SAP lança no mercado oferta de CRM On-Demand

March 1, 2006 by SAP News 0

É a primeira solução híbrida de CRM do mercado, que permitirá aos clientes migrar, quando necessitem, desde o modelo On-Demand até à implementação própria.
A IBM disponibilizará serviços de alojamento e de consultoria aos clientes SAP.

LisboaA SAP anunciou a ampliação da sua solução líder de mercado mySAP™ Customer Relationship Management (mySAP CRM) para incluir a opção on-demand. A solução SAP® CRM on-demand foi desenhada para que as grandes e médias empresas possam gerir as suas vendas, serviços e marketing através de uma solução de fácil utilização e disponibilizada directamente via Internet, através de um modelo de licenciamento baseado na subscrição.

A SAP criou a primeira solução híbrida de CRM que vai mais além dos modelos on-demand e da implementação própria e que integra com o núcleo das soluções empresariais ambos os modelos de implementação. Para facilitar este método híbrido único, a SAP foi a pioneira na criação do modelo denominado “isolated-tenancy” (aluguer-isolado) que combina a alta disponibilidade e o baixo risco, que proporciona o modelo de aluguer único (em que uma só empresa faz uso da implementação on-demand) com a eficiência e a velocidade de implementação de uma arquitectura de multi-aluguer. Como resultado disto, as empresas podem fazer evoluir as suas soluções de CRM, alinhando-as às suas necessidades particulares de negócio e às suas estratégias de clientes, para irem mais além das limitações que impõe o modelo de puro on-demand.

A SAP também anunciou a extensão da sua aliança estratégica com a IBM para disponibilizar serviços de hosting (alojamento e gestão) de aplicações on-demand para a solução SAP CRM on-demand. A IBM, através da sua experiência, também ajudará os clientes a inovar para que possam obter o máximo benefício das suas implementações de CRM.

Durante este anúncio, a SAP revelou que o seu primeiro produto on-demand será a solução SAP Sales on-demand, desenhada para ajudar as empresas a gerir os seus clientes, contactos e previsões de vendas, com ferramentas fáceis de configurar e utilizar. A solução SAP Sales on-demand estará disponível de forma imediata, à qual se seguirão ofertas on-demand adicionais de mySAP CRM, que a SAP planeia lançar durante o ano de 2006 e que incluirão produtos de serviços e marketing.

Desenhada para proporcionar benefícios tanto a responsáveis de TI como a utilizadores de negócio, a solução SAP CRM on-demand ajudará os directores e colaboradores da área comercial, como directores de serviços e profissionais de marketing, a resolver as suas necessidades de negócio actuais, conseguindo uma rápida e fácil entrada no CRM empresarial. Ao mesmo tempo, a solução responde às necessidades dos directores de TI que pretendem uma solução que possa tirar partido das suas actuais aplicações de TI e, por outro lado, dê resposta aos novos processos de negócio e à sua integração, tendo em conta a comunidade crescente de utilizadores, gerando mínimas interferências no negócio e nos seus sistemas, ao mesmo tempo que evita um ambiente oneroso, repleto de soluções díspares e desconectadas entre si. A SAP é o único fornecedor cujas soluções de implementação própria e on-demand estão baseadas numa arquitectura, num modelo de dados e num interface de utilizador comuns, proporcionando uma transição sem problemas e fácil de gerir, que ao mesmo tempo assegura a continuidade de dados e processos, minimizando os custos de gestão de mudança.

“O fenómeno do software on-demand rompeu com o modelo de ‘comprar e utilizar’ do software empresarial, especialmente no mercado de aplicações CRM”, declarou Mary Wardley, Vice-Presidente de Aplicações CRM da IDC. “A IDC considera que as soluções CRM híbridas e a coexistência de distintos modelos são essenciais para responder às diversas necessidades das empresas. A entrada da SAP neste mercado, com a solução SAP Sales on-demand, é um importante primeiro passo para a SAP, que proporcionará esta opção aos seus clientes dentro do contexto de um ambiente integrado de aplicações”.

Solução SAP Sales on-demand
A solução SAP Sales on-demand permite aos clientes responder rapidamente às necessidades de Automatização da Força de Vendas (SFA) tradicional, tais como a gestão de contas e contactos, gestão de actividades, gestão de oportunidades e previsões de vendas, gestão de calendários e tarefas, assim como análises de vendas para ajudar as empresas a gerir melhor as oportunidades de negócio (tanto novas como existentes), geração de leads, execução de vendas e compromisso com o cliente. A solução SAP Sales on-demand é fruto dos anos de experiência da SAP no desenvolvimento de aplicações de CRM e vendas, e oferece aos clientes a funcionalidade adequada para responder às necessidades actuais da organização de vendas, ao mesmo tempo que proporciona uma base para uma estratégia de CRM a longo prazo:

  • “Usabilidade”: Funções principais de CRM disponibilizadas através de um novo interface de utilização, feito à medida para os utilizadores de vendas e marketing, através de uma variedade de atalhos e ajudas à navegação;
  • Sincronização: Integração com aplicações de produtividade para desktop, para a colaboração em vendas;
  • Implementação: O modelo baseado na web e hospedado permite uma célere personalização e entrada em produtivo, com uma rápida adopção e com o mínimo de formação por parte do utilizador;
  • Preço acessível: Cobra-se como um serviço mensal, com preços que vão desde os 75 dólares ao mês por utilizador.
  • Flexibilidade: Contrariamente aos outros fornecedores, a SAP não exige contratos de longo prazo para a sua oferta on-demand.
  • Integração: Desenhado para integrar sem problemas com sistemas empresariais – como Enterprise Resource Planning e Supply Chain Management – permite a execução dos processos de negócio e melhora a transparência da interacção com o cliente;
  • Continuidade: Permite uma transição sem problemas para uma implementação própria, quando o negócio exigir capacidades de CRM mais robustas.

“Embora ao princípio tivéssemos pensado numa oferta on-demand de nicho, a SAP apresentou uma proposta de valor completa, que eleva as ferramentas de Automatização da Força de Vendas a um novo nível, constituindo um rápido e fácil ponto de partida que se pode adaptar à nossa crescente organização de marketing e vendas, a longo prazo”, declarou Michael S. Michlovich, Director de Vendas e Marketing de DuPont IT. “Com a solução SAP CRM on-demand podemos focalizar-nos nos resultados das vendas e deixar a gestão da solução para a SAP. A solução on-demand da SAP oferece o valor acrescentado da integração com a nossa actual infra-estrutura SAP, permitindo-nos utilizar os dados críticos actuais, como os perfis de clientes e o histórico de vendas”.

Aliança estratégica com IBM
Ao seleccionar a IBM como parceiro de serviços de alojamento para a sua primeira oferta de soluções on-demand, a SAP estendeu a sua aliança estratégica com esta empresa para ajudar os clientes empresariais a darem uma resposta aos desafios de negócio nos mais diversos sectores e numa escala global. A IBM proporcionará serviços de alojamento altamente disponíveis, fiáveis, seguros e sem riscos – baseados nos IBM eServers e disponibilizados com tecnologia de base de dados DB2. A solução da SAP será fornecida pela IBM através da sua Plataforma de Aplicações On-Demand, que automatiza o alojamento e a gestão de aplicações para proporcionar uma plataforma eficiente e escalável sobre a qual serão executadas as aplicações empresariais. Este acordo entre a IBM e a SAP parte da aliança estratégica – uma das maiores no sector – para fornecer serviços de consultoria da IBM à SAP, com vista a ajudar os clientes a obter valor total das suas implementações de CRM.

“Os clientes são a seiva de qualquer negócio. Toda a informação integrada dos clientes permite às empresas servir e interactuar com os clientes de forma inovadora”, declarou Mark Elliot, Director Geral de Soluções Globais da IBM. “Juntas, a IBM e a SAP permitem que mais facilmente as empresas tirem proveito da informação dos seus clientes para oferecer suporte a uma rápida tomada de decisões, melhoria da capacidade de resposta e da capacidade para dar seguimento às novas oportunidades de negócio. Pela primeira vez, os nossos clientes comuns poderão determinar o ritmo das suas implementações CRM ao mesmo tempo que desfrutam dos benefícios de processos de negócio, completamente integrados, que crescem com as suas empresas. Noutras palavras, os clientes podem fazer uma antecipação de pagamento acessível ao seu crescimento futuro”.

SAP pioneira em Isolated-Tenancy
Com o anúncio da solução SAP CRM on-demand, a empresa colmatou a falha existente entre os ambientes de aluguer único e de multi-aluguer, unindo o melhor de ambos os mundos para responder aos requisitos reais dos clientes empresariais. Os clientes apreciam a eficiência de um modelo de software-como-um-serviço baseado nos actuais nichos, considerando a velocidade de implementação, as actualizações automáticas de software e a gestão central a um baixo custo. Ao mesmo tempo, os clientes procuram uma alta disponibilidade, segurança e baixo nível de riscos proporcionadas pelos recursos isolados e dedicados que se encontram no alojamento tradicional ou nos ambientes de aluguer único. Especialmente importante para os clientes empresariais é o conhecimento de que o rendimento dos seus sistemas e as operações contínuas não dependem do uso global que resulta de outros clientes a qualquer nível, incluindo base de dados. Com o seu novo método de isolated-tenancy, a SAP pode proporcionar aos clientes os benefícios de software centralizado, ao mesmo tempo que lhes dá um nível de independência, junto com tecnologia e recursos dedicados, que garantem um ambiente seguro.

“A nossa visão de Arquitectura de Serviços Empresariais alia as necessidades de negócio com a inovação tecnológica para proporcionar maior flexibilidade aos clientes”, comentou Shai Agassi, membro da Administração e presidente do Grupo de Tecnologia e Produto da SAP. “A solução SAP CRM on-demand mantém esse compromisso ao oferecer às empresas um novo caminho na sua viagem até ao CRM, para actuar de forma imediata e crescer estrategicamente sem interferências”.

A solução SAP Sales on-demand será comercializada através de um programa de cobrança mensal e por utilizador, numa base predefinida e já está disponível em todo o mundo em alemão e inglês. Nos próximos 90 dias serão lançados no mercado versões em português, espanhol, francês, chinês e japonês. Para mais informação sobre a solução SAP CRM on-demand, visite http://www.sap.com/crmondemand/

Tags: , , ,