CEO da SAP revela que Enterprise SOA está estabelecido e prevê uma vaga de transformação nas redes de negócio

April 30, 2007 by SAP News 0

Destaques do SAPPHIRE’07 em Atlanta:

  • Kagermann vaticina uma crescente actividade dos Clientes em torno da transformação das redes de negócio, à medida que o ritmo de mudança dos negócios acelera e que as redes de negócio se tornam no primeiro factor para uma diferenciação competitiva
  • CEO sublinha a importância da co-inovação global em plataformas de processos de negócios específicos para cada sector
  • Enterprise SOA foi integrado em todos os produtos SAP e adoptado por mais de 13.000 clientes que utilizam SAP NetWeaver e por mais de 2.000 clientes que usam a nova versão da solução SAP ERP

LisboaFrente a uma plateia de cerca de 14.000 CEOs e executivos de Tecnologias de Informação (TI) de empresas clientes e parceiras, no SAPPHIRE de Atlanta, Henning Kagermann, CEO da SAP, destacou a importância da transformação da rede de negócio – a optimização da rede de uma empresa: colaboradores, fornecedores, clientes, parceiros e distribuidores – para maximizar as vantagens competitivas, através da aceleração da inovação e da produtividade de tarefas não-diferenciadas.

O CEO da SAP evidenciou, também, que actualmente são duas as tendências que começam a dominar o mundo dos negócios: a aceleração do ritmo da mudança e a necessidade de diferenciação através da inovação. As empresas estão a constatar que, para endereçar estas “pressões”, têm que olhar para fora das suas organizações e colaborar mais eficientemente com a sua rede de negócio. Para que ocorra a transformação da rede de negócio, as TI devem fornecer uma infraestrutura flexível, adaptável e evolutiva que permita um melhoramento contínuo sem interrupção dos processos chave. A chave desta infraestrutura é o enterprise service-oriented architecture (enterprise SOA) que a SAP introduziu em 2004 e que disponibiliza em todas as aplicações do SAP Business Suite em 2007.

Enterprise SOA transforma as Redes de Negócio
Kagermann detalhou como é que o fenómeno da transformação das redes de negócio está a acontecer globalmente: este fenómeno é transversal a qualquer indústria e requer que as TI assumam um papel estratégico nos negócios, à medida que a colaboração e a integração atravessam fronteiras. Embora a transformação das redes de negócio já tenha sido abordada no passado, apenas agora, com a adopção massiva do enterprise SOA, é que as TI podem suportar a mudança, a colaboração e a integração com a rapidez e os custos esperados. A indústria abraçou o enterprise SOA porque oferece uma vantagem competitiva às empresas que potenciam as suas arquitecturas a trabalharem com as suas redes de negócio, mesmo em cenários heterogéneos, no sentido de uma colaboração entre pessoas e comunidades e uma conexão através de serviços e eventos. As TI estão a emergir como o motor da diferenciação acelerada e competiviva em todos os tipos de actividade, disponibilizando rapidez nas incorporações, facilidade de outsourcing, co-inovação de processos efectiva, co-inovação de novos produtos e capacidade para penetrar em novos canais e mercados. Quando uma rede de negócio tem uma maior flexibilidade nos processos de negócio, tem também uma maior capacidade de resposta às condições do mercado e reage aos clientes mais rapidamente.

“Nos anos 90, as empresas combinaram a reengenharia dos processos de negócio com os sistemas de ERP para atingirem novos níveis de eficiência operacional”, afirmou Henning Kagermann, CEO da SAP. “Hoje, as empresas procuram combinar a transformação da rede de negócios com o enterprise SOA para conseguirem novos níveis de diferenciação competitiva. À medida que a transformação das redes de negócio acontece globalmente, as TI desempenharão um papel estratégico cada vez maior nos negócios.”

“Nunca mais as empresas estarão sozinhas”, referiu Kagermann e acrescentou “A mudança está a acontecer a um ritmo estonteante e todas as empresas precisam de cultivar uma rede de parceiros de negócio para enfrentarem a rapidez de mudança no negócio. A combinação da transformação da rede de negócio e o advento do enterprise SOA constitui uma base poderosíssima para a criação de maiores vantagens competitivas para as empresas. A SAP foi o primeiro impulsionador no universo do enterprise SOA e continuará a inovar sem causar qualquer interrupção para os nossos clientes.”

A SAP aplica o seu próprio Modelo de Transformação da Rede de Negócio
A SAP está a aplicar este modelo ao seu próprio negócio, aproveitando assim as vantagens de colaboração e co-inovação no apoio aos seus clientes e parceiros. Com uma história de co-inovação e co-operação, a SAP tem sido um precursor ao impulsionar comunidades de parceiros e influenciadores, que contribuem para a resolução de assuntos transversais da indústria. As empresas nunca contaram tanto como agora com as suas redes de fornecedores, parceiros e distribuidores de TI. A SAP descobriu que quando estes relacionamentos são adequadamente desenvolvidos, ganham-se benefícios tremendos, permitindo às empresas movimentarem-se e alcançarem altos níveis de inovação e, inclusivé, de sucesso, uma vez que ficam capacitadas para se diferenciarem dos seus concorrentes e escaparem à ameaça da “commoditization”.

No SAPPHIRE de Atlanta, a SAP anunciou novas redes de valor da indústria para disponibilizar às empresas um caminho sistemático na identificação de tendências globais da indústria e trabalhar conjuntamente para o desenvolvimento de processos que podem resolver problemas, bem como automatizar processos não-diferenciados. A SAP também anunciou novas comunidades especialistas em processos de negócio, para culmatar o fosso entre os grupos de negócio e os departamententos de TI e partilhar ideias e melhores práticas entre as empresas utilizadoras de enterprise SOA, ajudando-as a tornarem-se mais ágeis e adaptáveis.

Objectivos para 2007 e perspectivas para os próximos cinco anos
Segundo Kagermann, a SAP cumpriu a promessa de disponibilizar para o mercado a primeira suite de software empresarial baseada em SOA. Com o SAP ERP na liderança, a SAP está preparada para disponibilizar a tecnologia SOA em todas as aplicações do SAP Business Suite em 2007. Com o blueprint do enterprise SOA, esta plataforma flexível de processos de negócio promete promover o crescimento do seu ecossistema de parceiros de software. Os parceiros, ao utilizarem os serviços das aplicações do SAP Business Suite e um novo ambiente de composição disponibilizado pelo SAP NetWeaver, podem compor novas soluções específicas. Juntos, estes avanços ajudarão as organizações a transformar as suas redes de negócio em sistemas adaptáveis de colaboração.

“A nossa visão para os próximos cinco anos é baseada nos resultados dos últimos três anos” disse Kagermann. “Com o enterprise SOA agora incorporado em todos os nossos produtos, podemos diponibilizar inovação, aos nossos clientes, sem qualquer interrupção nos seus ambientes de TI. Para os próximos anos, prevemos que o ritmo de mudança nos negócios continuará a acelerar e que as empresas vão necessitar de uma plataforma aberta e estável que tenha a capacidade de apoiar a inovação.”