SAP assegura estratégia de crescimento sustentado do Grupo Casais

July 17, 2006 by SAP News 0

O Grupo Casais, a maior empresa de construção civil do Minho e a quarta maior do Norte do país, encontrou no mySAP Business Suite e na solução vertical SAP for Engineering Construction & Operations, a solução ideal para as perspectivas de crescimento e abrangência do negócio.

LisboaA aposta do Grupo Casais no mySAP Business Suite e na solução vertical SAP for Engineering Construction & Operations reflecte uma estratégia de contínua optimização e crescimento sustentado, de um grupo que conta com 45 anos de história pautada por critérios rigorosos de racionalidade na gestão dos seus negócios e no envolvimento em grandes projectos.

Nos anos ’90, a empresa começou em Angola a sua internacionalização, que hoje já se alargou para a Alemanha, Marrocos, Bélgica e Rússia, com participações em obras de grande vulto. A exploração de novas oportunidades de negócio culminou na Casaisinvest, SGPS que permitiu a sectorização dos negócios que se estendem da Construção Civil e Obras Públicas, à Conservação, Restauro e Reabilitação, Comércio e Indústria, Turismo e Serviços.

“Com o crescimento que a empresa foi tendo e a criação de algumas empresas com actividades paralelas à principal começámos a sentir a necessidade de ter um sistema que permitisse retirar mais informações e ter um controlo de gestão mais apurado. Sentimos a necessidade de uma plataforma que tivesse escalabilidade e que pudesse evoluir juntamente com a empresa”, afirma António Carlos Rodrigues, Administrador Delegado da Casais para a área Comercial, Sistemas de Informação, Qualidade e Marketing.

A empresa tinha várias ‘ilhas’ nos sistemas de informação, constituídas por soluções que não comunicavam entre si, o que obrigava a duplicação da informação e limitava uma visão global do negócio.

“Estamos numa fase de crescimento de negócio e não é fácil encontrar um sistema que abarque tantas áreas de negócio como o SAP. Implementámos a solução para construção, mas sabemos que existem outras soluções que nos permitem continuar a crescer noutras áreas de negócio”, salienta António Carlos Rodrigues, que admitiu que a experiência demonstrada por implementações SAP noutras empresas da área de construção pesou também na decisão.

Quase um ano depois da implementação do projecto o balanço é positivo, tendo sido atingidos os objectivos de maior disponibilização da informação e fiabilidade dos dados.

“Sabemos que temos uma plataforma para continuar a crescer de uma forma sustentada. No nosso negócio sabemos que é preciso ter boas condições para fazermos um prédio. Precisávamos da base que pudesse sustentar as nossas necessidades para, que sem a preocupação dos sistemas de informação, pudéssemos pensar mais no negócio e menos nas ferramentas de gestão”, conclui o Administrador Delegado da Casais, o António Carlos Rodrigues.

Tags: , , ,