A SAP e a Siemens anunciam aliança global para dotarem os serviços de saúde de uma maior eficiência

August 1, 2005 by SAP News 0

A aliança vai oferecer a melhor solução em ERP e em Soluções Clínicas de TI às organizações dos serviços de saúde.

LisboaA SAP AG (NYSE: SAP) e a Siemens AG (NYSE: SI), duas das maiores fornecedoras de Tecnologias de Informação (TI), anunciaram uma aliança estratégica para disponibilizar uma oferta de TI, integrada, para o sector dos serviços de saúde. Com mais de dez anos de experiência a trabalhar em conjunto, no sector da saúde, a SAP e a Siemens estão a expandir a sua parceria para aumentar a eficiência e a transparência dos processos de gestão, para promover o crescimento e a inovação e para reduzir os custos totais de propriedade (TCO) no sector mundial da saúde.

Com a solução conjunta da SAP e da Siemens, as organizações de saúde podem fazer um melhor planeamento da gestão colaborativa, análises financeiras aprofundadas e melhorar a eficiência nas tarefas de contabilidade e de recursos humanos. Podem também contar com uma maior capacidade na gestão de pacientes e com uma acentuada redução da burocracia. Os diagnósticos e serviços de terapêutica podem ser melhor geridos e coordenados de forma mais eficaz, além de que a logística, interna e externa, bem como a manutenção de equipamento e outros processos de negócio podem ser suportados com maior eficiência.

Como líder mundial em equipamento médico e soluções de TI, esta parceria alavanca a Siemens numa empresa especializada em sistemas empresariais de TI, em tecnologias avançadas de imagens médicas para diagnósticos e tratamentos e, ainda, na monitorização de pacientes. Adicionalmente, com este novo produto as organizações clientes beneficiam da longa experiência da Siemens no melhoramento dos fluxos de trabalho clínico e na renovação do processo clínico.

"A abordagem conjunta da Siemens e da SAP oferece uma poderosa e experiente gestão do trabalho, um profundo domínio e comprometimento do serviço ao cliente, que vai ajudar as organizações de cuidados de saúde a melhorar o desempenho produtivo, assim como a reduzir o custo total de propriedade em tecnologia," disse o Prof. Erich R. Reinhardt, presidente e chefe executivo das Soluções Médicas da Siemens. "Esta aliança complementa a estratégia da Siemens em transformar os serviços de saúde através da inovação, dotando todas as áreas de organização dos serviços de saúde ao longo de toda a cadeia de valor."

A SAP vai disponibilizar as melhores práticas, obtidas através da sua experiência em mais de 1.000 implementações de sistemas de ERP e de administração de pacientes no sector da saúde, público e privado, da educação e de investigação em todo o mundo. Adicionalmente, a natureza colaborativa das soluções SAP® vai permitir, a todas as organizações de serviços de saúde, a gestão de ambientes complexos através da integração de diversos sistemas de software, incluindo os que gerem o capital humano, finanças, qualidade, ambiente, saúde e segurança, relação entre clientes, cadeia de distribuição, relacionamento com fornecedores e a manutenção de instalações.

Nova Solução para Melhorar o Sistema de Integração

A solução conjunta foi desenhada com o objectivo de melhorar a colaboração entre os departamentos clínico e administrativo, através de um portal que permite uma maior transparência do sistema de informação. Esta integração vai não só ajudar os fornecedores a fazer uma melhor gestão dos processos, como também vai ajudar as organizações que prestam serviços de saúde, a cumprir com os numerosos requisitos regulamentares. A solução vai dotar as organizações de serviços de saúde com uma espinha dorsal de TI, de forma a poderem gerir em tempo real os processos de gestão, desde o local do atendimento até aos departamentos administrativos.

"As necessidades do mundo da saúde estão a evoluir e os papéis estão a mudar: isso requer que os médicos, enfermeiros e auxiliares utilizem novos processos que quebrem as barreiras entre os sistemas e os departamentos", afirmou Tom Shirk, presidente dos Serviços Públicos da SAP. "Esta nova solução oferece a flexibilidade necessária para definir e adaptar estes novos papéis e processos, à medida que vão evoluindo, permitindo aos fornecedores maior eficiência, ao mesmo tempo que fornecem melhores cuidados aos seus pacientes."

Sobre a Siemens
A Siemens Medical Solutions da Siemens AG (NYSE: O SI) tem bases em Malvern, na Pensilvânia e em Erlangen, na Alemanha. É um dos maiores fornecedores para o sector mundial da saúde. A empresa é conhecida por fornecer tecnologias, sistemas de informação de saúde, serviços inovadores de sustentação clínica, que permitem resultados tangíveis, clínicos e financeiros. Empregando aproximadamente 31.000 pessoas em todo o mundo e operando em mais de 120 países, a Siemens Medical Solutions teve, em 2004, vendas de 7.07 mil milhões de Euros. O lucro do grupo é de 1.05 mil milhões de Euros em 2004. Para obter mais informação, basta aceder ao site da Siemens em www.siemens.com.

Tags: , , , ,