de serviços ao cliente do SAP Active Global Support, que ajuda a manter as soluções SAP a correrem de uma forma optimizada, melhorar o retorno do investimento e reduzir o custo das operações.

Tags: