SAP ajuda os Bancos na Adesão às Novas Regras de Contabilidade

September 7, 2005 by SAP News 0

A aplicação SAP Accounting for Financial Instruments facilita a conformidade com os International Financial Reporting Standards (IFRS) e substitui o recurso às folhas de cálculo.

LisboaA SAP anunciou que a solução SAP for Banking, especialmente desenhada para o sector bancário, está a ajudar as instituições financeiras a efectuar, mais rapidamente e de forma mais fiável, os respectivos relatórios, em conformidade com as normas Internacionais de Contabilidade (IFRS – International Financial Reporting Standards), a recente legislação da União Europeia que regula a forma como os bancos reportam os seus activos e passivos. A solução SAP Accounting for Financial Instruments, uma aplicação bancária desenvolvida com o contributo de cerca das 20 maiores instituições financeiras, permite uma recolha, um report e uma auditoria da informação financeira mais eficientes, através da centralização da informação financeira numa base de dados comum. Isto permite aos bancos eliminar a utilização, consumidora de bastante tempo, de folhas de cálculo manualmente compiladas.

Os primeiros clientes já estão familiarizados com esta nova aplicação bancária, incluindo o Banche Popolari Unite e o Interbanca em Itália, o Entenial em França, o Kommunalkredit na Áustria, e os bancos alemães, como Bankgesellschaft Berlin (BGB), DZ BANK, HSH Nordbank, HypoVereinsbank (HVB), IKB Deutsche Industriebank, WestLB AG e Westdeutsche Immobilien Bank (WIB).

IFRS – Uma nova regulamentação para 2005

Quando os bancos iniciaram a sua actividade no princípio deste ano, as alterações legislativas já tinham tomado efeito, impactando as práticas contabilísticas e regulando os cálculos dos seus resultados financeiros. Anteriormente designada como Internacional Accounting Standards (IAS), a legislação IFRS (International Financial Reporting Standards) entrou em vigor para os bancos, publicamente listados na União Europeia, a partir de 1 de Janeiro de 2005 e tem recebido a aceitação, muito rapidamente, de todo o sector global financeiro. Mais de 90 países em todo o mundo estão a movimentar-se no sentido de exigir ou aceitar o IFRS, e as autoridades reguladoras iniciaram a convergência dos seus Princípios Gerais de Contabilidade (GAAP – Generally Accepted Accounting Principles) com o novo padrão internacional.

O caminho para a conformidade

Trabalhar de perto com instituições financeiras, como o DZ BANK, HSH Nordbank, Landesbank Rheinland-Pfalz (LRP) e WestLB, permitiu à SAP desenvolver a SAP Accounting for Financial Instruments, de forma a resolver as necessidades que os bancos têm face às exigências da nova legislação IFRS.

Ao avaliar como seria a melhor forma de alcançar a sua conformidade com o IFRS, o Banco Westdeutsche Immobilien (WIB) mostrou-se muito interessado em possuir uma base de dados central financeira para unificar a informação necessária para o IFRS, o Basileia II e os relatórios internos – informação que estava armazenada em diversas bases de dados para áreas individuais, como os sistemas operacionais dos bancos e avaliação do portfólio. O WIB foi um dos primeiros clientes da SAP a apostar cedo no software em desenvolvimento para o IFRS. O Banco arrancou em Janeiro de 2005 com a solução SAP Accounting For Financial Instruments para a aplicação do IFRS.

“A SAP criou um benchmark para soluções de IFRS com a aplicação SAP Accounting for Financial Instruments” afirmou Michaela Dressler, líder do projecto IFRS, Banco Westdeutsche Immobilien. “A solução da SAP é o resultado de um enorme esforço de construção de funcionalidades de software, baseadas no sólido e extenso know-how de especialistas de várias instituições bancárias. Não conseguimos encontrar nenhuma outra alternativa no mercado que conseguisse responder, com a mesma abrangência, às exigências do IFRS e que ao mesmo tempo criasse novas sinergias para processos bancários mais eficientes.”

Total cobertura das exigências IFRS

Uma das regras mais críticas do IFRS, considerada na solução SAP, é o IAS 39 que estabelece princípios para reconhecer, medir e divulgar informação relacionada com instrumentos financeiros – recursos e responsabilidades financeiras dos bancos, tais como stocks, bónus e empréstimos. O IAS 39 estabelece uma medida comparativa para os recursos financeiros, requerendo aos bancos o cálculo do valor dos seus activos e passivos baseados mais fortemente na avaliação do mercado, para além de incluir activos adicionais (futuros e opcionais) nos seus relatórios finais consolidados.

SAP Accounting for Financial Instruments inclui uma base de dados financeira centralizada que cria uma auditoria completa; permite especificações dos relatórios de dados consolidados para transacções únicas em todas as áreas de negócio e; permite ainda, aos bancos, comparar a disparidade de informação financeira de forma mais credível. Esta base de dados centralizada também ajuda os bancos a resolver as exigências dos relatórios de contabilidade do IAS 39, que estipula essa base financeira, que normalmente advêm de diferentes sistemas e gere os diferentes níveis, apoiando-se num processo de avaliação comum.

Adicionalmente, o software permite aos bancos avaliar e reportar diversos activos financeiros numa única plataforma que assegura dados mestre consistentes e dados de mercado. O que fornece ferramentas flexíveis para a criação de relatórios sobre dados financeiros integrados, produzindo folhas de balanço e criando indicações e notas dos ganhos e perdas. Também caracteriza uma extensa arquitectura de modo a suportar necessidades adicionais de reporting, como as exigências resultantes da Basileia II.

Solução Expansível para Banca Analítica

A SAP Accounting for Financial Instruments faz parte das aplicações analíticas da SAP destinadas a suportar análises financeiras, análises de rentabilidade e de gestão de risco nos bancos. Incluindo aplicações como a SAP® Basel II, esta oferta analítica bancária apoia-se numa infra-estrutura comum – a arquitectura de risco e financeira integradas da SAP – que caracteriza a base de dados financeira centralizada, bem como os processos e os métodos específicos do sector bancário. A arquitectura aberta permite aos bancos harmonizar todo o seu sistema analítico, integrando adicionalmente as aplicações analíticas da SAP, de terceiros ou personalizadas.

“A partir da nossa longa relação com bancos líderes internacionais temos consciência de que eles não estão interessados em mais uma ferramenta crítica para números,” afirmou Thomas Balgheim, vice-presidente sénior Financial Services, SAP AG. “A SAP Accounting for Financial Instruments permite a conformidade dos bancos com os requisitos necessários à elaboração de relatórios de contabilidade e financeiros. Consegue-se obter, desta forma, informação financeira mais detalhada, que os bancos necessitam para suportar as suas decisões de negócio e conduzir os benefícios financeiros e operacionais a longo prazo. Combinado com a nossa arquitectura integrada, estas soluções possibilitam aos bancos uma abordagem “passo-a-passo” para transformar as suas aplicações numa arquitectura moderna, flexível e orientada a serviços.”

Sobre SAP for Banking
A aplicação da SAP destinada ao sector bancário disponibiliza a solução mySAP Business Suite combinada com funcionalidades desenhadas exclusivamente para responder às necessidades das instituições financeiras. A solução SAP for Banking conta com mais de 550 clientes em cerca de 60 países do mundo e fornece um conjunto integrado de ferramentas e de processos automatizados para gerir cada aspecto, quer de front-office quer de back-office, do ambiente bancário. Esta aplicação abrange desde a gestão de grandes volumes de processos transaccionais e da relação com clientes, até à gestão da contabilidade financeira, controlo de custos e análise de risco. Baseada na arquitectura aberta da plataforma de integração e aplicacional, SAP NetWeaver , a aplicação SAP for Banking ajuda as instituições a gerir transacções e relações ao longo de toda a instituição, de forma a identificar e explorar as oportunidades de mercado e a fornecer novos produtos que respondam às necessidades específicas de cada cliente. Para mais informações aceder ao site http://www.sap.pt/solucoes/banking/.

Tags: