SAP aposta em José Duarte para assumir a Presidência das Operações da SAP na região Latino-Americana

February 8, 2006 by SAP News 0

SAP duplicou vendas de software e atingiu uma base de mais de 2000 clientes na região Latino-Americana, nos últimos 3 anos.
A fusão da organização SAP North America e da SAP Latin America numa região chamada SAP Americas visa melhorar as sinergias e acelerar ainda mais o crescimento do negócio nesta região.

LisboaJosé Duarte, um dos responsáveis que esteve na origem da SAP em Portugal, e o principal responsável pela fundação da SAP Portugal em 1999, é agora convidado a liderar a operação das subsidiárias da empresa na região da América Latina, nomeadamente na Argentina, Brasil, Caraíbas, Chile, Colômbia, México e Venezuela. José Duarte assume a função de President of SAP Latin América, reportando directamente a Bill McDermott, Presidente da região SAP Américas, que inclui as duas organizações SAP North America e SAP Latin America.

A nomeação de José Duarte surge no âmbito da reorganização que a SAP está a realizar ao nível do negócio no continente Americano, cujo principal desafio é potenciar o crescimento que a SAP tem registado nesta região nos últimos tempos. Só nos últimos três anos, na América Latina a SAP viu duplicar as suas vendas de software e viu crescer o seu leque de clientes para mais de 2000 clientes.

Com base no elevado conhecimento sobre a dinâmica de mercado da SAP e na experiência global de gestão de José Duarte, a SAP aposta, uma vez mais, neste profissional para desenvolver e potenciar o negócio na América do Sul, América Central, México e Caraíbas, tendo como principais objectivos maximizar os recursos e replicar as boas práticas de gestão de negócio, adoptadas por José Duarte nas outras regiões que liderou anteriormente.

“Este é para mim um grande desafio na medida em que os mercados das subsidiárias da SAP na região da América Latina têm registado e vão continuar a registar níveis de crescimento muito elevados, semelhantes aos de mercados emergentes. Para 2006, e apesar das incontroláveis oscilações cambiais e políticas, comuns a estes mercados, tenho como objectivos tornar a região da América Latina próxima da realidade norte-americana da SAP, cujas receitas de software crescem acima dos 30%”, afirma José Duarte, actualmente President of SAP Latin America, acrescentando que “a oportunidade de poder trabalhar directamente com Bill McDermott, Presidente da SAP Américas, e poder conjugar o conhecimento europeu com a velocidade e as práticas de negócio da realidade norte-americana foi um factor que também teve muito peso na minha decisão para abraçar este novo desafio”.

O lugar de Managing Director para a Região SWE da EMEA NEWS deixado vago por José Duarte, será desenvolvido por Ferri Abolhasan, que o acumulará com as suas anteriores funções de Chief Operating Office da EMEA NEWS.

José Duarte: O percurso de um veterano SAP

José Duarte, com apenas 38 anos e há já 13 anos na SAP, é considerado um veterano SAP que registou um conjunto impressionante de recordes, acumulados em todas as suas anteriores funções e, mais recentemente, como Regional Managing Director of Southwest EMEA NEWS.

Após ter sido, desde 1992, o responsável máximo pelo mercado português na subsidiária SAP Espanha e Portugal, e estado envolvido na fundação da SAP Portugal, em 1999, José Duarte foi convidado no ano seguinte a integrar a equipa de Management a nível Ibérico, acumulando as funções de Director Geral quer da SAP Portugal quer da SAP Espanha. Durante o período da sua direcção em Portugal, conseguiu garantir níveis de crescimento e de rentabilidade acima da média, comparativamente com outras subsidiárias. Este crescimento consecutivo permitiu à SAP Portugal alcançar no território nacional uma liderança inequívoca na sua área de negócio.

Em 2003, foi convidado para integrar a equipa de Management a nível regional, sendo nomeado Managing Director da região SUL de EMEA. Já no início de 2005, José Duarte é nomeado Managing Director da SAP para a região South West Europe (SWE), com a responsabilidade de gerir um conjunto de países como Portugal, Espanha, França e Itália, Marrocos, Argélia e Tunísia, que representavam cerca de 10% do negócio global da SAP e 1.400 colaboradores.

Agora, em 2006, José Duarte abraça um desafio além mar ao assumir a liderança da região da América Latina, que surge como uma excelente oportunidade para José Duarte continuar a aplicar as suas qualidades de liderança e provocar rápidos crescimentos em subsidiárias da SAP, com menor dimensão mas com grande potencial.

Tags: ,