SAP e Associação Portuguesa de Engenharia da Saúde celebram Acordo de Colaboração para o Sector da Saúde

May 16, 2006 by SAP News 0

A SAP passa a desempenhar um papel colaborativo na elaboração, apreciação e participação no programa anual de actividades da APENGSAUDE.
Ontem, no Auditório da Ordem dos Médicos de Lisboa, a SAP realizou a sua primeira acção de colaboração através de uma conferência dedicada à “importância de um Sistema de Informação completo e integrado para aumentar a eficácia na gestão hospitalar”, que esteve a cargo de um representante do seu cliente, Hospital Clínic de Barcelona.

LisboaNo âmbito do acordo de colaboração estabelecido, a SAP torna-se num dos patrocinadores da Associação Portuguesa de Engenharia da Saúde (APENGSAUDE) e passa, entre outras iniciativas, a desempenhar um papel colaborativo na elaboração e apreciação do Programa Anual de Actividades da APENGSAUDE, na sua qualidade de sócia patrocinadora.

“Estamos consciente dos desafios sentidos pelo sector da saúde em Portugal e considero que a vasta experiência da SAP, adquirida em mais de 1.000 organizações prestadoras de cuidados de saúde em todo o mundo, será decisiva no contributo para a implementação das condições tecnológicas essenciais a um serviço de saúde eficiente e de grande qualidade, totalmente integrado e pensado para a satisfação dos utentes”, afirma Rui Pereira da Silva, Responsável pela Unidade de Serviços Públicos da SAP Portugal.

A estreita colaboração com a Associação Portuguesa de Engenharia da Saúde possibilitará à SAP dar a conhecer, aos profissionais do Sector da Saúde, algumas das melhores práticas obtidas em experiências de sucesso internacionais de implementação de Sistemas de Informação em Unidades Hospitalares e de Cuidados de Saúde Primários, que contribuíram, decisivamente, para o aumento da eficiência e qualidade nos serviços de saúde.

O acordo prevê, para além da colaboração da SAP na elaboração e apreciação do Programa Anual de Actividades, a participação regular dos dirigentes e quadros da SAP nas actividades da Associação, nomeadamente no Ciclo de Conferências “O Choque Informático na Saúde”, organizado pela Associação.

Ontem teve lugar, no Auditório da Ordem dos Médicos de Lisboa, e no âmbito do referido ciclo, a primeira iniciativa conjunta através da realização de uma conferência dedicada ao tema “A importância de um Sistema de Informação completo e integrado para aumentar a eficácia na gestão hospitalar”, cuja apresentação esteve a cargo do Hospital Clínic de Barcelona.

A conferência contou com a presença do Prof. Dr. Xavier Pastor Duran, Director dos Sistemas de Informação do Hospital Clínic de Barcelona, e de Claudio Perini, Gestor de Soluções para a Saúde da SAP AG, assim como de ilustres elementos do universo da saúde em Portugal.

Conheça mais informações sobre o programa e oradores convidados, consultando o site da APENGSAUDE em www.apengsaude.org

Sobre a Associação Portuguesa de Engenharia da Saúde
A APENGSAUDE é uma Associação privada de natureza técnica e científica, que visa, simultaneamente, a formação permanente dos seus membros e o fomento do debate e divulgação de matérias e temáticas relevantes relacionadas com a Saúde, num espírito pluridisciplinar baseado em critérios de independência e objectividade.

A Saúde assume uma importância crescente na Sociedade e a prestação dos cuidados nesta área adquiriu uma elevada complexidade técnica, impensável há poucos anos. A prossecução de padrões aceitáveis de progresso, eficácia, economia, tecnologia e, sobretudo o objectivo de mais e melhor Saúde para todos, implica que o universo de profissionais que lidam com a temática da Saúde – indústria, instituições de ensino e Estado – tenham de vencer desafios impressionantes.

A Associação Portuguesa de Engenharia da Saúde, maioritariamente composta por Médicos e outros profissionais de saúde, assume-se como um espaço de diálogo e de troca de experiências. Não se trata de uma Associação de Engenheiros, mas de uma organização cujo objectivo de atingir melhor Saúde passa pela aceitação de que é, cada vez mais necessário, “engenho e arte” e o domínio de várias disciplinas e matérias de outras áreas do conhecimento.

Os três pilares da Associação são: as Organizações Profissionais, a Indústria e a Universidade. A Associação tem Protocolos de Cooperação com a Ordem dos Médicos, três universidades privadas: a Universidade Católica, em cuja Faculdade de Engenharia está sedeada, a Universidade Lusófona e a Universidade Atlântica, a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, a Associação de Médicos Gestores de Unidades de Saúde, a Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde e diversas empresas privadas do sector da saúde. São seus sócios patrocinadores os maiores operadores privados e, nas suas actividades participam regularmente os responsáveis do SNS e as entidades oficiais.

Tags: , , , ,