SAP lidera mercado de software empresarial no mundo

August 28, 2006 by SAP News 0

De acordo com os últimos relatórios da Gartner, a SAP está em primeiro lugar em todo o mundo nos mercados de CRM, ERP e SCM

LisboaRelatórios da Gartner Dataquest, uma divisão da Gartner, Inc., líder mundial em estudos e análise do sector das Tecnologias de Informação, revelam que a SAP posiciona-se no primeiro lugar, a nível mundial, nos três mercados de software empresarial: CRM – Customer Relationship Management, ERP – Enterprise Resource Planning e SCM – Supply Chain Management e, que a empresa alargou ainda mais a sua quota de mercado como vendedor número um de software empresarial, com base na nova métrica de receitas totais de software.

“A SAP está entusiasmada por ser reconhecida como líder de mercado em todas as categorias ERP e em todo o mundo,” disse Léo Apotheker, Presidente de Operações e Soluções para Clientes e membro do conselho executivo da SAP AG. “Acreditamos que é um testemunho da nossa capacidade de realizar com sucesso a nossa estratégia de produto, assim como da forma como trabalhamos com os nossos clientes para satisfação das suas necessidades actuais e futuras.”

Pela primeira vez na história, a Gartner. Inc. calculou a quota de mercado para os segmentos do mercado mundial de software empresarial, com base na métrica de receitas totais de software para reflectir as mudanças do sector, tais como software de código aberto (OSS), modelos de negócio On-Demand e novas regulamentações.

CRM – A estratégia integrada de CRM da SAP continua a fortalecer a sua liderança
De acordo com a Gartner, Inc., o mercado mundial de CRM teve um forte crescimento, na medida em que as receitas totais de software cresceram 13,7%. A SAP reforçou a sua posição de liderança, como titular número um do mercado mundial de CRM, com uma taxa de crescimento baseada nas receitas totais de software de 19,6% em relação ao ano anterior.

A estratégia da SAP focaliza-se na disponibilidade de uma funcionalidade padrão de CRM com processos de indústria aprofundados (por exemplo, gestão de promoções comerciais para empresas de produtos de consumo e gestão de propriedade intelectual para meios de comunicação) activados através de uma única integração do front-office e do back-office. No início deste ano, a SAP melhorou ainda mais a sua estratégia de CRM lançando uma oferta On-Demand, que aumenta a base de utilizadores-alvo para os produtos de CRM da empresa. À medida que o mercado de CRM se consolidou, em 2005, a SAP verificou um crescimento de negócio nas organizações que tinham adquirido previamente produtos best-of-breed de CRM.

ERP – SAP é número Um em Gestão dos Activos Empresariais
A SAP está actualmente em primeiro lugar, em todo o mundo, nos quatro segmentos de software ERP, incluindo sistemas de gestão financeira, gestão de capital humano, gestão de activos empresariais e operações de produção. A SAP obteve o maior avanço no segmento de gestão de activos empresariais: um crescimento de 21,4% em relação ao ano anterior catapultou a SAP para a primeira posição em quota de mercado neste mercado particular. A SAP conta com uma forte adopção, por parte dos clientes, relativamente à sua aplicação mySAP ERP, a principal aplicação ERP da empresa, com os clientes a implementarem ou actualizarem versões anteriores a um ritmo bastante rápido.

SCM – Aumentar a Adopção de SOA
A SAP alargou a sua posição como detentora da maior quota de mercado no mercado mundial de SCM com um crescimento de 25% em relação ao ano anterior. As receitas totais de software para aplicações de SCM cresceram anualmente 2,6%. O mercado de SCM assistiu a fusões, usurpações de pacotes e avanços tecnológicos em 2005.

A SAP investiu fortemente para competir com sucesso com os vendedores de produtos best-of-breed nas áreas de funcionalidade, implementação e custo total de propriedade. Os impulsionadores do mercado de SCM em 2005 incluem a adopção crescente de arquitecturas orientadas para serviços (SOA), que a SAP acredita sublinhar a sua liderança e visão para o SOA empresarial; e a elevação bem sucedida da visão de SCM da SAP para a sua mensagem corporativa em todas as aplicações de negócio desde as cadeias de abastecimento até às redes adaptáveis de negócio.

Nova Metodologia Captura Mudanças na Indústria de Software
A Gartner, Inc., introduziu as receitas totais de software como uma nova métrica para os seus relatórios de software empresarial mundial. A casa de investigação define receitas totais de software como as receitas geradas pelas novas licenças, actualizações, subscrições e alojamento, apoio técnico e manutenção. Os serviços profissionais e hardware não estão incluídos nas receitas totais de software. No passado, a empresa de investigação usou as receitas de novas licenças como métrica para os seus relatórios.

Para mais informação, por favor consulte os seguintes relatórios da Gartner Dataquest:

  • Gartner Dataquest, Market Share: CRM Software, Worldwide, 2005, 8 de Junho de 2006, Autores: Sharon A. Mertz, Chris Pang e Yanna Dharmasthira.
  • Gartner Dataquest, Market Share: ERP Software, Worldwide, 2005, 12 de Junho de 2006, Autores: Chad Eschinger, Chris Pang e Yanna Dharmasthira.
  • Gartner Dataquest, Market Share: Supply Chain Management Software, Worldwide, 2005, 7 de Junho de 2006, Autores: Chad Eschinger, Chris Pang e Yanna Dharmasthira.

Tags: , , , , , , ,