SAP prepara iniciativa “ROI Público” para definir o valor das Tecnologias de Informação para as Organizações do Sector Público

October 6, 2005 by SAP News 0

Está em desenvolvimento um novo projecto para ajudar os governos a medir o valor económico, social e político dos investimentos em TI.

LisboaA SAP AG anunciou uma nova iniciativa global para fazer face ao desafio de calcular o retorno do investimento (ROI) da implementação de tecnologias de informação no sector público. Indo além do critério tradicional que se foca somente no retorno financeiro, a SAP está a trabalhar com clientes globais e especialistas reconhecidos de agências governamentais, de políticas públicas e instituições académicas de renome para desenvolver uma grande investigação sobre a metodologia do “ROI Público”. O objectivo prende-se com a definição, medição e comunicação não só do retorno económico, mas também do retorno social e político dos programas governamentais e dos serviços públicos.

Liderado pela Organização de Serviços Públicos Globais da SAP, a iniciativa reúne clientes SAP, especialistas do sector público e conselheiros de diferentes organizações em todo o mundo, incluindo a Escola John F. Kennedy da Universidade de Harvard, o Centro para Tecnologia no Governo da Universidade de Nova York em Albany (Universidade Estadual de Nova York), a Escola Superior de Administração Pública do Tecnológico de Monterrey no México e a Escola Politécnica Federal de Lausanne na Suiça.

Esta iniciativa do ROI Público inclui workshops e entrevistas com clientes e especialistas da indústria, conduzidas para identificar as necessidades chave, desafios, áreas de investigação e abordagens para desenvolver um método, aceite universalmente, para a análise do ROI do sector público.

"Historicamente, as organizações do sector público mediram o seu desempenho com base em elementos quantificáveis financeiramente, como custos de transacção reduzida ou custos evitados", disse Jerry Mechling, director do projecto de Educação Executiva de e-Government, da Escola Pública John F. Kennedy da Universidade de Harvard. "No entanto, o ROI financeiro é somente uma dimensão da eficácia governamental, especialmente quando consideramos o valor social e político dos programas públicos – que podem ser tão simples quanto o tempo que se poupa ao não se ficar numa fila para o preenchimento apenas de um formulário, ou tão significativo como reduzir a dependência da assistência pública e providenciar serviços de cuidados infantis adequados".

De acordo com um estudo recente, levado a cabo pelo The Economist, cerca de 70% dos executivos do sector público de todo o mundo procuram medir os retornos sociais das iniciativas de TI e torná-los transparentes aos cidadãos e stakeholders, nos próximos cinco anos. A iniciativa de ROI Público vai procurar avaliar o impacto da tecnologia de informação na componente social e política dos programas governamentais. Implementações práticas da metodologia desenvolvida e retornos específicos destes case studies e actividades de ROI Público vão ser incluídos num relatório desenvolvido em conjunto pela CTG e pelo Grupo de Business Consulting da SAP. Os clientes SAP no sector público, como o Estado de Hesse na Alemanha, estão a aderir a esta iniciativa.

Como fornecedor líder a nível mundial de soluções de software de gestão, para ambos os sectores público e privado, a experiência e o sucesso da SAP em apoiar as organizações do sector público nos seus esforços de transformação posiciona a empresa como um parceiro na avaliação de como o ROI Público pode ser uma medição crucial para os governos. O ROI Público pode ser utilizado para demonstrar honestidade aos cidadãos, ajudar a assegurar a supremacia no valor das operações, promover programas comunitários positivos para os constituintes empresariais e para assegurar os fundos públicos. Os retornos social e político podem também ajudar os governos a ir ao encontro dos padrões de desempenho objectivos, reflectindo os benefícios multi-dimensionais que as organizações oferecem aos constituintes.

"É claro que é necessário haver uma melhor forma de medir o impacto dos projectos de transformação do governo no mundo à nossa volta", disse Tom Shirk, Presidente, Serviços Públicos da SAP. "Enquanto as medidas financeiras permanecem importantes, precisamos de avaliar os outros factores que contribuem para se atingir os objectivos das organizações do sector público. Os casos de serviço social estão a ser processados com maior precisão e resultados? Os cidadãos podem aceder melhor aos serviços locais? Estas são as questões da vida real a que os governos se estão a dirigir através da utilização da tecnologia. O objectivo da iniciativa de ROI Público da SAP é providenciar aos líderes governamentais um ambiente de trabalho para identificar e quantificar os retornos da vida-real".

Sobre SAP for Public Sector
SAP for Public Sector disponibiliza soluções para ajudar os governos e as organizações públicas a melhorar a viabilidade económica e a aumentar a eficiência e a transparência dos processos, enquanto servem melhor as necessidades do público. Com mais de 1.050 clientes em 70 países, a SAP é o fornecedor líder de soluções de software de gestão para o sector público. Mais informações em http://www.sap.com/publicsector/.

Tags: