J. Soares Correia aposta na tecnologia SAP para crescer com rigor e qualidade

July 11, 2006 by SAP News 0

A empresa, sedeada na Maia e fundada em 1907, é especializada na distribuição de produtos siderúrgicos e decidiu apostar nas mais modernas tecnologias de informação e em recursos humanos qualificados para fazer frente a um mercado cada vez mais competitivo.

LisboaA J. Soares Correia, pretendendo criar as condições necessárias para continuar o percurso dinâmico dos últimos 10 anos, elegeu a SAP como elemento diferenciador na competitividade do mercado actual, e definiu claramente as prioridades: aumento do rigor nos processos, alcance de uma visão global e imediata dos indicadores de gestão, e um projecto sólido de estabelecer as TI como interface na relação com clientes e fornecedores.

Na última década, a empresa de distribuição de produtos siderúrgicos – tais como varão, perfis, barramentos, arame e tubo de uso geral e estrutural – aumentou a facturação em mais de 240%, fruto de uma dinâmica que passou pela expansão da rede de comercialização e distribuição e na aposta na qualidade, no conhecimento, na tecnologia e inovação. Foram criadas instalações de distribuição em várias localizações e uma nova empresa do grupo, a Sardaço – Sociedade de Armaduras de Aço, S.A. – destinada a fornecer ferro moldado para a indústria de construção, seguindo a tendência da União Europeia.

Como o sistema de informação utilizado não cobria todas as necessidades de evolução e foi identificada a hipótese de apresentar no futuro limites ao crescimento desejado pela empresa, a administração decidiu, no ano 2000, implementar o SAP R/3, inicialmente nas áreas Financeira e de Logística, com o propósito de se estruturarem bases rigorosas para um crescimento sustentado e contínuo.

“Uma das razões por que escolhemos SAP foi precisamente porque a versão standard já cobria em larga medida as nossas necessidades, tendo sido necessárias poucas adaptações”, afirma Maria Paula Correia dos Santos, Administradora com o pelouro das Tecnologias, que realça a rapidez do processo que “em quatro meses o sistema estava a funcionar”.

“Com o SAP conseguimos ter uma visão global e imediata dos indicadores de gestão, o que nos confere uma vantagem competitiva, num mercado cada vez mais dinâmico e abrangente”, acrescenta a Administradora da empresa.

A J. Soares Correia continuou sempre a investir nos seus sistemas de informação e, a par com a adição de novos módulos da SAP, foi sendo melhorada a infra-estrutura de hardware interna com a aquisição de servidores de última geração para todas as unidades aplicacionais. Neste projecto a empresa aplicou cerca de 300 mil euros, um investimento que Joaquim Alberto Correia dos Santos, Presidente do Conselho de Administração da empresa, considera crucial para o seu desenvolvimento sustentado.

Já em 2005 a empresa elegeu as TI como interface na relação com os clientes e fornecedores, tendo iniciado a implementação do SAP NetWeaver Portal, que se insere numa nova fase de portal empresarial com acesso, baseado em web, a qualquer aplicação, informação e serviços. “O Portal vai permitir à J. Soares Correia evoluir de acordo com as necessidades do mercado e dos clientes”, explica Maria Paula Correia dos Santos.

Jorge Azevedo, responsável pela área de informática, sublinha a importância SAP na estratégia de negócio da empresa ao referir que teve início, já em 2006, o processo de instalação do mySAP CRM, com o módulo Internet Sales, que permite que os clientes coloquem directamente as encomendas.

A J. Soares Correia aposta num futuro com SAP procurando, através do rigor e eficiência das várias soluções implementadas, atingir um crescimento sustentado, a implementação de maior rigor nos processos e a obtenção de ganhos crescentes de produtividade.

Tags: , ,