SAP amplia a sua família de soluções de Governance, Gestão de Risco e de Conformidade, líder de mercado

September 19, 2006 by SAP News 0

Estas soluções respondem aos desafios globais das empresas ou intituições, do sector público e privado.

SAP adiciona três novas aplicações e reforça a sua relação com a Cisco Systems.

LisboaA SAP acaba de anunciar a incorporação de três novas aplicações – SAP GRC Repository, SAP GRC Process Control e SAP GRC Risk Management -, no seu portfolio de soluções de Governance, Risk e Compliance Management (GRC), que visam ajudar as grandes e pequenas organizações a gerir a área de governance, de gestão risco e de conformidade com as diferentes normativas empresariais. Actualmente, a oferta da SAP, nesta área, é composta por dúzias de soluções que cobrem os requisitos de GRC de múltiplos sectores de actividade, incluindo o de serviços financeiros, farmacêutico, químico, petrolífero e de utilities.

A SAP está a disponibilizar uma base unificada de uma solução integral de GRC, que possibilita, pró-activamente, a transparência em toda a empresa. Adicionalmente, a SAP anuncia também um acordo estratégico, na América do Norte, com a Cisco Systems, Inc., com o propósito de melhorar a eficácia das soluções SAP de GRC, tirando partido da Arquitectura de Rede Orientada para os Serviços (SONA) da Cisco, dentro das infra-estruturas da rede de TI.

As soluções da SAP para GRC disponibilizam aplicações integradas que gerem os riscos dos processos de negócio e das infra-estruturas de TI, bem como os riscos operacionais e corporativos em toda a organização. As aplicações, agora lançadas, desenvolvidas com base na experiência e soluções já existentes da SAP, visam responder a um vasto conjunto de requisitos de conformidade para diversos sectores de actividade e tornam a SAP no único fornecedor de software empresarial que disponibiliza soluções de GRC para actividades tais como cumprimento de normas anti-terroristas e anti-branqueamento de dinheiro, bem como de conformidade com as regulamentações de Basileia II, de Privacidade de Dados, de Sarbanes-Oxley, entre muitas outras.

“Ao combinar soluções já existentes com o portfolio de produtos Virsa, recentemente adquiridos pela SAP, surge a oportunidade das organizações integrarem capacidades flexíveis de conformidade, de gestão de risco e de governance, assim como implementar processos que dão suporte contínuo à gestão e à melhoria do seu desempenho”, frisou Kathleen Wilhide, Directora de Investigação de Soluções de Conformidade e Gestão da Performance Empresarial (BPM) da IDC.

As novas aplicações proporcionam a base da solução GRC em toda a empresa
As soluções da SAP para GRC traduzem-se na pedra angular de uma solução completa para a conformidade de normas. A SAP continuará a inovar em cada uma das três novas aplicações de GRC:

  • SAP GRC Repository documentará e manterá a informação de GRC num único sistema central de registo, incluindo as políticas da empresa, as actas do conselho de administração, regulamentos, conformidade e cumprimento de normas, bem como processos-chave de negócio. Esta centralização da informação simplifica a gestão de risco, promove a transparência do negócio e reduz os custos associados às iniciativas de GRC.
  • SAP GRC Process Control oferecerá uma metodologia baseada no risco, que alinha os principais mecanismos de controlo de riscos empresariais, com o objectivo de promover o comportamento desejado por parte dos colaboradores e optimizar os processos de negócio. A aplicação de controlo dos processos irá, automaticamente, agregar os riscos dos processos de negócio para toda a empresa, apoiar a conformidade e o cumprimento de normas, localizar as violações ao controlo e dar prioridade às acções correctivas. O software irá integrar a monitorização do controlo automático tanto para as aplicações SAP como para as de outras partes.
  • SAP GRC Risk Management ajudará os clientes a implementar processos colaborativos de gestão de risco, ao elaborar uma análise exaustiva dos principais riscos do negócio em múltiplos níveis da empresa, ao longo de entidades organizacionais, processos de negócio e infra-estruturas de TI. A SAP desenhou processos intuitivos e colaborativos para orientar os profissionais da gestão de risco e os proprietários da empresa a identificar os riscos financeiros, legais e operacionais; a analisar as oportunidades de negócio à luz desses riscos e a desenvolver respostas adequadas.

O SAP GRC Repository e o SAP GRC Process Control estarão disponíveis a partir do dia 30 de Novembro de 2006. O lançamento do SAP GRC Risk Management vai realizar-se em Dezembro de 2006. Os três produtos serão vendidos individualmente.

Para mais informações sobre as soluções SAP de GRC, visite http://www.sap.com/GRC

Tags: , , , , , ,