Bluepharma alcança um retorno de 166% com implementação do mySAP Business Suite

July 18, 2006 by SAP News 0

Segundo um estudo da IDC, os benefícios acumulados até 2007, com a implementação da solução de gestão empresarial da SAP na farmacêutica, estão avaliados em 1,67 milhões de euros

LisboaA Bluepharma obtém um retorno de investimento de 166% com a implementação da solução mySAP Business Suite, para além do impacto na gestão global da farmacêutica, revela um estudo de determinação de ROI (Return On Investment) desenvolvido pela IDC e patrocinado pela SAP. Os benefícios acumulados com a implementação do sistema SAP serão de 1,67 Milhões de Euros em 2007, em que mais de 60% destes benefícios estão relacionados com o aumento de produtividade na organização.

“A implementação tinha por objectivo alavancar um novo modelo de negócio, independente da Bayer, por razões históricas o principal e único cliente da empresa” revela Rui Assis, Director Financeiro da Bluepharma e acrescenta que “a capacidade de dispor de uma aplicação de gestão integrada (mySAP Business Suite) teve um enorme impacto ao nível da direcção e administração. A solução foi também o pilar para a introdução de novos produtos e novos clientes, suportando de forma integrada os processos de produção e de propostas a clientes”.

O estudo revela três grandes tipos de benefícios alcançados pela Bluepharma com a implementação da solução SAP, correlacionando o investimento e o impacto directo na organização:

Benefícios com a redução de custos relacionados com a tecnologia:
Antes de 2002, a Bluepharma não dispunha de infra-estrutura tecnológica, recorria ao sistema Mapics da Bayer, que suportava grande parte dos processos da empresa. Neste sentido, o único custo eliminado foi a anuidade de 25 mil euros por utilização do sistema Mapics. O mySAP Business Suite permitiu assim à Bluepharma sustentar o seu processo de negócio de forma isolada, eliminando custos de utilização de um sistema externo.

Benefícios relacionados com o aumento da produtividade:
Foi ao nível da produtividade que a IDC identificou os maiores benefícios associados à implementação da solução SAP, não só devido ao aumento da produtividade específica dos colaboradores ligados a processos já existentes, mas também pelo facto da solução SAP ter libertado recursos para novas actividades e tarefas.

O primeiro impacto com a introdução do novo sistema foi a extinção da duplicação de inserção de dados. A Bluepharma estima que mais de 25% do tempo dos colaboradores dos departamentos de produção, compras e financeiro foi poupado, possibilitando manter o número de recursos humanos destes departamentos inalterado enquanto o volume de negócios, o número de clientes e fornecedores aumentava significativamente. Os benefícios com a extinção da duplicação de inserção de dados ultrapassam os 75 mil euros por ano.

Foram também contabilizados os ganhos de produtividade ao nível dos processos de emissão de notas de encomenda e facturas, que de 2002 para 2005 passaram de 500 para 3.000 e de 50 para 1.000, respectivamente. Estes processos continuaram a ser assegurados pelos mesmos colaboradores que, com um salário médio de 27,5 mil euros ano mais um overhead de 30%, contabilizaram mais de 60 mil euros por ano em benefícios de produtividade.

Benefícios relacionados com a melhoria dos processos de negócio:
Ao nível dos processos de produção da Bluepharma foi possível reduzir em 50% o número de setups para a produção de lotes de medicamentos, permitindo poupar 5% do valor total de produção, quantificada em 800 mil euros no final de 2003, e num milhão de euros em 2005, com um crescimento previsto de 10% nos próximos dois anos.

A taxa de ocupação média das máquinas passou de 40% em 2002 para 100% em 2005 (em dois turnos), fazendo com que a produção de medicamentos aumentasse seis vezes. De forma conservadora, a Bluepharma estima que pelo menos 10% deste incremento na produção é consequência ao planeamento eficiente proporcionado pelo sistema de gestão integrado.

Estas duas melhorias no processo de produção foram quantificadas em 88 mil euros em 2003, com um crescimento de 10% ao ano em função da previsão de produção da Bluepharma.

“A implementação da solução SAP permitiu o reforço dos valores de qualidade, competência e inovação da Bluepharma. Se, por um lado, a solução SAP aportou benefícios ao nível da gestão e da organização, por outro, possibilita continuar a fornecer ao mercado produtos farmacêuticos de excelente qualidade a preços bastante competitivos”, afirma Rui Assis da Bluepharma.

“A solução mySAP Business Suite está vocacionada para todos os negócios e todos os processos. Individualmente proporciona um auxílio essencial na gestão dos processos de negócio mais críticos e, globalmente, estabelece uma rede de coordenação eficiente, que é crucial em todas as áreas da organização. Proporciona melhorias significativas na gestão da organização e um rápido retorno do investimento, sendo a Bluepharma um óptimo exemplo de sucesso”, afirma Luís Urmal Carrasqueira, Director de Negócio para as PME em Portugal da SAP Ibéria.

Sobre a Bluepharma
A Bluepharma é uma companhia farmacêutica sediada em Portugal de capital nacional. Baseada na excelência da sua unidade de produção adquirida à Bayer, uma das mais evoluídas e bem concebidas do País, na qualidade e formação dos seus colaboradores e na experiência e dinamismo da sua equipa de gestão, a Bluepharma apresenta-se no mercado como um dos projectos mais dinâmicos e modernos do mercado farmacêutico Português. São três as principais áreas de actividade da Bluepharma: produção de medicamentos para outras companhias; produção e comercialização de medicamentos genéricos; Investigação e Desenvolvimento de novos medicamentos. Nos últimos cinco anos, em virtude de uma dinâmica ímpar e de um grande esforço de investimento, a Bluepharma criou um novo departamento de Investigação e Desenvolvimento, posicionando-se, hoje, como um dos mais dinâmicos do país. Diversificou a sua carteira de clientes, passando a exportar para 17 países europeus e realizando cerca de 45% do seu volume de negócios para 20 novos clientes multinacionais farmacêuticas.

Tags: , , , ,