Caixa Catalunya escolhe SAP e Accenture para o cumprimento de Basileia II

October 11, 2005 by SAP News 0

LisboaA Accenture e a SAP anunciaram um acordo com a Caixa Catalunya para implementar a aplicação SAP Basileia II, uma solução para o sector bancário, que ajuda a cumprir o Acordo Capital Basileia II, que determina novas medidas de gestão de risco e adequação de capital, para a maior parte dos bancos, em todo o mundo. Desta forma, em 2006, esta entidade estará em condições de cumprir os novos requisitos de gestão de capital, sugeridas pelo Banco de Espanha.

A Caixa Catalunya, a terceira maior caixa de aforro de Espanha, é o primeiro banco espanhol a implementar uma solução de software standard, que ajudará a instituição a agir de acordo com o novo sistema regulador. A escolha da proposta conjunta da SAP e da Accenture baseou-se, sobretudo, na poupança de tempo e de recursos oferecidos, não só para satisfazer os requisitos actuais, como também os futuros, à escala nacional e internacional. A solução inclui um conjunto de elementos que facilitam a sua implementação, desde as facilidades pré-definidas de identificação das necessidades de dados, até ao amplo leque de informações predefinidos e requeridos pelo BIS e pelo Banco de Espanha.

"Acreditamos que a SAP e a Accenture são a melhor opção para garantir o sucesso do projecto de gestão de Capital Económico e Regulador," declarou Xavier Boldu, Director para a Área de Organização e Infraestruturas da Caixa Catalunya.

A Accenture e a SAP têm levado a cabo projectos de implementação da solução Basileia II, em várias entidades financeiras, em vários países: Banco da Irlanda (Irlanda), Nordea (Noruega), Absa (África do Sul), BPU (Itália) ou HSH Nordbank (Alemanha). As duas companhias contam com uma vasta experiência no sector financeiro e um acordo de colaboração, a nível mundial.

A solução SAP Basileia II foi desenhada especificamente para ajudar todo o tipo de entidades financeiras a elaborar as informações de prevenção de risco de mercado, de crédito e operativo. Actua como parte integrante da plataforma de riscos de crédito para a gestão de capital regulador e económico. Permite, de igual modo, que as entidades financeiras obtenham dados de auto-avaliação e percas, assim como uma apreciação dos indicadores de risco, de forma automatizada.

"A maioria dos bancos não tem uma visão global dos riscos de mercado, de crédito e operacional. A nossa solução para o Basileia II foi desenvolvida, especificamente, para ajudar os bancos a preparar o seu modelo de risco, ao mesmo tempo que lhes proporciona uma visão integrada dos processos de negócio e garante o cumprimento das alterações normativas publicadas e por publicar", disse José Revuelta, Vice-Presidente, Director de Serviços Financeiros da SAP Espanha.

"A Caixa Catalunya é um exemplo do benefício que a aliança entre a Accenture e a SAP traz a um cliente – uma solução standard de software que conhece uma necessidade exacta, crítica e complexa, combinada com a implementação, por parte de uma equipa com uma profunda experiência e conhecimento," considera Juan Barcena, Partner da Accenture Espanha para os Serviços Financeiros.

O Acordo Normativo de Capital Basileia II é considerado umas das grandes prioridades do sector financeiro. Estas regras determinam o capital mínimo que as entidades devem dispor, para evitar situações críticas, causadas pelo excesso de risco que podem assumir. O Basileia II oferece mais informação a clientes, reguladores e accionistas, sobre a gestão de risco que as entidades estão a assumir. Não só garante a manutenção de níveis de capital, de acordo com a exposição de risco, como também controla e justifica os riscos assumidos.

Aliança Accenture e SAP em Serviços Financeiros
Em Setembro de 2003, a SAP e a Accenture constituíram uma aliança para o sector de serviços financeiros, oferecendo aos bancos e às seguradoras uma forma mais efectiva e com baixo risco de transformar e fazer crescer os seus negócios, através de uma equipa e canais de vendas dedicados, soluções integradas e serviços, distribuição inovadora e implementação de alta eficiência. Com uma história de 30 anos e experiência em soluções de negócio de distribuição inovadora por mais de 1.000 instituições líderes de serviços financeiros, Accenture e SAP trabalham juntas para ajudar as seguradoras e os bancos a alcançarem a visão de uma arquitectura aberta.

Sobre a Caixa Catalunya
A Caixa da Catalunya é uma caixa de aforro com mais de 1.000 balcões em Espanha e 2.424 milhões de euros de recursos próprios consolidados, em 2004. O rendimento líquido, em 2004, foi de 248 milhões euros e o seu coeficiente de eficiência aumentou 3,5 pontos, para 55,2%. O total de fundos do Grupo aumentou para 30.323 milhões de euros. A Caixa Catalunya destinou um total de 43.4 milhões de euros para a obra social de assistência à terceira idade, micro-créditos e ajuda ao desenvolvimento, conservação do meio ambiente e exposições culturais, entre muitas outras actividades que se realizam a partir das quatro Fundações.

Sobre a Accenture
A Accenture é uma organização global de serviços de consultoria de gestão, tecnologia e outsourcing. Comprometida com a inovação, colabora com os clientes, ajudando-os a optimizar o seu desempenho. Com um profundo conhecimento dos vários sectores de actividade e dos respectivos processos, dispondo de recursos globais e de uma experiência comprovada, a Accenture consegue mobilizar pessoas, competências e tecnologias, com o fim de ajudar os clientes a melhorar a performance dos negócios. Com mais de 123 mil profissionais em 48 países, a empresa gerou receitas no valor de 15,5 mil milhões de dólares, no exercício terminado em 31 de Agosto de 2005. A homepage da Accenture é www.accenture.com

Tags: , , ,