SAP adquire Khimetrics e aumenta a sua Liderança no Mercado de Retalho

November 30, 2005 by SAP News 0

A solução SAP for Retail é reforçada com a adição de soluções para optimização do preço, gestão de receitas e conhecimento sobre a procura.
As novas capacidades fortificam as soluções da SAP para os sectores de Serviços Financeiros e de Produtos de Consumo.

LisboaA SAP AG adquire a Khimetrics, Inc., de modo a solidificar a sua liderança no mercado de software para o sector de retalho. A Khimetrics é uma empresa líder nos EUA que oferece soluções de software empresarial, que permitem aos retalhistas uma análise de preços e posicionamento dos produtos, que visam o aumento das margens e a optimização da procura, oferecendo previsões precisas de rentabilidade e implementando estratégias de venda a longo prazo que promovem a retenção dos clientes.

A aquisição da Khimetrics surge no decorrer da recente aquisição da Triversity – líder Norte Americano na oferta de soluções de software centradas no cliente e no ponto de venda, demonstrando a evidente e continuada estratégia da SAP para aquisição de soluções de nicho que fortalecem a sua oferta e respondem aos desafios de negócio dos seus clientes. As tecnologias analíticas e avançadas para atribuição do preço e para previsão da procura da Khimetrics complementam a solução in-store da SAP e irá edificar a liderança de mercado da SAP na oferta da venda a retalho, que vai desde o backoffice da empresa, passando pela cadeia logística de retalho até ao ponto de venda. Com mais de 2,900 retalhistas a nível mundial que utilizam soluções de software SAP, esta empresa surge como líder na oferta de software empresarial para o mercado de venda a retalho a nível mundial.

Jim Hagemann Snabe, director geral da SAP para Soluções Sectoriais afirma que "a adição das soluções de gestão de receitas e de optimização do preço da Khimetrics ampliam a nossa oferta para o mercado de venda a retalho, permitindo à SAP a disponibilidade da solução mais completa do mercado”, e acrescenta ainda que “a nossa estratégia de aquisição é clara e diferencia a SAP dos seus concorrentes. Iremos continuar estrategicamente a adquirir empresas que tragam mais valor para o nosso portfolio de produtos e que aumentem a nossa posição de líder em sectores de actividade chave, como é o caso do mercado de retalho."

A Khimetrics, ao trazer vantagens científicas, posicionou-se como inovador no segmento de retalho. As suas vendas aumentaram mais de 1,600% desde 2001, merecendo por isso na Inc. Magazine um lugar na lista das 500 empresas privadas nos EUA que registaram um crescimento mais rápido nos últimos dois anos. Além de líder nas soluções de gestão de receitas e de optimização de preço, a Khimetrics é líder no mercado emergente no conhecimento da procura (Demand Intelligence), em software analítico avançado que concentra em si uma vasta informação externa e interna dos clientes e, consequentemente, acelera e fundamenta a tomada de decisão dos retalhistas sobre previsões, promoções, políticas de preço e baixas de mercado para uma melhor optimização da performance de negócio.

As capacidades da Khimetrics para conhecimento da procura (Demand Intelligence) podem ser usadas dentro de todas as indústrias verticais de retalho, incluindo bens de consumo rápido (hardlines) e artigos gerais ou vestuário (softlines). Além disso, a interface do utilizador das suas soluções de Demand Intelligence tem sido reconhecido pelo seu intuitivo e lógico fluxo de trabalho, além de estar em plena conformidade com a rotina diária do retalhista.

Reconhecendo o crescimento do mercado para a oferta de software de retalho, a SAP tem feito investimentos estratégicos nas funcionalidades chave deste segmento, para solidificar a sua oferta para a venda a retalho. A urgência em responder de modo eficiente às necessidades dos seus clientes tem levado os retalhistas a substituírem os investimentos em desenvolvimento à medida por investimentos em software standardizado.

Baseadas em standards da indústria, as soluções Java da Khimetrics irão ser integradas rapidamente no portfolio de soluções SAP for Retail, que é construída sobre a plataforma SAP NetWeaver. A plataforma permite aos retalhistas potenciarem os seus investimentos em soluções de TI e ajuda a reduzir a complexidade das TI, ao mesmo tempo que garante a inovação, redução de custos e estratégias de negócios flexíveis. Como resultado, os retalhistas poderão gerir o seu próprio negócio numa única plataforma, em vez de utilizarem uma plataforma mista de cenários best-of-breed.

A venda a retalho é um dos três sectores endereçados por esta aquisição. A SAP irá também utilizar as capacidades das funcionalidades agora adquiridas da Khimetric nas suas soluções de serviços financeiros e de produtos de consumo, pois ambos os sectores são suportados pelas soluções da Khimetrics. As empresas de bens de consumo utilizam soluções de gestão da procura para analisar a utilização da promoção como maximização da performance da marca e das categorias. Ao passo que as empresas de serviços financeiros utilizam as soluções de gestão de procura para encontrarem a correcta atribuição de preços e taxas para um conjunto alargado de produtos financeiros, para maximização dos ganhos e do volume de vendas.

A aquisição será completada em Janeiro de 2006 e está sujeita à aprovação das respectivas autoridades antitrust. Os termos financeiros da transacção não foram divulgados. Actualmente, a SAP tenciona manter a localização da Khimetrics, no Arizona, assim como os seus actuais 130 empregados.

Sobre a solução SAP for Retail
A SAP for Retail é uma solução que combina as soluções mySAP Business Suite com um conjunto de aplicações de retalho, com o objectivo de ajudar as empresas a melhor servir as exigências dos clientes através de múltiplos canais. Hoje, mais de 2.500 retalhistas no mundo são clientes SAP, dos quais 400 utilizam as aplicações específicas para a indústria de retalho do portfólio SAP for Retail. Baseada na arquitectura aberta da plataforma SAP NetWeaver, a solução SAP for Retail inclui um conjunto de opções que ajudam as empresas não só na gestão financeira, nos recursos humanos e na gestão de relações com fornecedores ou clientes, como também na gestão de lojas e de canais, previsão de vendas, gestão de POS e RFID, entre outras aplicações. Para mais informações basta aceder ao site http://www.sap.pt/retalho/.

Sobre a Khimetrics
Khimetrics, Inc., localizada em Scottsdale, no Arizona, é líder na oferta de soluções de gestão da procura para os sectores de retalho, serviços financeiros e bens de consumo (CPG). Acompanhando as exigências dos clientes, a Khimetrics ajuda os retalhistas a sincronizar as suas estratégias de merchandising com as necessidades dos consumidores para aumentar as vendas e as margens de lucro, ao mesmo tempo que melhora a sua posição competitiva. As soluções da Khimetrics combinam produtos patenteados com metodologias provadas e serviços especializados para fazer face à compreensão, geração e previsão da procura. Os clientes, de um modo consistente, adquirem um significante retorno de investimento em menos de 12 meses.
Os principais clientes da Khimetrics são: Albertsons, PETsMART, Lowe’s, 7-Eleven, Sterling Jewelers, ShopKo Stores, Pamida e Big Y Foods. Para mais informações, visite http://www.Khimetrics.com/.

Tags: ,