900 empresas europeias de média dimensão apostam na SAP como seu fornecedor de software empresarial

October 11, 2006 by SAP News 0

O rápido crescimento do número de clientes estabelece as soluções sectoriais da SAP como um novo standard e os parceiros da SAP como especialistas na implementação dessas soluções em empresas de média dimensão.

Mais de metade das empresas de média dimensão revelam que alcançar a vantagem competitiva está dependente do uso de Tecnologias de Informação (TI), enquanto 68% vê as TI como um factor determinante na sua capacidade de crescimento.

PME portuguesas que adoptaram SAP em 2006: Aerohelice, Alliance Unichem, British Hospital, Companhia de Cervejas Portugália, Egiquímica, Hospital St. Louis, Intermolde, Mclane Portugal, Plasteuropa, Tecnimpor, Tempus, Vidrimolde, WAY, Xiraphone, Y Dreams, entre outras.

LisboaA SAP anuncia que durante os seis primeiros meses de 2006, cerca de 900 empresas de média dimensão, da região que corresponde a Europa, Médio Oriente e África (EMEA), seleccionaram soluções de gestão da SAP e dos seus parceiros, com o objectivo de apoiarem as suas estratégias de crescimento.

A aceitação, cada vez maior, dos seus produtos está a posicionar a SAP como o fornecedor preferencial entre as empresas de média dimensão, que procuram um rápido retorno do investimento e os benefícios de uma tecnologia que recorre às melhor práticas de cada sector de actividade e garante perícia, rapidez e previsibilidade no processo de implementação.

As empresas de média dimensão, que já contribuem para mais de dois terços do total da base de clientes da SAP, estão a emergir como o segmento de mercado de mais rápido crescimento para a SAP na EMEA, tornando-a, como resultado, líder de mercado nas soluções por sector de actividade no segmento das médias empresas.

As vantagens das soluções da SAP e dos seus parceiros para as empresas de média dimensão, e relativamente à concorrência, estão a ser provadas através de avaliações dos próprios clientes, feitas numa base regular. A SAP é entendida como sendo um fornecedor inovador de software, com um profundo conhecimento da indústria. Com a SAP, os clientes das PME desejam automatizar os seus processos de negócio e integrar o seu ambiente de TI, ao mesmo tempo que esperam que o investimento feito na tecnologia SAP, permita uma redução dos custos e um aumento da competitividade.

De acordo com um estudo recente feito pela Economist Intelligence Unit, mais de metade das empresas de média dimensão inquiridas indicaram que alcançar a vantagem competitiva está dependente do uso de TI, enquanto 68% vê as TI como um factor determinante na sua capacidade de crescimento e 72% consideram as TI como um factor crítico para manter a flexibilidade operacional, à medida que a empresa cresce e se expande para novos mercados ¹.

Algumas das PME portuguesas que em 2006 optaram pelas aplicações da SAP e dos seus parceiros foram, entre outras: Aerohelice (empresa de reparação de hélices), Alliance Unichem, British Hospital, Companhia de Cervejas Portugália, Egiquímica (empresa dedicada à produção e comércio de detergentes e produtos de limpeza), Hospital St. Louis, Intermolde (fabricante de produtos plásticos), Mclane Portugal, Plasteuropa (empresa de moldes vidreiros), Tecnimpor (importadora de equipamento técnico para indústria), Tempus, Vidrimolde (empresa de moldes vidreiros), WAY (empresa de marketing e comunicação), Xiraphone, Y Dreams (fornecedora de soluções tecnológicas).

“Nunca pensei vir a escolher a solução da SAP. Pensava que era muito caro, mas, depois de uma avaliação, as características e o preço foram uma agradável surpresa”, salientou Fausto Tavares, administrador da Egiquímica. O responsável frisou ainda que “com a aplicação SAP a empresa mudou completamente: a maneira de trabalhar é totalmente diferente, mais eficiente e com menos erros por perda de informação. A partir do momento em que vejo melhorias físicas na empresa, acredito que o retorno já se está a concretizar.”

Soluções Dimensionadas e Preços Estabelecidos para o Mercado das Médias Empresas

Com os pacotes de soluções verticais para diferentes sectores de actividade da SAP e dos seus parceiros, as empresas de média dimensão podem implementar as funcionalidades de TI que necessitam, com um alcance definido, um orçamento fixo e um prazo pré-determinado. As aplicações pré-configuradas cobrem cerca de 95% dos requisitos específicos dos diferentes sectores de actividade das empresas de média dimensão, reduzindo os custos de implementação. Ao mesmo tempo, as empresas de média dimensão recebem a flexibilidade máxima através de configurações individuais das aplicações.

As vantagens que advêm dos pacotes pré-configurados por sector de actividade permitem aos clientes empresariais de média dimensão implementarem um software de Enterprise Resource Planning (ERP), em média, em quatro meses, ou ainda menos para a maioria das soluções qualificadas mySAP All-in-One dos parceiros da SAP. Uma investigação interna demonstrou que os custos de entrada podem baixar até 30%.

Focada nas Empresas de Média Dimensão

Para facultar às empresas de média dimensão a atenção e o compromisso necessários para servir os seus recursos e requisitos sectoriais únicos, a SAP estabeleceu uma estrutura organizacional dedicada, alinhando a sua força de vendas, os seus revendedores de valor acrescentado (VARs) e as equipas de implementação dos seus parceiros. Esta organização dá às empresas de média dimensão acesso aos melhores conhecimentos da indústria, ao nível micro-vertical, e uma solução de entrega no modo que preferirem, de acordo com a relação que tenham com os seus revendedores.

1 “Thinking Big: Midsize Companies and the Challenges of Growth,” the Economist Intelligence Unit, Feb. 2006. (http://graphics.eiu.com/files/ad_pdfs/eiu_Global WP_Midsize companies.pdf )

Tags: , , , , , , , , , ,