SAP cria Centros Regionais de Soluções para acelerar o desenvolvimento das Soluções Sectoriais para Empresas de Média Dimensão

June 5, 2006 by SAP News 0

Centros de Soluções para PME juntam SAP e parceiros no desenvolvimento de novas soluções feitas à medida dos mercados locais e requisitos sectoriais das pequenas e médias empresas; 80 soluções específicas para diferentes sectores de actividade planeadas em todo o mundo em 2006

LisboaA SAP AG anunciou planos para introduzir centros regionais de soluções, alavancando os conhecimentos quer da SAP quer dos seus parceiros para expandir a maior carteira mundial de soluções de gestão empresarial, feita à medida de vários sectores de actividade e desenhada especificamente para pequenas e médias empresas (PME).

Com equipas estrategicamente localizadas nas regiões da América, Europa, Médio Oriente e África (EMEA) e Ásia Pacífico, cada Centro de Soluções PME vai trabalhar com parceiros no desenvolvimento e qualificação de soluções sectoriais, de implementação mais rápida e previsível, adaptáveis às necessidades empresariais em mudança e que incorporam conhecimentos específicos dos sectores de actividade. A SAP pretende introduzir, em 2006, cerca de 80 novas soluções sectoriais em todo o mundo.

Com equipas sedeadas em Barcelona, Londres, Newtown Square (Pensilvânia, EUA), Praga, Singapura e Walldorf (Alemanha), o objectivo dos centros é disponibilizar cobertura e suporte para parceiros através das regiões de actuação da SAP. As equipas destes centros vão construir soluções sectoriais localizadas, baseadas nas SAP Best Practices – metodologia, documentação e cenários de negócio, end-to-end, pré-configurados. As soluções dos centros vão ser desenhadas para ajudar as pequenas e médias empresas, com recurso ao software SAP, a ganharem eficiência operacional e a implementarem uma plataforma flexível que realçará os seus diferenciadores únicos e competitivos.

“As empresas médias de muitos sectores continuam mal servidas, sem soluções de gestão empresarial ligadas ao seu sector de actividade ou às suas necessidades específicas, e sem cobertura suficiente para tratar dos mercados que endereça,”afirmou Bob Anderson, director de investigação do Gartner Group. “Simultaneamente, os parceiros podem não ter os recursos para disponibilizar, de uma forma rentável, novas soluções para o mercado. A criação de equipas regionais, que se concentram nas oportunidades e mercados específicos, vai ajudar a satisfazer a crescente procura das PME de ganharem cada vez mais competitividade através da utilização efectiva das TI.”

Empresas de Média Dimensão beneficiam da alta qualidade do Mercado e de Soluções Verticais
Assim como as empresas de média dimensão enfrentam muitos dos mesmos desafios que os seus maiores concorrentes, muitas continuam a não ter soluções que tratem dos seus processos de negócio sectoriais com o nível de especificidade, sofisticação e escalabilidade necessários. Combinando os recursos da SAP e dos seus parceiros numa abordagem sistemática e global, cada Centro de Soluções PME poderá aumentar o número de empresas a beneficiarem do portfolio de soluções sectoriais, que a SAP e os seus parceiros oferecem em pacotes completos (all-in-one) de software.

Através dos centros, a SAP e os seus parceiros criam uma carteira com mais de 650 soluções qualificadas, disponíveis em todo o mundo. Os sectores de actividade em foco incluem o automóvel, químico, produtos de consumo, gestão de revenda, metal fabricado, comidas e bebidas, alta tecnologia, maquinaria e componentes industriais, ciências da vida, fornecedores de serviços logísticos, serviços profissionais, sector público, distribuição a retalho e por atacado.

“Conseguimos ter um retorno do investimento mais rápido e tempos e custos de implementação reduzidos em aproximadamente 60%,” disse Jan Orsuliak, director geral da Avex Production, um fabricante de componentes electrónicos com base em Oravská Lesná, Eslováquia. “Esperamos duplicar os lucros no próximo ano e, com a possibilidade que nos foi dada de gerir e controlar os custos, a SAP está a ajudar-nos a atingir esses resultados.”

Aceleração do Valor com Implementação Rápida
As ofertas da SAP e dos seus parceiros vão ser desenhadas para oferecer aos clientes soluções completas de gestão empresarial, prontas para implementação rápida. Para além das aplicações mySAP Business Suite e das ofertas SAP Best Practices, as soluções incluem implementações baseadas na metodologia SAP ASAP Focus. Estas soluções serão desenhadas para unir software, documentação, pré-configuração e aceleradores de implementação para ajudar os clientes a preparar sistemas, dados e pessoas para o sucesso. Podendo ser implementadas de forma faseada e progressiva ou adaptadas ao longo do tempo, as soluções podem optimizar os processos de negócio nucleares e serem projectadas para permitir que as empresas de média dimensão se focalizem nos atributos que lhes dão vantagem competitiva no mercado.

A Hitachi Consulting – um dos principais parceiros de serviços da SAP nos sectores químico, de fiação, alta tecnologia e bens de consumo – assinou com o seu primeiro cliente, usando activos de parceiro ganhos em três semanas de trabalho com o Centro de Soluções PME da América do Norte.

“Juntando as novas ofertas como parte da solução global da Hitachi Consulting, verificámos reduções significativas no tempo de realização do retorno do investimento para os nossos clientes,” disse John Clark, vice-presidente da Hitachi Consulting. “Este é o primeiro de muitos dos sucessos esperados, para os que usam os activos dos centros de soluções para reduzir riscos, complexidade e custo total dos nossos clientes do mercado intermédio.”

Visar oportunidades e acelerar a colocação no mercado para Parceiros
Melhorando o desenvolvimento de pacotes e os processos de qualificação, os centros vão permitir que a SAP alargue, quer a sua carteira de soluções quer a sua rede de parceiros, para desenvolvimento e fornecimento de ofertas às empresas de média dimensão. Ao alavancar as especificidades dos sectores de actividade, implementação e conhecimentos do mercado local da SAP e seus parceiros, cada Centro de Soluções PME vai disponibilzar soluções completas com processos melhorados e padronizados.

Os centros também vão disponilizar formação e ferramentas de vendas mais eficientes para o marketing e para a venda mais eficaz de soluções, para além de um enquadramento através do qual os parceiros podem localizar soluções para introdução em novos mercados. Como resultado, os parceiros poderão fazer crescer as suas práticas SAP com rentabilidade melhorada, colocação mais rápida no mercado e oportunidades de mercado alargadas. Adicionalmente, a actividade de desenvolvimento da solução será reconhecida ao abrigo do programa SAP PartnerEdge, para parceiros de canal.

“Ao abrigo da nossa solução qualificada pela SAP, ARIS SmartPath, já desenvolvemos um forte conjunto de soluções sectoriais baseadas nas melhores práticas da SAP,” disse Wolfgang Köstler, director, Mid-Market Solutions Europe, IDS Scheer AG. “O Centro de Soluções PME vai apoiar-nos com recursos dedicados para um desenvolvimento rápido e eficiente, localização e manutenção da nossa carteira de soluções. Isto vai acelerar significativamente o nosso tempo de colocação no mercado, especialmente em novos segmentos industriais.”

“Estamos a construir as capacidades globais para suportar quer a nossa base crescente de clientes, quer a nossa rede de parceiros com mais soluções e recursos focalizados,” disse Nils Herzberg, director operacional, Product and Technology Group, SAP AG. “O novo Centro de Soluções PME vai unificar os conhecimentos da SAP e dos nossos parceiros para ajudar mais empresas de média dimensão a alavancar as melhores práticas para competir com agilidade e tornarem-se nos negócios mais bem geridos.”

Tags: , , ,