SAP adquire Pilot Software

March 13, 2007 by SAP News 0

Com esta aquisição, a SAP fortalece a sua liderança no mercado de aplicações analíticas e dá continuidade ao seu compromisso em alargar a sua oferta neste segmento

LisboaA SAP AG (NYSE: SAP) anuncia a aquisição da Pilot Software, uma empresa privada, especializada em software de gestão estratégica, como resposta às necessidades dos executivos no que diz respeito à abrangência das aplicações analíticas para gestão de desempenho. Com esta aquisição de “encaixe”, a SAP está a adicionar uma peça crucial à sua carteira de aplicações analíticas e está a reforçar o seu compromisso de disponibilizar aos executivos de nível C, as ferramentas necessárias para a gestão eficaz do desempenho. Ao alinhar a estratégia com a execução, as organizações podem melhorar o desempenho corporativo, acelerar a tomada de decisões de gestão, facilitar a colaboração e transformar a informação em valor.

Fundada em 2002, a Pilot Software tem mais de 150 clientes, em todo o mundo e das mais diversas indústrias, a utilizar as suas soluções de gestão estratégica, nomeadamente o sector de serviços financeiros, sector público, retalho, entre outros. O principal produto da Pilot, PilotWorks, ajuda as organizações a facultar aos seus colaboradores capacidades para executar com eficácia as estratégias, através do alinhamento dos três pilares da gestão estratégica – objectivos, iniciativas e métricas. Adicionalmente, o PilotWorks endereça os requisitos relacionados com os objectivos, iniciativas e métricas de gestão e a codificação de estratégias, para as tornar relevantes nos processos diários de negócio dos trabalhadores de informação (information workers). O produto PilotWorks vai ser integrado nas aplicações da SAP e assentar sobre a plataforma SAP NetWeaver®, permitindo aos clientes SAP alavancar os seus actuais investimentos em soluções SAP, no sentido de obterem novo valor de negócio.

“As aplicações analíticas que ajudam as organizações a gerir o seu desempenho de forma eficaz representam uma área estratégica de investimento para a SAP, à medida que continuamos a alargar a nossa liderança neste mercado,” disse Doug Merritt, vice-presidente executivo e director-geral, Suite Optimization da SAP. “Com a aquisição da Pilot Software, estamos a disponibilizar um sistema avançado para definição e gestão de estratégias, que está integrado com os processos de negócio dos colaboradores de informação. Ao permitir o acesso a informação contextualmente relevante para os colaboradores, através de uma experiência de utilizador altamente colaborativa, estamos a tornar a estratégia relevante para todos os colaboradores de uma empresa, trazendo valor imediato à nossa base instalada de clientes.”

Com as aplicações analíticas da SAP, os executivos de nível C podem tomar decisões mais significativas e seguras sobre os seus negócios, optimizando os processos de negócio críticos para a sua indústria. Mais concretamente, os executivos de nível C podem assegurar que as estratégias codificadas nas aplicações analíticas da SAP se traduzem em execução por parte dos seus colaboradores, através de uma integração estreita com as aplicações de negócio da SAP, tais como planeamento de recursos empresariais (ERP), gestão da relação com os clientes (CRM) e gestão da cadeia de fornecimento (SCM). Desenhadas em torno de tecnologias Web 2.0, as aplicações analíticas da SAP permitem aos colaboradores de informação alavancar a sua inteligência colectiva e trabalhar de forma colaborativa para eliminar o intervalo entre estratégia e execução.

“A Pilot Software tem tido um grande enfoque no sucesso dos clientes e agora com o software de gestão estratégica, PilotWorks, a tornar-se parte integrante da oferta analítica da SAP, as organizações têm a capacidade de alcançar um alinhamento de sucesso e atingir os seus objectivos de desempenho,” disse Jonathan D. Becher, CEO e Presidente da Pilot Software. “Esta é uma fase emocionante para a Pilot Software e seus clientes que vão obter um valor imediato resultante da amplitude da carteira de soluções SAP.”

A transacção com a Pilot Software é mais uma demonstração da estratégia da SAP de recorrer a aquisições “de preenchimento”, para acrescentar à sua larga oferta de soluções, tecnologias e capacidades específicas que satisfaçam as necessidades dos seus clientes, dos vários sectores de actividade, enquanto mantêm o seu registo, bem sucedido, de crescimento orgânico.

Com sede em Mountain View, Califórnia, a Pilot Software oferece soluções a clientes em todo o mundo. Enquanto os planos de integração estão a ser finalizados, a SAP afirmou que pretende continuar as operações neste escritório e que os colaboradores da Pilot Software se tornarão parte da rede mundial da SAP Labs. A aquisição foi concluída a 14 de Fevereiro de 2007. Os termos da transacção não foram revelados.