Falta de informação nas autarquias dificulta serviço aos cidadãos

September 27, 2005 by SAP News 0

Questionário da SAP revela que a maioria dos responsáveis autárquicos não dispõe de informação suficiente para servir os cidadãos, mas que já está a tomar medidas para resolver a situação.

LisboaNo início deste ano, a SAP Portugal, elaborou um questionário junto dos responsáveis autárquicos portugueses, com o objectivo de quantificar o estado da Sociedade de Informação nas autarquias nacionais e respectivos planos de evolução para os próximos anos. Deste questionário resultou que a maioria (57%) dos responsáveis inquiridos considera não dispor da informação necessária para servir os munícipes do seu concelho.

A elaboração de um plano de desenvolvimento de Sistemas de Informação para ligar o back-office ao front-office é algo que 63% dos responsáveis autárquicos inquiridos considera muito importante para o desenvolvimento do seu município, sendo que 52% do universo questionado revela estar já a pensar efectuar alterações nesse sentido.

Cruzando estes resultados com uma análise por regiões, constata-se que a região Sul (63%) e a região Centro, tanto no Litoral (66%) como no Interior (79%), são aquelas que mais se aproximam da unanimidade quanto à falta de informação para servir os cidadãos. Por outro lado, as regiões que atribuem uma maior importância ao desenvolvimento de um sistema de informação que una o back-office ao front-office são as regiões do Interior Centro, Porto e Litoral Norte, respectivamente com 79%, 73% e 71% face à totalidade das respostas obtidas em cada região.

"É necessário desenvolver o poder local português, com as ferramentas certas que permitam às autarquias prestarem um melhor serviço aos seus munícipes", afirmou Paulo Almeida, Director de Marketing da SAP Portugal, acrescentando que "o papel das tecnologias de informação é ajudar as pessoas a acederem a toda a informação necessária, de forma a poderem desempenhar eficientemente o seu trabalho. A SAP tem vindo a elaborar projectos na área do sector público que revelaram grande sucesso no desenvolvimento das autarquias, como são o caso das Câmaras Municipais de Lisboa e Sintra".

Este inquérito realizado pela SAP Portugal foi enviado para 1.470 pessoas com funções de responsabilidade em 268 autarquias distribuídas pelo território nacional. Deste universo, a SAP recebeu 118 respostas, correspondendo a uma taxa de 8,1%.

Tags: