João Paulo Silva é nomeado para a Direcção de Vendas nas Pequenas e Médias Empresas da SAP Itália

March 28, 2006 by SAP News 0

Nas novas funções, o profissional português abraça dois principais desafios: o aumento do número de clientes de pequena e média dimensão no segundo país europeu mais importante para a SAP, em volume de negócio através de parceiros de vendas indirecta, e a gestão de uma equipa comercial com 38 colaboradores.

LisboaJoão Paulo Silva assumiu a função de “Small and Mid-size Enterprises Sales Director” da SAP Itália, a segunda subsidiária europeia, da SAP, mais importante em volume de negócio indirecto via Parceiros, no mercado das PME, e a terceira maior no mundo, depois da Alemanha e do Japão. Será o responsável pelo crescimento das vendas no mercado das PME, com uma equipa constituída por 38 colaboradores, e terá como objectivo, entre outros, fortalecer a rede de parcerias já existente.

Este passo, surge como consequência de, nas suas anteriores funções, João Paulo Silva ter liderado para a região SAP South West Europe (França, Itália, Espanha e Portugal), a preparação do novo modelo Go To Market da SAP para o mercado das PME.

Esta nova função representa “um momento de grande viragem na minha carreira e um duplo desafio, pessoal e profissional, porque não só passarei a residir, junto com a minha família, num outro país da Europa, como estarei 100% dedicado a um mercado de grande maturidade e de larga escala”, adianta João Paulo Silva. Acrescenta ainda que “Itália, é o país por excelência das PME e os objectivos comerciais que terei de atingir na área das PME, são, a título comparativo, superiores à totalidade dos países nórdicos ou superiores ao dobro da SAP Portugal. É, portanto, um passo muito sério e de elevada responsabilidade, mas estou confiante que em conjunto com a minha equipa, bastante conhecedora do mercado local, conseguiremos atingir os objectivos traçados pela empresa”.

Em Itália, o quarto maior país da Europa em termos de dimensão do PIB (Produto Interno Bruto), a SAP definiu como empresas de pequena e média dimensão aquelas que facturam abaixo de 500 Milhões de Euros, representando assim o mercado italiano de PME, um mercado com cerca de 100 mil empresas.

Actualmente, a rede de parceiros da SAP, em Itália, é constituída por cerca de 70 entidades, com cerca de 95 elementos nas forças de vendas. Um dos grandes desafios na dinamização da rede de Parceiros que João Paulo Silva terá nas suas mãos, será contribuir para aumentar, em 2006, este número de 95 para cerca 200 elementos.

Na Direcção de Marketing da SAP Portugal durante nove anos, o profissional tinha sido nomeado, no mês de Julho de 2005, para “Marketing & Operations Director” da SAP para a região Sudoeste da Europa (SWE – South West Europe, que inclui países como Espanha, França, Itália e Portugal).

Tags: , ,