SAP aumenta velocidade de análise até 200 vezes mais rápido em Business Intelligence

June 29, 2006 by SAP News 0

O motor acelerador de Business Intelligence “tritura” terabytes de dados em segundos, sem hardware especial ou sem necessidade de caras afinações ao sistema e permite aos clientes analisar grandes quantidades de informação crítica de negócio

LisboaCumprindo o seu compromisso de acelerar a agilidade e a inovação empresarial, a SAP anunciou a disponibilidade do acelerador de business intelligence (BI), que demonstrou aumentar a velocidade de análise da informação crítica de negócio até 200 vezes mais depressa que as ferramentas alternativas. A SAP e a Intel colaboraram para co-desenvolver o acelerador de BI, um motor analítico inovador do SAP NetWeaver Business Intelligence, que “tritura” terabytes de dados em segundos, sem hardware especial ou sem necessidade de caras afinações ao sistema.

O acelerador de BI resolve efectivamente o tradicional intercâmbio entre velocidade e flexibilidade, permitindo um conhecimento do negócio mais rápido e inovação nos processos. Disponibilizado como appliance, pré-instalado nos servidores blade da IBM e da HP, baseados em processadores Intel Xeon de 64 bits, o acelerador de BI simplifica em certa medida a infra-estrutura de TI de uma organização, com extraordinária robustez e desempenho.

Os primeiros clientes já estão a registar grandes melhorias nos tempos de resposta às consultas de BI e a dar capacidade aos consumidores de informação (information workers), no sentido de se tornarem mais eficientes e produtivos, enquanto simultaneamente libertam os departamentos de TI de tarefas rotineiras de manutenção – gerando melhorias no desempenho e poupança de custos. Em particular para grandes organizações, que gerem grandes volumes de dados, a capacidade de alargar e maximizar os investimentos de TI existentes pode traduzir-se em milhões de euros de poupanças anuais, em hardware e outros custos relacionados com bases de dados, enquanto a produtividade melhorada e a agilidade de processos se podem traduzir em milhões de euros de crescimento nas receitas anuais.

À medida que os volumes de dados continuam a crescer dramaticamente, as organizações esforçam-se por disponibilizar informação mais rápida a cada utilizador dentro do contexto do processo de negócio. Até agora, no entanto, a gestão de grandes volumes de dados significava frequentemente sacrificar o desempenho ou a agilidade do processo, ou ambas. Com o acelerador de BI, a SAP e a Intel colaboraram para oferecer um novo nível de alto desempenho num motor analítico, digitalizando biliões de registos de transacções em segundos e permitindo uma nova casta de aplicações analíticas, altamente flexíveis e incorporadas nos processos – combinando capacidades transaccionais e analíticas num único processo.

Implementando as aplicações compósitas SAP xApp, as empresas tiram o máximo partido do acelerador de BI, juntando os conhecimentos com acções transversais e dentro das fronteiras organizacionais e funcionais. Os consumidores de informação (information workers) podem agora obter respostas rápidas às questões chave de negócio – tais como desempenho de vendas, hábitos de compra do cliente ou rentabilidade do canal – onde e quando a informação for necessária para tomar imediatamente a acção adequada, independentemente das fontes ou volume subjacentes de dados.

De um ponto de vista técnico, o SAP NetWeaver e o acelerador de BI continuam a demonstrar o foco da SAP na oferta de valor de negócio aos clientes através de tecnologia inovadora. O processamento na memória, a compressão inteligente e o processamento paralelo baseado em motores de busca são alguns dos avanços técnicos por detrás do acelerador de BI que permitem uma velocidade e flexibilidade aumentadas.

Para mais informação sobre o acelerador de BI, por favor visite: http://www.sapintelalliance.com.

Tags: , , , , ,