SAP e Risa disponibilizam solução inovadora para Rastreabilidade e segurança alimentar

July 13, 2006 by SAP News 0

A solução da SAP e da Risa assenta no produto SAP Business One, cuja implementação está desenhada para ser minimizada e com um custo acessível às PME nacionais.

LisboaA SAP e a Risa disponibilizam uma nova solução conjunta que permite aos clientes implementarem nos seus sistemas uma aplicação SAP Business One que os habilita a cumprir as normativas comunitárias e nacionais em vigor sobre a rastreabilidade para produtos alimentares.

A Rastreabilidade define-se como a capacidade de detectar a origem e de seguir o rasto de um género alimentício, de um alimento para animais, de um animal produtor de géneros alimentícios ou de uma substância, destinados a ser incorporados em géneros alimentícios ou em alimentos para animais, ou com probabilidades de o ser, ao longo de todas as fases da produção, transformação ou distribuição, permitindo conhecer a história do produto.

As normas de rastreabilidade exigem que todos os produtos estejam devidamente identificados e codificados, nomeadamente ao nível da sua proveniência e localização na cadeia de valor para, caso necessário, seja recolhido em tempo real.

Com o intuito de responder a estas recentes exigências legais é necessário, por parte das organizações produtoras, transformadoras, distribuidoras e retalhistas, a implementação de sistemas de rastreabilidade que ajudem a determinar a origem, bem como a detectar um problema de segurança alimentar, de acordo com as expectativas dos consumidores para a qualidade e a segurança dos produtos adquiridos.

“É precisamente neste contexto que se insere a solução SAP/RISA. Esta solução trata-se de um instrumento capaz de corresponder rigorosa e eficazmente a todas as exigências legais nesta matéria, de forma extremamente rápida e eficiente” afirma Luís Urmal Carrasqueira, Director de Negócio para as PME em Portugal da SAP Ibéria.

De acordo com João Artur Rosa, Presidente da RISA “a pertinência da solução SAP/RISA para rastreabilidade e segurança alimentar, resulta das imposições legais impostas pela União Europeia” no âmbito dos Regulamentos CE 178-2002, CE 852-2004, CE 853-2004, CE 854-2004 e CE 322-2006, entre outros, “que vêm estabelecer rigorosas normas de segurança alimentar, rastreabilidade, codificação, identificação e higiene dos géneros alimentares a que estão obrigadas as empresas que desenvolvem actividades na União Europeia, das quais a codificação UCC/EAN 128 constitui um elemento de relevo.”

Tags: , , , , ,