Service Oriented Architectures: Uma nova realidade para os clientes SAP

November 16, 2005 by SAP News 0

A plataforma SAP NetWeaver permite às organizações a adopção de uma Arquitectura de Serviços Empresariais (ESA) para processos de negócio próximos das SOA.

LisboaÀ medida que as empresas em todo o mundo dão definitivamente os primeiros passos para se adaptarem à actual direcção das Tecnologias de Informação (TI) para as Arquitecturas Orientada aos Serviços (SOA), a SAP revela como duas empresas de produção irão usar como alavanca a Enterprise Services Architecture (ESA), o programa da SAP que aborda os processos de negócio de forma a garantir uma maior produtividade, flexibilidade e vantagem competitiva, utilizando uma infra-estrutura orientada aos serviços.

A TRW Airbag Systems GmbH e a VEKA AG estão a trabalhar conjuntamente com a SAP para desenvolverem os seus ambientes em ESA, potenciando o poder dos Web services e utilizando esta arquitectura como standard no alinhamento dos requisitos dos processos de negócio com a realidade das TI. O sucesso destes clientes testemunha o aumento do reconhecimento do SAP NetWeaver, como a plataforma tecnológica capaz de suportar a ESA.

A TRW Airbag Systems GmbH é uma subsidiária da TRW, um dos maiores fornecedores mundiais do sector automóvel e um importante utilizador da plataforma SAP NetWeaver. A TRW Airbag Systems GmbH está a caminhar em passos largos no sentido de usar a ESA como a sua arquitectura empresarial standard. Com uma arquitectura aberta e totalmente alinhada com os Web Services, a plataforma SAP NetWeaver suporta uma melhoria da cooperação dentro de toda a empresa, fornecendo a esta novos e eficientes processos de produção.

A VEKA AG, um dos líderes mundiais no fornecimento de perfis sintéticos para janelas, portas e painéis de plástico para o sector da construção, está a utilizar a ESA para unificar os seus processos de negócio nas 33 subsidiárias que possui em três continentes. A VEKA optou por usar a SAP NetWeaver como a plataforma de integração para ligar todos os seus sistemas de negócio, que estão dispersos pelo mundo. A empresa está agora a construir a parte seguinte da evolução da sua ESA para consolidar os seus dados globais, permitindo o acesso móvel aos dados úteis para a força de vendas e tornando a empresa mais apta, flexível e rápida na reacção aos desafios competitivos.

“As implementações na TRW Airbag Systems e na VEKA revelam o crescimento do mercado para a ESA e garantem o reconhecimento da SAP NetWeaver enquanto a plataforma de negócio ideal para o crescimento e para a inovação”, refere Shai Agassi, presidente da Unidade de Tecnologia e Produto e membro do conselho executivo da SAP. “Através da SAP NetWeaver, as empresas podem usar uma arquitectura baseada em serviços, que permite responder com maior flexibilidade às necessidades de transformação de negócio. Assim, solidificamos a posição da SAP como a força dominante no mercado de plataformas de integração, dedicada a ajudar os nossos clientes, através de uma maior vantagem competitiva e agilidade do negócio com o recurso às TI.”

Tags: