Empresas portuguesas reclamam um Sistema de Informação eficaz para a Gestão do Relacionamento com o Cliente

November 3, 2005 by SAP News 0

A avaliação periódica dos níveis de satisfação dos clientes é uma prioridade identificada pela maioria dos quadros superiores das empresas.

LisboaA SAP Portugal revela que os quadros superiores das empresas nacionais consideram ser muito importante as organizações disporem de um Sistema para a Gestão do Relacionamento com os seus Clientes, que seja completo e integrado com as diferentes áreas da Empresa.

Estas conclusões resultam de um estudo desenvolvido pela SAP, no passado mês de Julho, através de um questionário junto dos quadros superiores pertencentes a empresas nacionais, com o objectivo de quantificar o estado da evolução dos Sistemas de Informação para a gestão do relacionamento com os clientes em Portugal, e quais os planos de evolução para os próximos anos.

A avaliação periódica dos níveis de satisfação dos clientes é uma prioridade para 77% dos quadros superiores inquiridos. No entanto, uma grande fatia (43,2%) da amostra afirmou que esta avaliação é realizada, apenas, uma vez por ano. Neste sentido, compreende-se que exista também alguma dificuldade (28% das respostas) em identificar, de modo preciso, os clientes mais rentáveis, bem como apresentar propostas de valor que vão ao encontro das suas exigências.

"Actualmente, apostar numa estratégia eficaz para a Gestão do Relacionamento com Clientes torna-se essencial para o sucesso das organizações", afirma Paulo Almeida, Director de Marketing da SAP Portugal, acrescentando que "mais do que adoptar um modelo eficaz, que garanta uma resposta proactiva às necessidades dos clientes e potenciais clientes, é fundamental dotar as organizações de uma solução flexível e adaptável aos processos de negócio existentes. Esta preocupação tem motivado a SAP para o desenvolvimento de projectos, sustentados em CRM (Customer Relationship Management), alinhando a estratégia e os processos de negócio com os Sistemas de Informação para a Gestão do Relacionamento com Clientes."

Este questionário, realizado pela SAP Portugal, foi enviado para 1.824 representantes e Quadros Superiores de diversas empresas nacionais.

Tags: